Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 62

acessos 27.455

qualificação cadastral no portal do e-social

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 11:11

Caros colegas...

Mais uma dor de cabeça para nos prepararmos para o e-social.

no site do e-social existe uma ferramenta chamada "qualificação cadastral" segue o link: http://www9.dataprev.gov.br/Esocial/pages/qualificacao/qualificar.xhtml

Aparentemente ele serve para alertar inconsistências nos cadastros dos funcionários a fim de regulariza-los para o uso no e-social, porém o primeiro funcionário que enviei á caixa, aconteceu o que eu previa, o erro no cadastro dele deu o seguinte:

resultado=NIS não Cadastrado.

mensagem=Atualize o Cadastro NIS em uma agência da CAIXA. Cadastramento de NIS/PIS pela Empresa.

Pois bem, o funcionário foi até a caixa, e o atendente disse a ele que não existe NENHUM problema com seu cadastro no pis, até imprimiu um extrato do cadastro atualizado para o funcionário e ainda atualizou seu endereço.

Hoje( 16/01/2014) voltei a qualificação cadastral e a consulta está da mesma forma que antes.

E agora? Vamos mandar vários trabalhadores nas agencias para atualizarem seus cadastros, os atendentes vão dizer que tudo está ok, os trabalhadores vão retornar reclamando que perderam um dia de serviço, e vamos ficar com cara de bobos sem entender o que está acontecendo.

E quando começar a vigorar esse sistema (produtores rurais já em abril) esse erro vai impedir que o cadastro do funcionário valide no sistema, impedindo a folha de pgto de ser finalizada, sendo que nem a própria caixa está preparada para solucionar esses problemas, imaginem quando todas as empresas começarem a usar o e-social.

Algum colega já começo a validar os cadastros? já enviaram algum funcionário na caixa, banco do brasil, INSS para corrigirem os cadastros?

GUILHERME DA SILVA

Guilherme da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 11:49

Calma, o eSocial está em vigor só para empregadores domésticos, estão desenvolvendo ainda o eSocial, vai dar muito trabalho e dor de cabeça mesmo.

Atenciosamente,

Guilherme Bruno da Silva

Regra N°1 Fórum Contábil : "Espaço de Discussão pública"


Luciana Arrais

Luciana Arrais

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 12:16

Lembrando que o E-social esta em vigor para os empregados domésticos mais ainda não é obrigatório.
O que mais me preucupa no e-social é que o ambiente de teste ainda não foi disponibilizado e ja estamos na metade do mes de Janeiro/2014.

Atenciosamente,

Luciana Arrais
Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 12:40

Colegas obrigado por terem respondido...

Guilherme, pelo que entendi, a qualificação cadastral não é só para os domésticos não, é para os empregados em geral ou seja, talvez essa seja a primeira ferramenta para o uso do e-social disponibilizada pelo governo.

Gilberto, também concordo com você que toda implantação do governo é cheia de problemas(vide o começo do conectividade social ICP por exemplo) mas creio que devemos nos precaver.

Luciana, também acho incrível que até a presente data não tenha quase nada de concreto para o uso de sistema, porém quem paga o pato no final somos nós.

Cristina Guedes

Cristina Guedes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 13:20

Oi Paulo boa tarde,

Estou tendo alguns problemas também. Na primeira consulta aparece com erro, se eu faço uma nova consulta daquele mesmo colaborador, já aparece normal e vice-versa.
Sinceramente não sei se vale a pena enviar o colaborador até a CEF para resolver um problema que não temos certeza que existe, complicado né.

Concordo plenamente com a Luciana...ainda mais esse ano, que será curtíssimo.

Cristina Guedes
Analista de Adm. de Pessoal
Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 16:30

Olá Cristina...

Interessante o que você falou sobre fazer a mesmo consulta em seguida dar resultados diferentes, é sinal que esse sistema já começou com falhas, no caso do funcionário que citei ele ja estava na agencia da caixa, então resolvi fazer o teste e pedi para ele atualizar o cadastro, e deu que estava tudo ok.

Vou fazendo as consultas e aguardar para ver o que vai acontecer.

Angélica Petry

Angélica Petry

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 16:59

Eu fui verificar o cadastro dos funcionários aqui do escritório, como teste para saber se estava tudo OK, justamente meu cadastro deu a seguinte mensagem: Nis não cadastrado, e que era pra se dirigir a uma agencia CEF para atualizar o cadastro.
Fui na Caixa e está tudo certo com meu cadastro, não tenho nada para atualizar.

Pelo visto vai dar muito trabalho, até estar funcionando corretamente esse E-social.

At.

