x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 65

acessos 570.175

calculo de depreciação

JORGE CANDIDO GABRIEL

Jorge Candido Gabriel

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Edificações
há 12 anos Sexta-Feira | 6 abril 2012 | 11:55

Bom dia.
Adquiri um veiculo 2008 para ser utilizado no trabalho. Na ocasião prestava serviços suporte Técnico para clientes de uma empresa. Hoje saí da empresa e continuo prestando serviços para outros clientes, tenho um outro técnico que trabalha comigo em sociedade, porém usamos o referido carro. comprei em 60x de 586,00.
Como posso fazer um cálculo para ser o mais justo possível.

Como posso fazer isso?
Devo cobrar por KM rodado?

o valor do bem a vista é 22.000,00
o valor total financiado é 35.160,00

abraço

Jorge Gabriel

REJANE ROSA DALTRO

Rejane Rosa Daltro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 12:07

Bom dia!

Eu tenho um livro caixa daqueles que vende em livraria como posso escriturar ele eu geralmente faço dessa forma mais não sei se correto

Debito = Entrada de dinheiro no caixa (refente venda e eu coloco tambem um valor referente a troco quando abro o caixa logo no inicio do dia)
Credito= Saida de dinheiro no caixa (refente a compra de material para empresa exemplo material de limpeza ou outras despesas referente a empresa.

Exemplo

10/04/2012

Debito

01 Blusa 25,00
03 Chaveiro 10,00
total 35,00

Credito
10/04/2012
Caixa

Material de limpeza 10,00
total 10,00

sub total do dia 35,00

Não sei se vc võ enteder mais o que poder fazer mim ajude


Chris L B

Chris L B

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 16:25

Boa tarde.

Estou com dúvidas para calcular a depreciação de 2 produtos para que eu possa vendê-los.
Tenho uma geladeira e um fogão para vender, eles já estão na casa da minha amiga que irá comprá-los desde DEZEMBRO DE 2011.

A NF de ambos é da data de 13/04/2004.

Tinha lido que esses tipos de bens depreciam 10% a.a. , mas mesmo assim fiquei com dúvida nos cálculos.

Entreguei os produtos em Dez de 2011, mas devo receber o valor em 2012(mês ainda a definir)

Valores:

Geladeira -> R$ 1.657,00 data NF 13/04/2004
Fogão -> R$ 499,00 data NF 13/04/2004

Qual será a depreciação? Qual o valor a ser cobrado à minha amiga, pela compra dos itens acima??


Muuuuito obrigada!

Wellington Rodrigues de Oliveira

Wellington Rodrigues de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 07:07

você precisa saber algumas informações como:

Qual é o valor da edificação e do terreno, separadamente pois o terreno não se deprecia.

Qual é a vida util prevista para essa edificação, será alugada por 20 anos, porém após esse prazo será demolida? será mantida?....

Há valor residual? ou seja no fim da vida util do bem você espera receber quanto pela venda desse bem.

a depreciação anual será encontrada pela conta.

= (Valor da Edificação - Valor Residual )/( Vida Util (anos ou meses))

Espero ter ajudado,

Att.

Wellington

Júnior

Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 14:40

Obrigado pela resposta!
Qual é o valor da edificação e do terreno, separadamente pois o terreno não se deprecia.
"Terrenos não sofrem depreciação, pois pela sua natureza, esse tipo de Ativo Imobilizado, não se desvaloriza ao longo do tempo, execeto em alguns casos especiais."
*Valor da edificação não consta.

Qual é a vida util prevista para essa edificação, será alugada por 20 anos, porém após esse prazo será demolida? será mantida?....
*Não será alugada, foi alugada por 20 anos, no caso somente a depreciação, concerteza sem demolição.

Há valor residual? ou seja no fim da vida util do bem você espera receber quanto pela venda desse bem.
*Caso houver o valor residual não foi demonstrado no exercicio. Se tratando de imovel alugado, nao pode ser esperado nada em venda do bem.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 15:44

Prezado Jumar,

Não consegui compreender o seu questionamento se é sobre calculo de depreciação ou se é sobre apuração de ganho de capital na alienação de imobilizado em empresa do Simples. Sugiro que faça uma busca nos arquivos do fórum, pois, ambos temas já foram alvo debates neste site e caso continue com duvidas, favor detalhe-as para que possamos ajuda-lo.

At.
Marcos Vinicius

RODOLFO GOMES

Rodolfo Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 10 anos Sábado | 5 abril 2014 | 10:56

OLÁ PESSOAL.

