x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.683

Elaboração e divulgação de DFC para Instituições Filantrópic

José Vagner Dantas de Meneses

José Vagner Dantas de Meneses

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 12:05

Bom dia,

li na lei 11.638/07 que as instituições filântropicas não são obrigadas a elaborar DFC, só que uma Instituição recebeu uma diligência do Ministério Público no qual a promotora está pedindo essa demonstração desde 2008. Devo elaborar estas DFCs ou apresentar uma justificativa de acordo com a Lei?

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 13:28

Prezado José Vagner

As instituições sem fins lucrativos/filantrópicas são regidas pela ITG 2002 - Entidades sem finalidade de lucros www.crcsp.org.br Veja no ítem 22 - Demonstrações contábeis.

Conforme o CPC 03 - Demonstrações do fluxo de caixa http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=17 . O pronunciamento faculta a utilização tanto do método direto, quanto do indireto, Mas, exige a conciliação entre o Lucro Líquido o Fluxo de Caixa Líquido das atividade operacionais (em notas explicativas) , para as empresas que optarem pelo Método Direto. Portanto, aconselho a elaborar as DFCs conforme a solicitação do Ministério Público.

Espero ter ajudado

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.