Angélica Petry
Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 17:18

Informa o empregado corretamento e 100% importante para que o problema seja resolvido, ainda mais quando se trata da CAIXA ECONOMICA que os atendentes nao sabem quase nada.

resultado=NIS não Cadastrado ( PEDIR PARA O FUNCIONARIO DA CAIXA PROVIDENCIAR A UNIFICAÇÃO DO PIS/NIS/SUS/PRETEC/ ATRAVES DO FORMULARIO DMN - DOCUMENTO DE MANUTENÇÃO DO NIS O ATENDENTE DA CAIXA IRA EXPLICAR CORRETAMENTE O PROCEDIMENTO )

mensagem=Atualize o Cadastro NIS em uma agência da CAIXA. Cadastramento de NIS/PIS pela Empresa. ( LEVAR TODOS OS DOCUMENTOS PESSOAIS NA CAIXA E PEDIR A ATUALIZAÇÃO ATRAS DO DMN.

ESPERO TER AJUDADO


O ESOCIAL LIBEROU A CONSULTA DE LOTES DA QUALIFICAÇÃO SOCIAL.


Luciana Arrais

Luciana Arrais

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 15:52

Infelizmente temos que conviver com essa serie de erros e a falta de organização da Caixa Economica, sabendo ainda que toda a carga do E-social serão jogadas em nossas costas.
Mais vamos continuar divulgando os erros da Qualificação cadastral, quem sabe assim a CEF toma providencia.

Atenciosamente,

Luciana Arrais
Angélica Petry

Angélica Petry

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2014 | 09:14

Sabrina acredito que não, pois eu entrei sem precisar do certificado. Também fiquei muito dias tentando acessar sem conseguir, resta você ter paciência que uma hora consegue, sabe como é os sistemas do governo.

At.

Angélica Petry
Karolliny Lima

Karolliny Lima

Prata DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 10 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2014 | 14:38

Pessoal,

Conversando com outros membros do fórum, acreditamos que o site esta indisponível devido a atualização no mesmo. Pois há algum tempo que a dataprev havia divulgado o leiaute da qualificação em lote, mas não havia criado ambiente para submeter o arquivo gerado pelos sistemas de RH.

Sinceramente, espero que eles estejam atualizando o sistema bem como a base de dados, para que ai possamos validar os dados dos funcionários sem mais problemas.

Analista de Sistemas - Engenheira de Requisitos
Email: [email protected]

"Bem aventurados os de coração puro, pois verão a face do Amor Eterno."
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 11:09

Por favor...
Alguém está conseguindo fazer a Qualificação Cadastral ???

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Fernanda Rodrigues

Fernanda Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 15:04

Ola boa tarde, estava lendo os post aqui, mais até a presente data nao consegui acessar , meu Deus como vou saber se os dados dos funcionarios estao corretos se o site não funciona??? alguém conseguiu?? se puderem me ajudar ! Obrigada

Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 15:19

Boa tarde,

Por favor... gostaria de saber se alguém está tendo problema parecido :

Quando estou qualificando os funcionários, um parte está dando a mensagem:

nome divergente com o cadastro no CPF.

Então , entro no site da RFB, e verifico o cadastro e o nome esta correto,

O que fazer? Aguardar o programa funcionar corretamente ?

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
LEILA IZAR

Leila Izar

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 31 março 2014 | 14:52

Prezados boa tarde.
Sou nova no site e lendo as respostas de voces, tentei acessar o link informado e aparece um erro. Em que lugar devo entrar para fazer uma consulta de que os dados de meus funcionarios estão corretos?

Desde já obrigada pela ajuda.

LEILA IZAR

Leila Izar

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 11:30

Boa tarde Vania, obrigada pela resposta...mas tenho uma duvida...eu tenho que gerar um codigo pessoal para que eu possa entrar no sistema e consultar o cadastro dos funcionarios aqui da empresa?

JOSE RODRIGUES DE SANTANA

Jose Rodrigues de Santana

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 10:27

Caros amigos, bom dia!

Também estava com esse problema de cadastro dos funcionários perante a caixa. Realizamos todo o processo de encaminhar os funcionários que tiveram ocorrências junto a caixa para regularização, porém quando consultava no site, ainda continuava com o mesmo problema, principalmente em relação ao NIS.
Então realizamos outro procedimento de encaminhar os funcionários a uma agência da previdência para atualizar os seus dados cadastrais e inclusive o NIS, realizamos seu agendamento no site http://www.mpas.gov.br/ serviços ao cidadão/ agendamento eletrônico, solicitei aos mesmos o comprovante de atualização e com esse comprovante verifiquei novamente no site, e a situação do cadastro estava ok.

Atenciosamente,

Rodrigues

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.