Tenho uma dúvida sobre uma pergunta de depreciação que caiu na minha prova e não consigo responder com lógica,a pergunta é essa

Um veiculo adquirido em janeiro X2,por 250.000,00 , foi vendido em dezembro de x4 por 140.000,00 ,sabendo-se:
-a empresa adotava a taxa de depreciação de 20% ao ano sobreo valor de aquisição;
-a depreciação era contabilizada ao fim de cada mês;
Demontre o resultado da operação de venda.



Sera que alguem pode me ajudar???? desde ja muito obrigado!!

VOLMIR

Volmir

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Sábado | 5 abril 2014 | 12:33

Bom dia Rodolfo,

250.000*20%/12 meses = 4.166,67 am
4.166,67 * 36 meses= 150.000

250.000 - 150.000 = 100.000

sdo da compra = 100.000
venda = 140.000

Ganho >> 40.000


D - Despesa Depreciação ( conta resultado DRE)
C - Depreciação Acum Veículos ( conta Patrimonial redutora Imobilizado)

Bianca Rodrigues

Bianca Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 15:42

Boa tarde pessoal,

Estou com uma dúvida que já foi postada aqui nessa discussão pelo Luiz Gustavo porém não foi respondida.

Gostaria de saber qual o valor que devo considerar como base de cálculo para a depreciação. Deve ser o valor total da nota fiscal (Valor do Produto + IPI + Outras Despesas) ou apenas o valor de custo do bem (Valor do Produto - ICMS - PIS - COFINS) ?

Alguém teria alguma legislação que eu possa consultar?

Obrigada

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 17:50

Prezada Bianca,

O valor base para o calculo da depreciação é o custo para por o bem em operação, de acordo com o artigo 301 do RIR, poderá ser deduzido, como despesa operacional, o custo de aquisição de bens do ativo permanente cujo prazo de vida útil não ultrapasse a um ano ou de valor unitário não superior a R$326,61 (valor vigente a partir de 1 o /01/1996).

Contudo a MP 627 de 2013 em seu artº 15 diz: "O custo de aquisição de bens do ativo não circulante imobilizado e intangível não poderá ser deduzido como despesa operacional, salvo se o bem adquirido tiver valor unitário não superior a R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) ou prazo de vida útil não superior a um ano."

Como pode ser visto atraves dos grifos que coloquei em ambas citações se refere ao custo do bem.

At.
Marcos Vinicius

Leonardo Bruno Peixoto

Leonardo Bruno Peixoto

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 9 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 14:04

Estou com duas duvidas em relação ao depreciação dos bens ativos:
1º- Adquiro um carro de valor R$ 30.000,00 e estava depreciando mês a mês na taxa da categoria; no meio da depreciação tive que fazer uma manutenção de grande porte, troquei o motor do carro, essa manutenção custou R$ 5.000,00 e aumentou o tempo de vida do carro em mais de um ano. Minha duvida é: A partir da data da manutenção eu devo começar a depreciar o carro tendo como valor base R$ 35.000,00 ou devo depreciar o bem e a agregação separadamente seguindo a taxa do bem principal, no caso o carro.

2º- Em casos que o bem sofre uma avaliação patrimonial, ele pode sofrer novas agregações desse tipo? Ou sempre que eu tiver que efetuar uma agregação eu devo informar um novo valor não depreciável e tempo de vida?

joaquim ferreira de souza neto

Joaquim Ferreira de Souza Neto

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 13:20

A Ind. e Com. de Roupas Almeida S.A. fabrica seus produtos em três turnos de trabalho. Decide
renovar seus equipamentos industriais, mas precisa vender alguns deles. A Sra. Lúcia, magnífica
controller da empresa há mais de dez anos, solicita ao Departamento de Contabilidade uma simulação
dos eventuais ganhos ou perdas com cada equipamento, estimando-se que o preço de venda da
máquina de costura seja o equivalente a 70% do seu valor contábil e da máquina de overloque 120% do
respectivo valor contábil:
Tipo do
equipamento
Valor de
aquisição
Data de
aquisição
Data de uso Taxa de
depreciação
Previsão de
venda
Máquina de
costura –
marca JJ
145.800,00 01.07.2006 A mesma 10% 31.07.2010
Máquina de
overloque –
marca MM 58.456,00 03.09.2005 01.12.2005 15% 31.08.2010 .
alguem poder mim ajuda a resolver???

joaquim ferreira de souza neto

Joaquim Ferreira de Souza Neto

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 17:58

ainda nao.....
esse e o resto da questao .
A resposta somente será validada com a demonstração detalhada de todos os cálculos
sobre a apuração do ganho ou perda sobre a venda de cada máquina
e o(s) respectivo(s)
lançamento(s) contábil(eis) sobre a possível venda delas. Considerar a operação à vista.
como e que eu faço
??????

