x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 799

Ajuda para Contabilizar

Eduardo

Eduardo

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 15:28

Boa tarde, trabalho a alguns anos com contabilidade pública e estou migrando para contabilidade comercial, gostaria de saber como contabilizar (geração de guias, calculo de impostos, software, livros obrigatórios, prazos etc..) uma empresa que presta serviço de lavanderia que esta enquadrada no simples nacional. Confesso que sobre contabilidade comercial não tenho nenhuma experiência e sou leigo no assunto, se alguém puder me ajudar agradeço..

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 19:57

Boa tarde, trabalho a alguns anos com contabilidade pública e estou migrando para contabilidade comercial, gostaria de saber como contabilizar (geração de guias, calculo de impostos, software, livros obrigatórios, prazos etc..) uma empresa que presta serviço de lavanderia que esta enquadrada no simples nacional. Confesso que sobre contabilidade comercial não tenho nenhuma experiência e sou leigo no assunto, se alguém puder me ajudar agradeço..

Estimado Eduardo!

Para trabalhar com contabilidade comercial, não há muito mistério(levando em conta que você ja conhece um pouco a rotina de contabilidade publica), atente-se por exemplo aos principios de contabilidade bem como das normas brasileiras de contabilidade, normas técnicas e normas profissionais, há ainda o codigo civil brasileiro de 2002 que trouxe várias novidades no que se diz respeito as empresas aos contabilistas.

De qualquer maneira, uma empresa que presta serviços de lavanderia optante pelo simples nacional, poderá ser contabilizada da seguinte maneira:

Pelas receitas dos serviços prestados:

d = bancos conta movimento(AC)
c = receitas de serviços(CR)

Pela apropriação do imposto simples

d = imposto simples(CR) - redutora da receita