x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.150

Uma pessoa dependente no IRRF de seu Pai , ela pe mei preci

francisco anderson

Francisco Anderson

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 17:26

Ola pessoal.

Uma mulher ela é manicure tem o mei e também faz estagio na área que estuda . ela é dependente de seu Pai.

Duvida são as seguintes .

1- o Pai dela informa o rendimentos do estagio dela , e também como Mei ? certo ?

2- Ela precisa tambem entregar um IRRF , ? sendo que ela entra como dependente no IRRF do Pai dela .


Valeu pessoal !

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 17:39

Boa tarde Francisco

Uma mulher ela é manicure tem o mei e também faz estagio na área que estuda . ela é dependente de seu Pai.

Duvida são as seguintes .

1- o Pai dela informa o rendimentos do estagio dela , e também como Mei ? certo ?

2- Ela precisa tambem entregar um IRRF , ? sendo que ela entra como dependente no IRRF do Pai dela .

Na mesma ordem aposta por você:

1 - Exatamente o titular (pai) deve informar também os rendimentos isentos e os tributáveis do dependente (filha)

2 - Ela não precisar (nem deve) apresentar a DIRPF, pois a apresenta como dependente do pai

Verifique se não é mais interessante (menos oneroso) o pai deixar de declará-la como dependente e ela apresentar sua própria DIRPF. Tenha em conta que uma parte dos rendimentos decorrentes do MEI são tributáveis e isto pode resultar em imposto a pagar se ela declarar na do pai.

...

Joseli Souza Castro

Joseli Souza Castro

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 11:54

Bom dia à todos!

Li o comentário do Sr. Saulo a respeito do dependente do mei e me surgiu algumas duvidas.

A esposa de meu cliente o ano passado se tornou MEI( atividade comercial) e teve um faturamento de 20.000,00, porém não é realizado escrituração fiscal.
Gostaria de verificar se minha linha de raciocínio esta correta.

Não inserir ela como dependente pois devo informar os rendimentos da mesma também. apenas 1600,00 será isento de tributação e 18400,00 deverá ser lançado como rendimentos tributável, logo a base de calculo do ir sera aumentada.

Minha duvida é o seguinte como ela ainda se encontra na faixa de isento. Devo preencher a ficha informações do conjugue de qual forma nos seguinte campos?

Base de Calculo
Total do imposto pago
Rendimentos isentos não tributáveis: 1.600,00 (20000,00* 8%) + o valor existente na caderneta de poupança
Rendimentos sujeitos a tributação exclusiva/definitiva : 18.400,00
Rendimentos recebidos de PJ/ exigibilidade suspensa.

Desde já agradeço à atenção

Joseli Souza

Fé é ri das impossibilidades.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.