joaquim ferreira de souza neto

Joaquim Ferreira de Souza Neto

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 9 anos Terça-Feira | 18 novembro 2014 | 16:14

A Ind. e Com. de Roupas Almeida S.A. fabrica se
us produtos em três turnos de trabalho. Decide
renovar seus equipamentos industriais, mas precis
a vender alguns deles. A Sra. Lúcia, magnífica
controller
da empresa há mais de dez anos, solicit
a ao Departamento de Contabilidade uma simulação
dos eventuais ganhos ou perdas com cada equipamento, estimando-se que o preço de venda da
máquina de costura seja o equivalente a 70% do seu va
lor contábil e da máquina de overloque 120% do
respectivo valor contábil:
Tipo do equipamento
V a l o r de aquisição; 145.800,00
Data de aquisição;01.07.2006
Data de uso ;A mesma
Taxa de depreciação;10%
Previsão de venda Máquina de costura –marca JJ; 31.07.2010
outra maquinha.
Máquina de overloque – marca MM; 58.456,00
Data de aquisição; 03.09.2005
Data de uso ; 01.12.2005
Taxa de depreciação; 15%
Previsão de venda ; 31.08.2010
Importante:
A resposta somente será validada com a demonstração detalhada de todos os cálculos
sobre a apuração do ganho ou perda sobre a venda de cada máquina
e o(s) respectivo(s)
lançamento(s) contábil(eis) sobre a possível venda delas. Considerar a operação à vista.
quero ajuda pra resolver , alguem poder mim ajuda???????

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 17:08

Um cliente comprou um veiculo em maio de 2014, só que o veiculo custou 5.000,00 pois é de 1992.
tenho que fazer depreciação?
se tenho como faço, pois o veiculo tem mais de 10 anos de uso ja.
no aguardo agradeço


Silvestre,

Contabilmente você deverá efetuar a depreciação sim. Você deverá:

- estimar a vida útil deste bem e a taxa de depreciação
- identificar o valor depreciável
- identificar o valor residual

Fiscalmente existem algumas restrições quanto a dedutibilidade da depreciação de bens usados... não tenho certeza. Faça uma pesquisa sobre isso e nos traga para discutirmos.

Abraço!

Daiane Lacerda

Daiane Lacerda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 15:37

Boa tarde, pessoal!
Sigo um procedimento aqui na empresa que estou querendo mudar. Depreciamos dvd's originais, que são disponibilizados numa locadora a disposição do associado. Com a nova lei 12.973/14, quero parar de depreciar devido ao baixo valor desse item. Somos uma associação isenta de Irpj. Estou com um ativo imob. consideravelmente alto dessa conta: 291.000,00 + ou - e a depreciação acum. dessa conta está em mais ou menos 250.000,00. Eu posso simplesmente parar de depreciar esse "bem"? Como devo proceder? Agradeço...

JOSE ALEX

Jose Alex

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 11:44

Bom dia,

como faço a devida depreciação uma empresa adquiriu um veiculo no valor de R$ 52.000,00 e um valor residual de R$ 12.000,00 utilizando o método de depreciação constante e o veiculo com vida útil de 5 anos a empresa quer saber qual o valor do veiculo apos depreciar 4 anos?

agradeço.

Anderson dos Santos Silva

Anderson dos Santos Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 15:33

José Alex, boa tarde!

Segue resolução:

Valor de Aquisição 52.000,00
( - ) Valor Residual 12.000,00
= Base de cálculo da depreciação 40.000,00

Depreciação anual 40.000,00 / vida útil de 5 anos = 8.000,00 por ano.
Após 4 anos depreciou 8.000,00 x 4 = 32.000,00 reais

Valor líquido do bem após 4 anos:
Valor de aquisição 52.000,00
( - ) Depreciação acumulada 32.000,00
= Valor líquido 20.000,00

Cordialmente,

Anderson Santos Contabilidade & Consultoria Ltda
E-mail: [email protected]
Tel/Whatsapp 81 97900-7568
Atendimento em todo Pernambuco
Carlos Alberto G. Júnior

Carlos Alberto G. Júnior

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 10:22

Senhores, bom dia!

Sou novo no portal e gostaria de tirar uma dúvida com vocês, agradecendo desde já.

Como eu faço para calcular a depreciação de um apartamento (edificação) adquirido neste ano de 2016 (15/01/2016) por R$ 150.000,00, o qual possui 40 anos de idade, considerando a taxa normativa de depreciação de 4% anual e vida útil estabelecida em 25 anos? Posso depreciar mais alguma coisa, afastando eventual preclusão?

Ah! Pretendo utilizar eventual saldo, assim como os gastos com reformas, na amortização do meu IRPF 2017, após a sua venda.

Muito obrigado.

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.