x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 140.193

Ativo e Passivo circulante e nao-circulante

Amanda Barros

Amanda Barros

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 16:21

Boa Tarde,

Alguém sabe me informar a diferença entre o passivo e o ativo circulante e nao-circulante.. ??

Desde de já agradeço !

Amanda Barros
Analista Contábil
Natã Portella da Silva

Natã Portella da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 17:15

Boa Tarde Amanda,

Ativo é bens e os direitos que a empresa tem.

Ativo Circulante é toda conta de liquidez imediata, ex: Caixa, Banco, Aplicação de liquidez imediata, Cliente, estoque, etc ... o que esta em circulação constante para melhor entendimento.

Ativo Não Circulante é as conta de Longo prazos ou de Imobilizados Ex: Participação societária, Terrenos, Veículos, Maquinas, Software, Marcas e Patentes, etc..

O Passivo e todos suas obrigações a pagar

Circulante ex: salarios, Fornecedores, Contas a Pagar, Impostos, etc

e o passivo não circulante ficaria seu pagamento de longo prazo Ex: Empréstimos, Financiamentos,

Espero ter ajudado !

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 17:21

Amanda

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos

O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de dezembro de 2013, deverá classificar no Ativo Circulante todos os valores realizáveis até 31 de dezembro de 2014.

Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo deste ciclo. Raramente, porém, é usado esta classificação mais extensa, de forma que, como padrão, pode-se adotar a classificação das contas como circulante se forem realizáveis ou exigíveis no prazo de 1 (um) ano.

O Ativo não circulante - São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos:
Ativo Realizável a Longo Prazo
Investimentos
Imobilizado
Intangível

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

Passivo circulante - Neste grupo são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem no exercício seguinte. No caso de o ciclo operacional da empresa ter duração maior que a do exercício social, a concepção terá por base o prazo desse ciclo.

Passivo não circulante-Neste grupo são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte. No caso de o ciclo operacional da empresa ter duração maior que a do exercício social, a concepção terá por base o prazo desse ciclo.

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2013 | 18:43

oa Tarde Amanda,

Ativo é bens e os direitos que a empresa tem.

Ativo Circulante é toda conta de liquidez imediata, ex: Caixa, Banco, Aplicação de liquidez imediata, Cliente, estoque, etc ... o que esta em circulação constante para melhor entendimento.


Sem nenhuma pretensão, apenas com o intuito de evitar que uma informação errônea seja difundida, recomenda-se que o autor faça a retificação, pois o texto acima, não descreve o Ativo Circulante

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Natã Portella da Silva

Natã Portella da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2013 | 07:44

Bom Dia Agnaldo,

Desculpe o equivoco mais o nosso amigo Clovis Igarashi já respondeu de melhor forma a diferença do ativo circulante e não circulante do passivo circulante e não circulante melhorando assim o entendimento para todos que lerem a postagem.

no luga onde esta escrito Ativo Circulante é toda conta de liquidez imediata eu quiz simplesmente dizer que o Ativo circulante, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo para melhor entendimento.

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.