x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.071

rescisão de empregada com salario maternidade

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 15:54

Ela está em benefício previdenciário, com isso seu contrato está suspenso. Para rescindi-lo ela tem de requerer ao INSS que cesse seu benefício, ela perde assim o direito às parcelas restantes do benefício, como tmb o direito a estabilidade. Depois do INSS cessar o benefício é que ela faz a carta de próprio punho pedindo sua demissão.

Natalia

Natalia

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 12:08

Bom dia! Estou com uma dúvida, tem uma funcionária que estava de licença-maternidade e voltou dia 22/05, durante esse período que ela voltou ela faltou uma vez. Minha dúvida: o valor do desconto é sobre o valor total do salário ou sobre o valor dos 10 dias que ela trabalhou na volta da licença? Obrigada!!!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 12:35

Olá, Bom dia Natalia!

O desconto terá como base de cálculo o salário contratual dela:

Ex: Salário de R$ 1.000,00 / 30 dias = R$ 33,34 (Valor de 1 dia de falta).

O fato dela estar recebendo 10 dias não quer dizer que o desconto será calculado sobre o valor equivalente aos 10 dias, entretanto, o desconto será abatido do valor correspondente aos 10 dias de direito:

Ex: Salário de R$ 1.000,00 / 30 dias = R$ 33,34 por dia. Sendo assim o salário dela ficará da seguinte forma:

Saldo de Salário (10 dias) = R$ 333,40
Falta Injustificada (1 dia) = R$ 33,34
Total líquido:....................... R$ 300,06

Vale ressaltar que também é possível proceder com o desconto do Descanso Semanal Remunerado, que na verdade equivale a mais um dia de falta.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente

Maysson Oliveira

Natalia

Natalia

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 13:26

Muito obrigada Maysson! Me ajudou bastante! Teria a base legal? É que o meu cliente é muito chato e tenho que mostrar pra ele... Mas se não tiver, tudo bem! Obrigada!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.