Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.727

Contabilização Antiga partidas simples. Nunca vi antes.

Diego Moreno Vilanova de Fernandez Suarez

Diego Moreno Vilanova de Fernandez Suarez

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Gerente
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 17:33

Boa tarde Prezados,

Estou numa situação meio chata, estou analisando a contabilidade de uma empresa de um amigo meu, do qual o pai dele é contador e faz uns lançamentos que ao meu ver são incorretos, porém o resultado bate rsrsrs. Gostaria da opnião de alguns. Empresa do Simples Nacional.

Por exemplo:
1- Como eu faço vamos dar um exemplo de Aluguel 2.400 e IRRF s/ Aluguel 50,00.

PGTO Aluguel com retenção de IR
D- Desp C/ Aluguéis (CR)- 2.400,00
C- Caixa ou banco (A) - 2.350,00
C- IRRF S/ Aluguéis(P) - 50,00

2- Como ele faz mesmo exemplo.

D- Desp C/ Aluguéis (CR)- 2.400,00
C- Caixa ou Banco (A) - 2.400,00
D- Caixa ou Banco (A) - 50,00
C- IRRF S/ Aluguéis(P) - 50,00

A mesma coisa ele faz com retencao de Impostos retidos na fonte s/ Serviços Prestados PJ. Eu informei ele que os lançamentos de entrada de caixa são indevidos, e ele me fala que ele faz por meio de partidas simples e que é legal o que ele faz. Como ele é muito mais experiente que eu, não argumentei, e estou procurando um fundamento legal que me permita argumentar. Alguém sabe me dizer?? O resultado final é o mesmo só que ele sempre utiliza o caixa como fonte das provisões de Impostos retidos na fonte.

abs

Diego

Will Lima

Will Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 19:40

Diego,

Ele esta usando a conta Caixa como Conta Transitória, concordo que não é a forma mais clara de controlar, mas como ao final do exercício ou até, na mesma sequência de lançamento essa conta se zera, não vejo grandes problemas e acho que não irá conseguir convence-lo.

Espero ter ajuda-do.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 21:49

olá, o fato e que ele usa o método que atende a legislação do ir p/as empresas tributadas pelo lucro presumido, uma vez que a receita federal exige somente escrituração do livro caixa; olhando por esta ótica, toda a movimentação financeira deve transitar pela conta caixa; esse entendimento tecnico foi praticado por alguns profissionais ate meados da década de 1990; muito bom teu apontamento. Lembra de que trabalhamos com a ciência das contas, se no passado era feito de um jeito, hoje acredito que fazemos melhor, com técnica mais, transparente, quem sabe no futuro vc ou outro colega, brasileiro, crie formas melhores de contabilização, respeitando, e claro, as normas do cfc, cpc, ibracon e ate as normas internacionais.

bom trabalho.

Celso Pires da Conceição

Celso Pires da Conceição

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 22:05

Partidas simples - apenas um debito ou credito para a operação
Partidas Dobradas - todo débito corresponde a crédito de mesmo valor.
O que ele tá fazendo não é partidas dobradas?

Quanto ao caixa é regra é debita na entrada de dinheiro, por isso não deveria ser usado para provisão.

Diego Moreno Vilanova de Fernandez Suarez

Diego Moreno Vilanova de Fernandez Suarez

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Gerente
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 11:10

Meu conceito de caixa é da seguinte forma, o caixa é utilizado para entrada e saída de recursos imediatamente disponíveis. Não achei nenhum fundamento legal que diria que a forma que ele contabiliza está incorreta. Levando em consideração o que mencionou nosso amigo Peri, diria até que ele está certo. Bom vivendo e aprendendo, tenho 6 anos de experiencia contábil , a 1 ano abri um escritório. E a cada dia aprendo mais e mais, bom ler outras opiniões a respeito e descobrir métodos novos, às vezes ultrapassados mas respeitados eehehe

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.