x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 799

Ajuda para Contabilizar

Eduardo

Eduardo

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 15:28

Boa tarde, trabalho a alguns anos com contabilidade pública e estou migrando para contabilidade comercial, gostaria de saber como contabilizar (geração de guias, calculo de impostos, software, livros obrigatórios, prazos etc..) uma empresa que presta serviço de lavanderia que esta enquadrada no simples nacional. Confesso que sobre contabilidade comercial não tenho nenhuma experiência e sou leigo no assunto, se alguém puder me ajudar agradeço..

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 19:57

Boa tarde, trabalho a alguns anos com contabilidade pública e estou migrando para contabilidade comercial, gostaria de saber como contabilizar (geração de guias, calculo de impostos, software, livros obrigatórios, prazos etc..) uma empresa que presta serviço de lavanderia que esta enquadrada no simples nacional. Confesso que sobre contabilidade comercial não tenho nenhuma experiência e sou leigo no assunto, se alguém puder me ajudar agradeço..

Estimado Eduardo!

Para trabalhar com contabilidade comercial, não há muito mistério(levando em conta que você ja conhece um pouco a rotina de contabilidade publica), atente-se por exemplo aos principios de contabilidade bem como das normas brasileiras de contabilidade, normas técnicas e normas profissionais, há ainda o codigo civil brasileiro de 2002 que trouxe várias novidades no que se diz respeito as empresas aos contabilistas.

De qualquer maneira, uma empresa que presta serviços de lavanderia optante pelo simples nacional, poderá ser contabilizada da seguinte maneira:

Pelas receitas dos serviços prestados:

d = bancos conta movimento(AC)
c = receitas de serviços(CR)

Pela apropriação do imposto simples

d = imposto simples(CR) - redutora da receita
c = imposto simples a recolher(pc)

Pela apropriação da folha de pagamento por exemplo:

d = despesas com salarios e ordenados(CR)
c = salarios a pagar(PC)

Pela provisão da previdencia descontada dos colaboradores:

d = salarios a pagar(PC)
c = previdencia social a recolher(PC)

Pela apropriação do FGTS por exeplo:

d = despesa com FGTS (CR)
c = FGTS a recolher(PC)

Eis ai alguns metodos de contabilizações que podem ser facilmente apolicados a essa atividade.

NOTAS:

1 - ousei contabilizar o imposto simples no grupo das contas redutoras das receitas porque entendo que o imposto simples diminuirá os valores a receber. Exemplo: emissão de nf-e de serviços no valor de R$ 1.000,00, levando em conta que aliquota de partida do simples para as me´s é 6%, logo não receberei R$ 1.000,00 mas sim R$ 940,00, logo os R$ 60,00 está reduzindo minha receita.

2 - busque pesquisar no banco de dados do portal, há verdadeiras aulas de contabilidade por aqui.

Boa sorte.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.