Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.634

Brindes como Despesa Operacional

Rodrigo Fortes

Rodrigo Fortes

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 11:57

Bom Dia Pessoal,

alguém pode me explicar o porque quando adquiro Brindes para dar a meus funcionários (Squeeze), são considerados como despesas operacionais e vez de ser despesa não operacional, sendo que isso não faz parte da atividade da minha empresa.
Grato.

UESLEI ROCHA

Ueslei Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 14:48

Prezado Rodrigo,

Veja o que diz o RIR em relação às despesas operacionais:

"São operacionais as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora.

As despesas operacionais admitidas são as usuais ou normais no tipo de transações, operações ou atividades da empresa, entendendo-se como necessárias as pagas ou incorridas para a realização das transações ou operações exigidas pela atividade da empresa (RIR/1999, art. 299 e seus §§ e PN CST n o 32, de 1981)"

Ou seja a aquisição desses Squeezes são necessárias para atividade dessa empresa ? ao meu ver não são, portanto não se tratam de despesas operacionais e sim despesas não operacionais.

Se sua empresa em questão for tributada no Lucro Real, adicione essa despesa no Lalur, para apurar o IR e CS corretamente.

Atenciosamente,

Ueslei Rocha

"Limitações são fronteiras criados pela nossa mente "
UESLEI ROCHA

Ueslei Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 08:15

Bom dia Rodrigo,

Sim siga o mesmo exemplo para essas despesas ok.

Saudações.
Ueslei

"Limitações são fronteiras criados pela nossa mente "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.