x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 29.112

Transferencia de Longo prazo para Curto Prazo

JULIO SCHIOCHET

Julio Schiochet

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 08:39

Bom dia. Temos Empresas que possuem financiamentos de curto e longo prazo.A minha duvida é como transferir de longo prazo para curto prazo?Como saber quais valores devo transferir para curto prazo? Se eu fizer primeiro os pagamentos durante o exercício e no final fizer a transferência do total pago para o curto prazo estará correto dessa forma? Por exemplo:Financiamento de um veículo no valor de R$250.000 em 60 parcelas, isto dará R$ 4.166,66 P/mês. Então a curto prazo terei R$ 49.999,92 e a longo prazo terei R$ 199.999,68.Todo inicio de cada exercício terei que transferir os valores que serão pagos para curto prazo.A minha duvida é:qual o valor que devo pegar para transferir a curto prazo? O total que será pago no ano com os juros ou sem os juros?Ou é feito outro calculo?

Desde já agradeço........

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 08:52

Júlio,

Curto prazo se refere até o final do exercício seguinte, ou seja, se estamos em 2014, até o final de 2015 é curto prazo. A partir de 2016 é longo prazo.

No momento da aquisição do financiamento deve ser lançado corretamente esses valores. Eu mesmo faço uma planílha com os meses de pagamento, valor dos juros e também valor da parcela, para ficar melhor o controle.

Basta pegar o valor que tem a pagar até o final do ano subsequente e colocar no curto prazo; o restante fica no longo prazo.

No dia 31/12 do ano que adquiriu o empréstimo se faz a transferência; suponhamos que adquiriu o empréstimo em 2013 e ele se finda em 2016;

Quando for dia 31/12/2013 se pega o valor a pagar referente a um ano completo; pois quando adquiriu o empréstimo, você lançou o curto prazo até fim de 2014 correto? Então quando começar o exercício de 2014, o curto prazo tem que estar as parcelas até fim de 2015.

Isso se faz todo ano, até que os valores a longo prazo se acabam, restando apenas o curto prazo.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Kelem de amorim

Kelem de Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 10:36

Bom dia, estou na duvida enquanto os saldos de juros a apropriar referente a um financiamento de 48 prestações pela tabela SAC. Os juros não são fixos e eu só consigo saber o valor deles no pagamento das parcelas. Como posso contabilizar os Juros a Apropriar ? O banco possui algum documento que possui estes saldos?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.