x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 3

acessos 2.528

Auditoria Contábil - Diagnóstico

Michelle Costa Alves

Michelle Costa Alves

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Custos
há 10 anos Sábado | 25 janeiro 2014 | 16:10

Olá caros colegas,

Gostaria de saber se podem me ajudar na seguinte questão: Fui contratada para reestruturar o departamento de Custos em um Hospital Filantrópico, mas verifiquei que o setor está trabalhando isolado da Contabilidade, mas o Hospital possui um sistema integrado que permite que o módulo de custos, leias os arquivos gerados na Contabilidade, mas parece que a Contabilidade é muito "lenta", aí o setor de custos acaba pegando as informações direto do Estoque e do Financeiro por exemplo, gostaria de saber qual seria a melhor forma para auditar a contabilidade no que diz respeito a "estrutura" adotada, tempos de trabalho, ferramentas de conciliação utilizada, para que eu possa negociar prazos para gerar as informações e conciliações adequadas para que o custo possa usar essas mesmas informações e fechar ambos em datas semelhantes, pois gostaria que a contabilidade pudesse de início fechar até o oitavo dia útil, hoje ela fecha dia 25 de cada mês, podem me orientar?

Abraços

Michelle Costa Alves
Administradora/Controladoria
Guilherme Castaldini

Guilherme Castaldini

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 11:10

Bom dia, Michelle!!

Quando damos assessoria aqui pelo escritório em outras empresas que possuem a contabilidade interna, orientamos sempre para eles andarem em dia com o Financeiro. É claro que eles vão alegar que isso é "quase impossivel", pois vão falar que o financeiro demora para liberar os documentos e etc, mas se você precisa dessas informações até o oitavo dia útil, você precisa orienta-los na melhor forma de lançar a contabilidade para ficar em dia. Precisa ver quais documentos chegam primeiro para eles e quais demoram mais para chegar, e orienta-los a lançar esses documentos assim que chegarem para eles e ficarem cobrando os outros departamentos para liberarem documentos.
A contabilidade sim é uma ferramenta para tomada de decisões e não o financeiro, e eles tem que ter isso em mente.

Contador na empresa Escritório Jóia Contabilidade & Assessoria


https://www.instagram.com/joiacontabilidade/
Michelle Costa Alves

Michelle Costa Alves

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Custos
há 10 anos Sexta-Feira | 31 janeiro 2014 | 12:54

Guilherme vc por acaso teria algum material de conciliação contábil? Pois hoje percebi que é algo que preciso implantar. Fico no agaurdo. Obrigada.

Michelle Costa Alves
Administradora/Controladoria
Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 08:22

Olá Michelle,

Você poderia esclarecer o que exatamente relacionado a conciliação contábil precisas? Precisa de tabelas, procedimentos, guias?

Bem, relacionado a sua questão de auditar a contabilidade e seus processos existentes acho que posso lhe ajudar um pouco.

Clique Aqui e baixe um kit de checklists de auditoria que disponibilizo em meu site. Poderá utilizar em algumas áreas como caixa e bancos, clientes, imobilizado, etc.

Não sei o quanto pode te ajudar mas uma "luz" já consigo lhe passar...

Qualquer dúvida estou a disposição!

Att,

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.