x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 7.604

Abertura de Escritório Contábil.

Ronier do Amaral

Ronier do Amaral

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 7 dezembro 2013 | 21:21

Boa Noite,


Sou formado em Ciências Contábeis desde 2003, não atuando na área diretamente.
E nestes últimos dias estou com o pensamento de colocar em prática meus conhecimentos, e recebi algumas propostas sobre a questão de meu CRC.

Sugiram então algumas questões que gostaria assim de sanar, principalmente para retornar ao Mercado.

a) Para abrir uma Empresa Contábil, juntamente com Escritório Imobiliário, qual o procedimento ? Posso abrir como MEI ?

b) No caso do CRC, tenho a pretensão de registar-me em Março, onde haverá a nova avaliação.

c) Quais as atividades que um escritório contábil deva executar /

d) Onde posso obter novos cursos recicláveis..

Por hora, seria estas questões.

Agradeço desde já, aguardando resposta,

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 8 dezembro 2013 | 02:19

Boa noite Ronier,

O conselho do meu estado sempre cria cursos de reciclagem e aperfeiçoamento de algumas rotinas e obrigações assessorias.

- Acho que a leitura cotidiana e regular ajudam
- Cursos pelo CRC, Fenacom, Faculdades (Cursos de extenção) ajudam tambem.
- Um bom sistema de contabilidade com os devidos treinamentos ajkudam nas rotinas
- Estar sempre em contato com colegas das areas
- Comece pelas empresas de menor porte e opção tributaria mais simples... MEI e optantes do SIMPLES (Com o tempo vc ganha confiança pra pegar presumido, real)
- Fique sempre anatendado com o NOSSO PORTAL DA CONTABILIDADE - ajuda muito.. Segue o link...

kkkkk..

www.contabeis.com.br

Com certeza tem mais dicas.. Mas essas acho que são bem interessantes.. Boa sorte meu amigo.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Samuel Inácio

Samuel Inácio

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 11:33

Prezados Amigos, Bom dia!



Pretendo até o final do ano que vem abrir um escritório de contabilidade ou um de consultoria Financeira/adm/contabil/pessoal. No entanto minha dúvida fica em relação aos sócios pois caso abra o escritório de contabilidade o CRC é exigido de todos os sócios? E se houver um sócio investidor, como o coloco no quadro de sócios se ele não tiver o CRC?



Outra pergunta,

Não sei se podem me ajudar nessa, Caso eu abra o escritório de consultoria, tens algum conselho, macete, dica para me dar?? rsrs.


Bom dia, pessoal!
vlw, abraço!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 11:43

Samuel

Obviamente todos os sócios devem ter o registro no CRC. Também é exigido o registro dos profissionais que atuam diretamente na contabilidade, como: contadores, analistas, supervisores, assistentes e auxiliares, a nível técnico e bacharel. Todo o registro de pessoal envolvido deve ser feito no CRC, por formulário próprio, essas informações são necessárias para obtenção de certificados de atividade do escritório.

O conselho que dou a todos, é ser o mais transparente possível no trato com os clientes, sempre orientando-os aos corretos procedimentos, evitando os atalhos para burlar a legislação.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 20:18

Amigo Clovis Igarashi,

Conforme citado pelo companheiro Samuel Inácio, a abertura seria de uma entidade com atividade de prestação de serviços de contabilidade e consultoria financeira administrativa também.

Por favor me tira uma duvida, sendo a segunda atividade permitida para profissionais de outras graduações como economistas e administradores, a sociedade por ter atividade mista com contabilidade e administração financeira não poderia ser formada por profissionais de ambas as classes?

Concordaria com você se "somente" fosse atividade de contabilidade, mas com a segunda atividade sendo de adm/financeira fiquei com essa duvida meu amigo.

Paz.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 09:00

Bom dia, Breno, Samuel e Robson

Para a abertura de uma empresa de prestação de serviços mista, financeira e administrativa, todo serviço, projeto, etc. passa indiretamente envolver serviços contábeis.

No CRC-SP, ao cadastrar uma empresa de serviços contábeis, é feito um cadastro com todos os dados dos envolvidos direta ou indiretamente na contabilidade. Os colaboradores que atuam diretamente na contabilidade, como, contadores, analistas, supervisores, assistentes e auxiliares devem ter o registro no CRC. Quanto aos sócios a recomendação é que mais de 2 sócios devem ter o CRC ativo. A não obediência dessa norma implica da não liberação da certidão de regularidade de empresa. A norma entrou em vigência neste ano de 2013, até então bastava um sócio com CRC ativo para obter a certidão. Mas a grande maioria das empresas contábeis atua apenas com um dos sócios com CRC, pois como o colega Robson citou, perante os órgãos federais, basta apenas um sócio como representante, o único problema é esse, quando algum órgão solicitar a certidão de regularidade irá encontrar dificuldade.

Em nossa empresa, prestamos serviços, contábeis e assessoria jurídica e nossos sócios possuem tanto o registro no CRC como na OAB.

bom trabalho a todos



Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Samuel Inácio

Samuel Inácio

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 10:11


Opá! Bom dia!


Clovis, muito obrigado pelas respostas. Foram bem esclarecedoras, porem pergunto esta lei que entrou em vigência, citada por você, tem caráter Nacional?


Pois, com a abertura do escritório de contabilidade ficarei responsável pela parte contábil em sí, outro sócio entraria com a parte de capital, por isso a imagem de sócio investidor, e o terceiro seria um analista de RH, formado em gestão de RH, responsável pela parte de calculo de folha ect. Nesse quadro societário todo acredito que apenas "eu", Samuel Inácio, teria e poderia ter CRC por ser formado em tecnico contábil. Como fica os outros sócio? Qual a saída?


Desde já agradeço o empenho e o tempo gasto nas respostas.
Tenho muitas dúvidas e para entrar no mercado e prestar um serviço de qualidade preciso recorrer à pessoas experientes, pois nossa classe deve ser valorizada, e entrar no mercado para prestar um serviço meia boca ou sem transparência não agrega valor moral e não é esse meu objetivo.

Tenham um bom dia!
Vlw.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 10:43

Samuel

O CRC-SP adotou essa "norma" não é lei, não sei como é em outros Estados. A adoção desta norma visa a maior fiscalização junto as empresas contábeis. Trabalhamos muito com Entidades do Terceiro Setor, e como envolvem verbas públicas, os órgãos governamentais estão exigindo no caso de convênios e parcerias, a certidão de regularidade das empresas que prestam serviços contábeis. Se vocês não vão prestar esse tipo de serviço, não há problema algum, geralmente é solicitado apenas a certidão de regularidade individual , do profissional responsável.

Espero ter ajudado

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 19:26

Fico grato pelo esclarecimento Clovis Igarashi,

Com certeza estamos nesse ramo com todo interesse e responsabilidade para atender e obedecer sempre as autoridades em geral. Me pergunto se essa recomendação ou "norma" um tanto quanto inusitada deve estar dando bastante trabalho para a turma de Sampa. Haja vista que não tenho conhecimento desse posicionamento em nenhum outro conselho dos demais estados.

Se essa "moda" pegar creio que teremos varios colegas com dificuldades. Sou individual e não tenho nenhum sócio, mas tenho vários colegas de profissão que estão com parcerias associativas com outros profissionais e pessoas que não tem habilitação para tal atividade.

Obrigado.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.