x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 5.108

Receita de Serviços x Serviços Tomados

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 10:34

Bom dia,

Estou com uma dúvida na conta razão que deverei usar para lançar os serviços prestados e tomados:
exemplo 1:A empresa prestou um serviço de R$ 1000,00 logo:

D caixa/banco (AC)
C Serviços (R)

exemplo 2: A empresa para conclusão do seu serviço tomou serviço de outra empresa no valor de R$ 300,00

D Serviços (R)
C caixa/banco (AC)

Devo utilizar somente um razonete para as contas de serviços (prestados e tomados), pois na DRE não vai aparecer o valor total das receitas, vai aparecer o valor remanescente da diferença da receita de serviços pelos serviços tomados. Seguindo o exemplo R$ 700,00.
Não sei se está correto dessa forma.
Alguém pode me tirar essa dúvida.





KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 10:37

Tcheler,

Os serviços prestados devem ser informados em uma conta de Receita - Ex - Serviços prestados a vista (ou a prazo).

As despesas ou serviços tomados, devem ser lançados em conta de custo ou despesas. - Ex - Despesas com ......

Assim ao emitir a DRE, o valor dos serviços prestados estarão evidenciados corretamente.

O lucro ou prejuízo será apurado de acordo com o valor total das receitas contra as despesas.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 13:59

Kleber,

Entendi, você saberia me informar qual despesa se adequaria melhor para minha situação( desp.adm/desp gerais), vendo que esta despesa se trata do seguinte:
Meu cliente faz a arte gráfica e quem confecciona os (calendários, cartões,etc) é uma gráfica, a mesma emite uma nota fiscal de serviço para meu cliente.

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 15:05

Ele no caso trabalha por encomenda, só faz a quantidade que o cliente dele solicita! ele fecha o orçamento do serviço com o cliente dele e depois solicita pra gráfica confeccionar pois não tem maquinários pra isso! ele não compra pra manter em estoque e revender!

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 15:29

Tcheler,

Pelo que entendi, ele faz o orçamento do valor total do serviço correto?

Ele deve ganhar algum valor em cima do trabalho da gráfica correto?

Sendo assim, as notas são um custo do serviço prestado.

Devem ser lançadas no custo, pois influem diretamente no serviço prestado do seu cliente.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 16:39

Entendi Kleber,


Só mais uma dúvida, esse lançamento ficaria como? em contra partida com o caixa?

ex:

D Custo Prestação Serviço
C Caixa

No caso das empresas que compram e vendem nós apuramos o CMV que é igual ao estoque inicial mais as compras e menos o estoque final, no caso das empresas de serviços como seria a formula??

desde já obrigado pela atenção!

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 16:50

3. CUSTO DOS SERVIÇOS VENDIDOS (CSV)



Numa empresa de serviços, a sistemática será semelhante à anterior, sendo a fórmula:



CSV = Sin + (MO + GDS + GIS) – Sfi



Onde:


CSV = Custo dos Serviços Vendidos

Sin = Saldo Inicial dos Serviços em Andamento

MO = Mão de Obra Direta aplicada nos serviços vendidos

GDS = Gastos Diretos (locação de equipamentos, subcontratações, etc.) aplicados nos serviços vendidos

GIS = Gastos Indiretos (luz, mão de obra indireta, depreciações de equipamentos, etc.) aplicados nos serviços vendidos

Sfi = Saldo Final dos Serviços em Andamento


Fonte:http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custovendas.htm

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.