x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 10.015

Funcionário Pediu Demissão e não aparece para acerto. O que

Ericka  Maria

Ericka Maria

Prata DIVISÃO 4, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 10:17

Bom Dia,

Um Funcionário pediu demissão dentro do contrato de experiencia no dia 09/01 ficou agendado para ele comparecer na empresa para recebimento das verbas no dia 10/01 e até hoje ele não compareceu aqui. Os telefones de contato que ele deixou estão fora de área e a carteira dele está aqui na emrpesa.

Gostaria de saber como a empresa deve proceder para agir de forma legal.

Já me falaram para esperar os 30 dias de falta e dar abandono de emprego fazendo o depósito judicial para ele. Só que a carteira de trabalho dele está comigo então não sei se isso prejudicaria a empresa.


Aguardo.

Att.
Ericka

Sucesso é a constância do Propósito.
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 10:19

Você possui o endereço dele né? Mande uma carta com AR (aviso de Recebimento), solicitando o comparecimento dele na empresa para receber suas verbas rescisórias e para que seja devolvida a CTPS do mesmo.

É a melhor maneira de se resguardar de futuras reclamações.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
Carlos Henrique de Oliveira

Carlos Henrique de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Consultor(a) Tributário
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 10:21

Mande um telegrama com AR.

Você emitiu declaração de recebimento de documentação, com assinatura de ambos ?

Att.

"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes"
Carlos Drummond de Andrade

Fui útil ? Dê uma curtida na resposta ;)
Angélica Petry

Angélica Petry

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 10:27

Ericka acho melhor procurar um cartório e pedir para um oficial de Justiça ir até o endereço do funcionário, pode custar mais caro, mas é a maneira mais segura de provar que você realmente tentou entrar em contato com o funcionário. Por mais que as cartas podem chegar ao endereço do mesmo, ele pode alegar que foi outra pessoa que retirou e não o entregou.

At.

Angélica Petry
Ericka  Maria

Ericka Maria

Prata DIVISÃO 4, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 10:31

Letícia, eu possuo o endereço dele sim, e posso mandar um comunicado, só que estão dizendo que ele foi embora para o Rio de Janeiro.


Carlos Henrique, tenho a declaração de recebimento de carteira dele sim, ele assinou quando entrou na empresa.


Se eu mandar o comunicado e mesmo assim ele não comparecer na empresa para o acerto? Devo fazer depósito judicial para ele e ficar com a rescisao sem assinatura pendente aqui?


Aguardo.

Sucesso é a constância do Propósito.
GUILHERME DA SILVA

Guilherme da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 10:44

Ericka,

Se o empregado foi embora, pode sim mandar um ( AR ) para ele.

Alguém aonde ele morava entrará em contato com ele, assim resolvendo a situação.

Atenciosamente,

Guilherme Bruno da Silva

Regra N°1 Fórum Contábil : "Espaço de Discussão pública"


Patrícia Mattos Parnow

Patrícia Mattos Parnow

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 10:45

O melhor será enviar uma carta com AR mesmo.

Quanto ao depósito, você pode fazer uma ordem de pagamento no banco em que ele possui conta.

Atenciosamente,

Patrícia Mattos Parnow
Contadora
daiane

Daiane

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 09:17

você deve enviar a carta, e se tiver sindicato dessa categoria na sua cidade avise-os pois se o funcionário for lá reclamar podendo alegar que a empresa não o fez sua rescisão eles já estarão cientes.

A maior vitória não está sempre em ganhar, mais sim em nunca desistir.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.