x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.159

Mei e a Carteira Assinada

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 22:16

Olá meus amigos.
Me formalizei como MEI, porém precisarei ter minha carteira assinada para entrar um um novo emprego. Já pesquisei que posso ter carteira assinada normalmente simultaneamente ao MEI.
Por enquanto a Micro-Empresa não vingou para ser única fonte de renda.
Minhas dúvidas são:
- Caso eu seja demitido, eu posso realizar a BAIXA do MEI no mesmo dia para assim ter direito ao Seguro Desemprego? (Caso até lá não possa me sustentar apenas por minha empresa)
- Mesmo que o DAE inclua o INSS, eu terei que pagar o mesmo pela carteira assinada do mesmo jeito? (O que é descontado em folha)
- Receberei o FGTS ao final, mesmo continuando como MEI?

Desde já agradeço!

Evandro Ogeda São Martin

Evandro Ogeda São Martin

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 09:00

Olá Douglas,

Vamos as respostas:

- Se caso for demitido da empresa onde trabalha, você tem direito ao seguro desemprego, porém, terá que entrar com uma ação contra o MTE, ou seja, não terá direito! Isto porque no sistema do INSS você constará também como empresário, suspendendo o benefício do seguro desemprego;

- Para o governo, quanto mais você recolher, melhor ! Terá que recolher nas duas modalidades (experiência própria);

- FGTS é seu e de mais ninguém ! Mesmo continuando como MEI você poderá resgatar seu FGTS se for demitido sem justa causa.

Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.