x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 4.596

Licitações Balanço Patrimonial

Nildo Sales

Nildo Sales

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 17:50

Olá Caros colegas,

Venho mais uma vez buscar ajuda como vocês para o seguinte assunto, em novembro de 2013 abrir uma empresa para participar exclusivamente de licitações, mas aqui na bahia na minha região todas as licitações de prefeitura e demais órgãos públicos estão exigindo balanço patrimonial para as empresas que desejam participar; o que devo fazer para essa empresa que acabei de abrir possa ter um balanço e possa participar das licitações?

Nildo Sales

Nildo Sales

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 15:43

ok Vicvente, mas a comissão de licitação não vai aceitar o balancete, posso fazer o inventário e gerar um balancete de abertura não é?.

não sei mais o que faço pq além do balanço exigem o atestado de capacidade tecnica...

tá ficando complicado

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 18:21

olá, como a empresa foi aberta em novembro, talvez não tenha movimentação financeira ainda, então vc emite um balanço patrimonial de abertura, segue exemplo bem simples:

ativo
.ativo circulante
..disponível
...caixa/bancos.......$ 10,000.00

.ativo não circulante

total do ativo..........$ 10,000.00

passivo
.passivo circulante
.passivo não circulante
.patrimônio líquido
. .capital social .......$ 10,000.00

total do passivo.....$ 10,000.00

termo de aceite

reconhecemos e aprovamos o presente o balanço patrimonial encerrado em 31/12/2013, totalizando tanto no ativo quanto no passivo o valor de $ 10,000.00 (dez mil reais).

amargosa (ba), 31 de dezembro de 2013.

diretor fulano de tal
cpf xxx.xxx.xxx-xx

contador/tc fulano de tal
crc-ba xxx.xxx/x-x

quanto aos atestados de capacidade técnica, eles só vão passar a existir quando a empresa tiver feito/realizado venda(s) ou prestação de serviço(s) p/outras empresas, do setor privado ou público.

>> possivelmente vc deve estar fazendo o cadastro da empresa junto à algum órgão público, então vai ser exigido a entrega de uma série de documentos, e caso algum destes documentos estiver faltando a empresa não vai poder finalizar o cadastro.

bom trabalho e bom fds a todos!

Nildo Sales

Nildo Sales

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 18:18

ok Paul Biehl, muitíssimo obrigado pela informação meu caro, mas quanto as taxas de abertura da empresa, vc acha necessário colocar essas taxas no balanço de abertura, ele ficaria com prejuízo de 600,00, o que vc acha? devo colocar??

LEONARDO  BALBI

Leonardo Balbi

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 13:41

Olá nobres colegas, tudo jóia?

Tenho a seguinte dúvida;
Um cliente meu irá participar em breve de uma licitação, porém é exigido o balanço do último exercício e mais algumas demonstrações.

-balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei. Entenda-se por “na forma da lei”:
- sociedades empresariais em geral: registrado ou autenticado na Junta Comercial da sede ou do domicílio da Licitante, acompanhado de cópia do termo de abertura e de encerramento do Livro Diário do qual foi extraído (art. 5º, § 2º, do Decreto-Lei nº 486/1969);

qual a exigência afinal? Balanço, DRE, e livro Diário registrado na junta? é isso?

Muito obrigado.

Um abraço

LEONARDO  BALBI

Leonardo Balbi

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 14:29

Muito Obrigado Telmo,

Ou seja, não apresentarei os livros (encadernados e etc) na licitação, apenas as cópias autenticadas do Balanço e DRE que constam dentro do livro, certo?

abraços

ELIANE VIEIRA

Eliane Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 15:11

Boa tarde, Prezados Colegas

Outro detalhe importante quanto ao Edital de Licitação - geralmente a empresa especifica no edital apresentação de Análise Financeira: Grau de Liquidez e Rentabilidade juntamente com o Balanço.


Abraços,

Eliane

LEONARDO  BALBI

Leonardo Balbi

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 15:21

Boa tarde Eliane.

Essa análise financeira está no edital. Inclusive eles te dão a fórmula de como fazer. E pedem para que seja apresentado esse cálculo.

AILAN CARLOS MEZADRE

Ailan Carlos Mezadre

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 17:35

Olá eliane são sou do estado de SP mas participo de Licitações no ES
as certidoes que vc fala são as de CND
vamos lá
1.federal / união
2.estadual
3.municipal
4 .fgts (caixa)
5. inss (previdenciaria)
6: falencia concordata
7: certidão da junta simplificada ( se for optante do simples para entrar com o recurso da lei 123)
8. certidão trabalista de debito tjs

qualquer coisa me mande um e-mail que te ajudo

@Oculto

LEONARDO  BALBI

Leonardo Balbi

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 10 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2014 | 08:52

Obrigado gente! As certidões necessárias estão todas especificadas no edital. Se eu esbarrar em alguma falo novamente com vocês.

Muito obrigado.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.