x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 58.524

REGISTRO DE FILIAL (DEPOSITO)

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 3 fevereiro 2008 | 12:06

Bom dia Paulo.


Obrigado colega, mas os méritos são todos dos que participam diariamente desse portal, apesar de nossos compromissos em nossas empresas e escritórios particulares, encontramos um tempinho par ajudar nossos colegas que em um determinado momento necessitam de informação que seja de confiança, é certo que nem sempre temos sorte de encontrar alguem que tenha aquilo que precisamos, mas o que vale é esse esforço de ajudar nossos colegas de profissão. Tenho certeza que você também estará fazendo a mesma coisa a qualquer momento desses.

com relação a sua pergunta, ao depósito deverá ser atribuído o código da subclasse CNAE do estabelecimento ao qual serve. Caso o despósito atenda a mais de um estabelecimento da empresa, deverá lhe ser atribuído o código CNAE da unidade de produção com valor adicionado de maior peso relativo, aceitando-se, a título de simplificação, o código da atividade principal da empresa como um todo.

bem vindo ao Fórum.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Fabiana Neves Figueiredo

Fabiana Neves Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 3, Farmacêutico(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 10:24

Bom dia!

CNAE empresa Matriz tendo subclasse 00, esta fará parte da descrição do CNAE para depósito fechado da referida empresa?

Ou seja, para depósito fechado da própria empresa, que não seja para terceiros, seja apenas para armazenar e não venda terá como classe 5211-7 e como o CNAE MATRIZ é 2061.4-00, o do depósito seria 5211-7-00?

Muito Obrigada!

Aguardo,

Fabiana

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 23:03


Fabiana, boa noite.

O CNAE que voce mencionou 5211-7-00 não existe.

Também não encontrei nenhum CNAE próprio para DEPOSITO FECHADO para produtos da própria empresa.

Cfe. orientação acima do José Luiz, deverá ser utilizado CNAE da matriz.

Neste post, que ratifica este posicionamento, vide instruções de como procedecer perante cadastro na Receita Federal.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Cibele Amaral Gomes

Cibele Amaral Gomes

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 15:28

Pessoal tenho lido a semana inteira sobre esse assunto...
Filial - Deposito Fechado.
Estou com três empresas para abrir 'deposito', meu caso as empresas e suas filiais serão na msm cidade. Cnae 4759-8/99(02) e 4649-4/02. Relamente não existe Cnae para deposito fechado. O que uso? Como proceder?

Os poucos fios de cabelo colorido, foram embora essa semana. Oo'
rsrs

Agradeço sempre a ajuda...

Zuleica Riccio

Zuleica Riccio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 13:31

Boa tarde a todos!

Tenho que abrir duas filiais de uma empresa do ramo de lanchonete, no mesmo estado da matriz, sendo que 1 filial será depósito fechado e a outra será escritório. Quais serão os CNAES? O mesmo da Matriz, sendo diferente somente a informação de unidade auxiliar (depósito fechado e escritório)?

Agradeço muito a quem puder me ajudar!

Att.:

Zuleica Martins

Michelle Brilhador Raetz

Michelle Brilhador Raetz

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Jurídico
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 09:20

Estou com a mesma dúvida que o colega Paulo.

A Matriz tem o objeto social de Comércio Varejista de Móveis para Habitação e Escritório, Artigos para Decoração de Ambientes Internos e Externos e Produtos para Jardinagem e Paisagismo.

Abri dois depósitos fechados para a empresa, usando no CNPJ os CNAE da Matriz, já que não há CNAE para DEPÓSITO FECHADO, mas ao encaminhar o processo para a Prefeitura Municipal, para fins de emissão de Alvará de Licença, a Prefeitura está exigindo que eu altere todo o processo, inclusive CNPJ.

Não vejo necessidade para tanto, já que no Requerimento e no Contrato, está claro que trata-se da Criação de 2 DEPÓSITOS FECHADOS.

Mas no entanto, não estou conseguindo localizar previsão legal que assegure que o CNAE das Filiais devem ser iguais aos da Matriz...

Alguém passa ou passou por situação semelhante?? Grata.

Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 13 julho 2012 | 15:01

Michele, também estou à procura desta informação.
Encontrei o seguinte link:

https://www14.receita.fazenda.gov.br/cadsincnac/jsp/coleta/ajuda/topicos/Tipo_de_Unidade.htm

Repare que no próprio link conseguimos saber que se trata de uma informação da Receita Federal, sobre o preenchimento do cadastro sincronizado para criação do Depósito fechado.

O mesmo informa que:

Se selecionada Unidade Auxiliar, deverá atribuir o Código de Atividade Econômica - CNAE do estabelecimento ao qual serve. Se a unidade auxiliar atender a mais de um estabelecimento da empresa, deverá ser atribuído o código de atividade econômica - CNAE da unidade de produção com valor adicionado de maior peso relativo, aceitando-se, a título de simplificação, o código da atividade principal da empresa como um todo.


Outro local que fala sobre o assunto é:

http://contadezlp.cenofisco.com.br/ctz/ctz.dll/Infobase/37b452/37b455/37b52e/37bcbe?f=templates&fn=document-frame.htm&2.0#JD_perg30246


CNAE - Qual código de atividade econômica deve ser utilizado para cadastro de depósito fechado na Secretaria da Receita Federal?

Consulta formulada em 12.10.2006

Nas inscrições/alterações de dados cadastrais de estabelecimentos que exercem atividades voltadas para a própria empresa (unidade auxiliar - depósitos de mercadorias próprias, sedes de empresa e unidades administrativas locais), deverá ser indicado o código de atividade correspondente à atividade principal do(s) estabelecimento(s) atendido(s) pela unidade auxiliar (Resolução CONCLA 03, de 04 de julho de 2002).

A partir da implantação da versão 1.1 da tabela CNAE-Fiscal no CNPJ, foram extintos os códigos de atividades:

6312-6/03 - Depósito de mercadorias próprias;

7415-2/00 - Sedes de empresas e unidades administrativas locais.

O uso desses códigos já havia sido bloqueado pela Resolução CONCLA nº 04, de 04 de julho de 2002.



Portanto, chego a conclusão que devemos utilizar mesmo o CNAE principal da empresa.
Espero que ajude a todos.

ARLEIDE ALVES DE CARVALHO

Arleide Alves de Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 11:03

Bom dia pessoal!

A minha duvida é a seguinte estou fazendo o Requerimento de Empresario de uma filial de deposito fechado, ja entendi que tenho que usar o mesmo CNAE da matriz, mas, e no requerimento eu preciso mencionar na descrição do objeto que se trata de deposito ou só no FCPJ?

Grata pela atençao

Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 13:18

Boa pergunta Arleide, não tenho certeza sobre a resposta, mas acredito que como se trata de descrição do objeto, não haverá problema em mencionar "Depósito fechado para execução das atividades de (CNAE) ".
Boa sorte.

ARLEIDE ALVES DE CARVALHO

Arleide Alves de Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 12:24

Obrigada pelas informações,
Mas eu já havia enviado o processo e não tinha mencionado na descrição do objeto que se tratava de deposito fechado, porem o processo retornou com exigência, já regularizei mas gostaria de saber se eu posso usar o mesmo processo adicionando no objeto que é deposito, ou terei que fazer um novo requerimento?

Grata

Arleide

FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 13:11

Arleide Alves de Carvalho,

Vc tera que fazer um novo processo e colocar 1ª exigência na hora da impressão, pois se não colocar tera que pagar as taxas de novo

Att,

Fábio

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
Wadyson Taffarel Silva Lima

Wadyson Taffarel Silva Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 09:44

Com as leituras deste post, vi que o correto ao abrir uma filial de depósito é:

* Os mesmos CNAES da Matriz
- Para a JUNTA COMERCIAL (NAS FCN'S).
- Para a RECEITA FEDERAL (UNIDADE AUXILIAR).

* Descrição do objeto social a alteração contratual (Meu exemplo):
CLÁUSULA PRIMEIRA: É neste ato, constituída uma filial com sede na Rua Renato Souza nº 621A – Centro – Jucuri/RN – CEP 56360-000. Que explorará a atividade de depósito fechado para execução das atividades de comércio varejista de móveis; eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; artigos de cama, mesa e banho; bicicletas e artigos para viagem.


Estou certo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.