x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 8

acessos 7.567

Auditoria nas micro e pequenas empresas

thiago henrique gomes costa

Thiago Henrique Gomes Costa

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 2 janeiro 2014 | 21:25

Boa Noite,

Gostaria de saber sobre procedimentos de auditoria nas micro ou pequenas empresas.
Se é viável, papeis de trabalho, amostragem, por favor preciso muito de alguma coisa relacionada.

de já agradeço.

Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 10:57

Bom Dia Thiago,

Não sei ainda a tua necessidade na data de hoje, mas resolvi postar como forma de agregar informação..

Vou te indicar o site que desenvolvi a pouco tempo justamente com o objetivo de compartilhar as técnicas e procedimentos de auditoria para serem aplicados a qualquer empresa e por qualquer pessoa. Acesse: Checklist de Auditoria

Lá publico diversos artigos relacionados a contábeis e principalmente auditoria, onde pretendo com o tempo postar vários artigos e tutoriais sobre como auditar diversas áreas (caixa, bancos, estoques, imobilizado, etc.)

Quero também te indicar que acesse: Kit 26 Checklists de Auditoria onde vai poder baixar um kit de checklist's de auditoria para diversas áreas de uma empresa. São checklist's um pouco direcionados a auditoria contábil de empresas maiores, mas acredito que muita coisa possa aproveitar para as MPEs.

Grande abraço, e espero ter ajudado com algo.

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br
João Carlos dos Santos Júnior

João Carlos dos Santos Júnior

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 21:12

Olá Thiago, boa noite!


Leia a ITG 1000 (MODELO CONTÁBIL SIMPLIFICADO PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE)

Lá você obterá conhecimento das principais práticas contábeis exigidas para essa categoria de empresas.

Quanto a Controles Internos, lhe recomendo dar uma lida no COSO e até na SOX (tem como aproveitar algumas coisas, salve as devidas proporções).


Espero ainda ter sido útil.


Abs,

MESSIANA CAVALCANTE

Messiana Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 19:30

Preciso de uma orientação sobre controle de caixa para um salão de beleza (serv. diversos) onde só uma pessoa anota o serviço e recebe o dinheiro. Alguém tem idéia ou experiência como funcionaria este caso com mais confiança?
Obg. Messiana

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 08:18

Messiana Cavalcante

Livro de caixa a base é a mesma independente da atividade, você deverá registrar todas as receitas (serviços prestados) e as despesas (gastos) no dia a dia, totalizando de forma diária o saldo e transportando os valores nos dias subsequentes.

João Carlos dos Santos Júnior

João Carlos dos Santos Júnior

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 11:36

Bom dia, Messiana!


Sugiro que você faça o controle através de planilha, como o Tafarel comentou acima registrando diariamente todas Receitas e Despesas, de modo a apurar o resultado no final do mês.


Quanto a falta de segregação do "contas a receber" e "contas a pagar", me parece um problema estrutural, por conta da atividade, provavelmente haverá resistência em alocar mais uma pessoa apenas para exercer uma das funções. A solução é elaborar uma planilha e instruir a pessoa de como utilizar.


Tenho uma planilha de caixa...Se quiser, me solicite pelo e-mail @Oculto.


Abs,

Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 15:55

Olá Messiana,
É essencial que seja adotado um controle de caixa eficiente e seguro ao referido salão, até porque pelo que percebi, todo o recebimento (ou quase todo) deve estar sendo feito via caixa, e isso deixa o salão extremamente vulnerável a fraudes e desvios.

A primeira coisa que eu sugiro que se faça é instituir uma rotina de controle de caixa por meio de uma planilha simples de entradas, saídas, saldo final e saldo inicial, que chamamos de boletim de caixa.

Tenho um modelo de boletim de caixa em meu site que você pode baixaraqui..

A pessoa responsável pelo caixa deve lançar diariamente as entradas e as saídas conforme as movimentações vão ocorrendo e anexar os documentos em ordem cronológica.

Ao final do dia, essa pessoa deve efetuar a contagem dos valores existentes no caixa naquele momento (dinheiro, moedas, cheques, etc.) e o saldo deve fechar com o saldo final do boletim de caixa.

Imprime-se o boletim de caixa e deve-se anexar todos os documentos a ele. Quando estiver pronto deve ser repassado ao superior do funcionário, para que este verifique os documentos e os lançamentos efetuados e possa dar seu visto de ok.

Cuidados Especiais:

- Tanto o funcionário como o superior devem assinar o boletim de caixa, que deve ser arquivado. Esta atividade deve ser repetida diariamente.

- Cuide para deixar bem claro que TODAS as movimentações (pagamentos e recebimentos) devem ser suportados por documento hábil, ou seja,
recibos, notas, etc.

- Mesmo o salão sendo uma empresa pequena e por vezes quadro de funcionários bem enxuto, deve-se evitar que a pessoa que cuida do caixa se envolva com outras atividades:

+ controlar o contas a receber (para que não receba valores e deixe o cliente ainda como pendente, para que não dê baixa sem ter recebido o valor para beneficiar algum cliente, etc.);

+ controlar o contas a pagar (para que não crie contas a pagar fictícios e embolse o valor, etc.),

- De vez em quando (por exemplo uma vez por semana) realize uma contagem do caixa surpresa. Os valores devem conferir com o saldo do boletim de caixa.

- Tente evitar que o caixa mantenha valores muito altos em dinheiro, o ideal é que tenha em caixa o suficiente para cobrir despesas operacionais do dia a dia do salão. Não têm sentido por exemplo, o caixa ter R$ 5.000,00 em dinheiro vivo! Tente realizar o que for possível via bancos...

Acho que resumidamente seria isso! Com esses pequenos controles já é possível ter muito mais segurança no caixa da empresa...
Qualquer dúvida mais, questione que a gente faz o possível para ajudar!

Att,

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br
MESSIANA CAVALCANTE

Messiana Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 16:43

Sim, foi muito bom as colocações. Importante acrescentar que a pessoa responsável seja de confiança para não omitir alguma cliente. Contudo, tendo o controle e as " contagens surpresas" inibirá a funcionária. é isso mesmo. Obg a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.