x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 22

acessos 17.888

Givanaldo Fernandes Pereira

Givanaldo Fernandes Pereira

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2006 | 10:26

Olá pessoal, sou estudante de contabilidade, gostaria de tirar um dúvida sobre a correta encadernação do Livro Caixa.

Gostaria de saber de alguém que trabalha com programa contábil, como e feito a encadernação do Livro Caixa, quando a empresa possui as duas contas (caixa) e (banco c/Movimento)

Pois estou fazendo um trabalho num programa e quando peço pra imprimir o livro caixa de um certo mês a numeração das folhas da conta CAIXA é uma e da conta (BANCO) é outra,

Pergunto se pode ou não imprimir o Livro Caixa das duas contas (Caixa e Bancos).

Alguém poderia me esclarecer a respeito disso.

Desde já agradeço a todos

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2006 | 21:07

Oi Givanaldo
O ideal seria que você canalizasse todo o movimento de Bancos para o Caixa e desta forma, ter em uma única conta todo o movimento financeiro da empresa.

Quando você está mandando imprimir a Conta Caixa, na verdade está ordenando a impressão do (Livro) Razão desta conta.

A maioria dos programas contábeis permite que você imprima o Razão de duas ou mais contas, mas isto não significa que o movimento das contas envolvidas será mesclado como se fosse um único.

O que você conseguirá com isto é a continuidade da numeração de duas contas distintas, mas ainda assim serão duas contas em um só livro.

Vale dizer que sempre que necessitar demonstrar o movimento financeiro da empresa terá de fazer isto usando as duas contas.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 15 agosto 2006 | 00:37

Em tempo

De acordo com esclarecimentos prestados pela Receita Federal à época sobre a Lei nº 8.541/1992 (com relação às empresas tributadas com base no lucro presumido) e sobre o Simples (art. 7º da Lei nº 9.317/1996, art. 190 do RIR/1999 e questão 79 - Perguntas e Respostas - Boletim Central nº 55/1997):

a) não existe obrigatoriedade de registro do livro Caixa na Receita Federal ou em qualquer outro órgão ou repartição;

b) o livro deverá conter termos de abertura e de encerramento e ser assinado pelo contabilista responsável e pelo representante legal da pessoa jurídica.

A critério da empresa poderão ser utilizados os modelos de livro Caixa comercializados pelas papelarias ou adotar modelo próprio que atenda às suas necessidades.

Se a escrituração for feita por processamento de dados, os formulários deverão ser numerados seqüencialmente, mantida a obrigatoriedade de lavratura dos termos de abertura e de encerramento. Concluída a escrituração, os formulários deverão ser encadernados.

A escrituração deve ser feita sem espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transporte para as margens.

Considere que a dispensa da escrituração regular para as empresas citadas só ocorre no âmbito da Receita Federal.

MARCIO VITTI

Marcio Vitti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 13:57

Olá Pessoal, estou com duvida de como é lançado o movimento bancário no Livro Caixa? Por Exemplo a empresa faz pagamentos de Duplicatas Através de Débito de sua conta Bancária via internet. Se alguem tiver algo sobre movimento Bancário estarei grato.

Márcio Vitti
Camila Almeida

Camila Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2009 | 14:33

Olá Boa Tarde,

Gostaria de saber, se na hora da impressão do Livro Caixa, as contas de Caixa e Banco devem ser apresentadas juntas ou separadas? Pois não encontrei nenhuma legislação que abortasse esse assunto.

Desde já agradeço a atenção.

''As oportunidades da Vida são varias, mas os momentos inesqueciveis são Infinitos."
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2009 | 17:44

Boa tarde Camila,

Se você vai escriturar apenas o Livro Caixa, terá canalizada toda a movimentação dos Bancos nos quais mantenha conta, para o Caixa.

Assim, ao imprimir o livro, estará imprimindo apenas a conta Caixa onde estará implícita a movimentação bancária, pois duando você está mandar imprimir a Conta Caixa, na verdade está ordenando a impressão do Livro Razão desta conta

...

MARCIO VITTI

Marcio Vitti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2011 | 07:45

Bom dia a todos, estou com uma duvida qto ao lançamento no Livro Caixa:

A empresa efetuou uma compra no valor de R$ 30.000,00 e financiou em 36x através do Banco BNDES. Como eu faço o lançamento dessa compra no Livro Caixa??

grato

Márcio Vitti
MARCIO VITTI

Marcio Vitti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 13:09

Heloisa Motoki, Boa Tarde

Mais entao como eu só faço escrituração de Livro Caixa dessa empresa, eu tenho que dar a saida de dinheiro no caixa mensalmente dos pagamentos desse financiamento, isso é correto né!?

Obrigado pela atenção.

Márcio Vitti
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 15:19

Adalgisa
Boa tarde


Se a empresa for diferente de MEI deve ter contabilidade para atender a legislação comercial e precisa ter os livros diário e razao, sendo o diário registrado na junta comercial.

Para a MEI é dispensada ter contabilidade, mas pode ser registrado o livro onde a empresa foi aberta (junta ou cartorio).



Heloisa Motoki

Liane Vieira

Liane Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 01:48


gostaria de um esclarecimento:

uma dentista me entregou comprovantes de despesas, dos meses de agosto, setembro e outubro de 2010.

ela me entregou vários comprovantes do ano de 2011 para eu fazer o Livro Caixa de 2011.

pergunta, posso INCLUIR, essas despesas no Livro Caixa de 2011, nos meses de ago, set e out de 2011 ou não.

existe algo que me impeça ?

ou tenho q fazer 2 Livros Caixas, um de 2010 e outro de 2011


Liane




Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 11:49

Bom dia Liane, em relação ao seu questionamento, o livro caixa nada mais é que, a demonstração de saídas e entradas de fluxo, de dinheiro, no ato que elas acontecem. Ao meu entender, creio que o certo é a escrituração no momento que houve o desembolso ou a entrada de valores, assim, recomendo a escrituração em 2010 e 2011
Att.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2012 | 08:55

Liane
Bom dia


Para o cliente entender (e assumir os riscos) é importante que vc deixe informado que lançar as despesas em periodos diferentes dos executados pode afetar o calculo do imposto apurado mes a mes, essa diferença alem de ser penalizado caso seja detectado pelo agente fiscal ele fica passivel de multa e juros pelo tempo que deixou de recolher.

Nessas horas o órgão não vê os créditos eventualmente que seriam gerados em outros meses ele so enxerga débitos e na duvida lança na conta corrente do contribuinte.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.