x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.255

Reclassificação

Nathaly Furian

Nathaly Furian

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 15 agosto 2006 | 12:44

Por que a razão da reclassificação de duplicatas descontadas que vem nas demonstrações financeiras publicadas como redutora de duplicatas a receber e que grande parte dos analistas as reclassificam para o passivo circulante

Deis de ja agradeço !


Boa tarde

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 15 agosto 2006 | 21:22

Oi Nathaly

Como o próprio nome da conta sugere, o desconto de duplicatas consiste na transferência dos títulos ao banco, mediante endosso ao portador, com a antecipação dos numerários. Em outras palavras, o Banco adianta o valor das duplicatas que temos para receber em uma operação denominada Desconto de Duplicatas.

Naturalmente o banco cobra uma taxa calculada em função do número de dias que faltam para que os títulos sejam liquidados

Nesse tipo de operação a empresa endossante fica responsável pela liquidação de tais títulos descontados e a responsabilidade só desaparece com a quitação pelo devedor, caso isso não ocorra à empresa resgata o título mediante o pagamento do capital adiantado pelo banco.

Conclui-se pelo acima exposto que:
1 - Se o devedor do titulo não o liquidar no vencimento a empresa tem a obrigação de reembolsar o Banco.
2 - Quando a empresa descontou o titulo no Banco, endossando-o a favor deste, transferiu o direito de cobrança, e só voltará a ser o credor daquele título se tiver de reembolsar o banco pelo adiantamento recebido.

Agora fica fácil de entender porque devemos demonstrar a Conta Duplicatas Descontadas (já recebidas) como redutora da conta Duplicatas a Receber.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.