Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 10.385

mercadoria recebida em bonificação

douglas

Douglas

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 08:29

comprei uma mercadoria para comercialização e ganhei uma peça igual como bonificação pela compra feita. Quero dar entrada em meu estoque nas duas peças. Futuramente posso vender ou doar a um cliente como bonificação. Qual seria o procedimento fiscal e contabil para tratar essas mercadorias, esclarecendo que recebi apenas uma nf do meu fornecedor, um item como 5405 e outro com 5910.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 09:57

Prezado Douglas,

Fiscalmente você deverá lançar a bonificação como o CFOP 1.910 e a sua contabilização é estoque contra outras receitas operacionais. Já o outro CFOP você lançará como compra de mercadorias sob regime de substituição tributária (CFOP 1.403). Segue abaixo as possíveis contabilizações.

> Recebimento do produto por bonificação/brinde
D - Estoque (AC)
C - Outras receitas operacionais (CR)

> Entrada de compra de mercadoria - não considerando possíveis créditos dos impostos
D - Estoque
C - Banco ou Fornecedor (dependendo da liquidação imediata ou não)

At.
Marcos Vinicius

Carlos Eduardo G. de Oliveira

Carlos Eduardo G. de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 10:12

Bom dia Douglas!

Sobre seu questionamento:

Escrita Fiscal

Entrada de mercadoria com destino a revenda CFOP 1403; gerando estoque.
Entrada de mercadoria recebida em bonificação CFOP 1910; gerando estoque.

Observe se ambas as operações referem-se a mercadoria com substituição tributária, deve-se registrar corretamente os CSTs da operação.

As notas de bonificação possuem efeito fiscal iguais as notas de compra para revenda, quando possuir tal destino, a diferença é que as notas de bonificação não geram obrigações financeiras com o fornecedor, logo na contabilidade:

Entrada de mercadoria com destino a revenda:

D - Estoque (ativo)
C - Fornecedores (passivo)

Entrada de mercadoria recebida em bonificação

D - Estoque (ativo)
C - Outras Receitas (resultado)

Por ter recebido um único documento, você poderá fazer os lançamentos em partidas múltiplas, bem como em seu fiscal você irá desmembrá-la por produto, usando os respectivos CFOPs.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.