Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.926

Como fica caracterizado um espaço (sala) cedido por uma igre

LEONARDO BARBOSA

Leonardo Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 15:18

Boa tarde, amigos (as).

Hoje me surgiu uma dúvida sobre um espaço (uma sala) cedida por uma igreja, que utilizaremos como depósito, em vista, que na hora da busca prévia de local, só foi aceito como ponto de referência (sem movimentação de mercadorias e público). Se trata de uma Central de Produções que estamos criando para comercialização de cds, dvds, eventos desta igreja. Como a igreja está cedendo o espaço, pensamos redigir um contrato (quando sair o cnpj) para servir de depósito e circular com a mercadoria.
Como caracterizamos isso legalmente e contabilmente???
Consideramos filial??? Assim podemos gerar NFe tranquilamente??
Por favor, me ajude, pois estou nesta sinuca de bico.
Grato.

Leonardo Barbosa.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:34

Como a igreja está cedendo o espaço, pensamos redigir um contrato (quando sair o cnpj) para servir de depósito e circular com a mercadoria.


Perfeito, para a presente situação, celebre um contrato de comodato, fazendo isso, você cumpre a parte lega. Como esse tipo de contrato é gratuito, não há onus, portanto, não tem o que contabilizar ok? Lembrando que contrato de comodato é ato adminstrativo e não fato contábil. todavia, se houver valores deverão ser lançados em conta de compensação como bem orientou o Rodrigo Mariano Melero.

Consideramos filial??? Assim podemos gerar NFe tranquilamente??


Somente será considerada filial se houver uma alteração contratual criando a dita filial. Alias, você ja falou que vão utilizar como deposito, o que se leva a crer que foi feito um instrumento para este fim, então, mesmo como deposito, poderá ser emitido NF, lembrando que para tanto, deverá estar cadastrada no SEF do seu estado.



Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
LEONARDO BARBOSA

Leonardo Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:51

Obrigado.

Bom, estamos legalizando, ainda falta redigir o contrato social, por isso, levantei esta questão da filial. Seria melhor então deixar só o ponto de referencia (única forma que passou no site "Alvará Já") e com o contrato cedendo o espaço, que será firmado entre a igreja e a Central de Produções após liberação do cnpj. Assim podemos enviar NFe sem problemas???
Estamos no Rio de Janeiro (município RJ).
Grato.

Leonardo Barbosa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.