Contábeis o portal da profissão contábil

19
Set 2014
10:50

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


Rais 2014 *** Ano Base 2013

414   respostas
33.699   acessos
  

mostrando página 1 de 15

POSTS RELACIONADOS

Vânia Z R Campos

Moderador

postada em: Quinta-Feira, 30 de janeiro de 2014 às 09:11:34
Bom dia,

Tópico criado para centralizar as dúvidas sobre a Declaração da RAIS 2014, Ano base 2013.

O prazo de entrega da declaração inicia-se no dia 20 de janeiro de 2014 e termina no dia 21 de março de 2014, conforme Portaria nº 2072, publicada no Diário Oficial em 03/01/2014.

Links para consulta/downloads:

http://www.rais.gov.br/

http://www.rais.gov.br/rais_sitio/download.asp

Manual disponibilizado anexo ao tópico!

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

A partir de 2014, todos os estabelecimentos ou arquivos que possuírem 11 ou mais vinculos empregatícios deverão transmitir a declaração utilizando um certificado digital válido padrão ICP Brasil. A obrigatoriedade também inclui os órgãos da Administração Pública.
Para a transmissão da declaração da RAIS de exercícios anteriores, com empregado, também será obrigatória a utilização de certificado digital, inclusive para os órgãos da Administração Pública.
A entrega da declaração é obrigatória e o atraso na entrega está sujeito a multa conforme previsto no ART. 25 da Lei nº 7.998, de 11/01/1990.


Att,

Vânia Z R Campos
"Respeite as Regras do Fórum"

ver Anexos (1)

Ygor Queiroz

Usuário Estrela Nova

postada em: Quinta-Feira, 30 de janeiro de 2014 às 10:41:27
Bom dia,

Bom, já estou com a maioria das minhas empresas com a RAIS enviada, porém, duas delas estão dando erros que eu não estou conseguindo enviar.

Uma delas contém 11 funcionários e é necessário transmitir com o certificado digital, quando vou transmitir só aparece o "G" de gravado e não o "G - C" que indica que precisa do certificado digital, já tentei enviar usando o certificado e com a ausência dele e sempre aparece a seguinte mensagem: Declaração Inválida. Motivo: 2701: Resultado da validação indica a obrigatoriedade de certificado. Alguém sabe me informar o por que disso? E como resolve?

Outra empresa tem 37 funcionários e fiz todo o procedimento corretamente, quando coloco a senha do certificado digital aparece a seguinte mensagem: Erro ao assinar declaração. O tamanho mínimo da chave privada deve ser de 2048 bits. Alguém sabe me informar como resolve?

ver Anexos (1)

Vânia Z R Campos

Moderador

postada em: Quinta-Feira, 30 de janeiro de 2014 às 10:50:02
Bom dia Ygor Queiroz,

No link a seguir aparecem algumas mensagens de erros e soluções. Veja se te ajuda:

http://www.rais.gov.br/RAIS_SITIO/AnalisaCertificado.asp.

Att,

Vânia Z R Campos
"Respeite as Regras do Fórum"

ver Anexos (1)

Ygor Queiroz

Usuário Estrela Nova

postada em: Quinta-Feira, 30 de janeiro de 2014 às 14:10:26
Eu vi esse link Vânia, mas nada aí me ajuda. Ainda fico no aguardo de alguém que possa ter a solução.

ver Anexos (1)

Vânia Z R Campos

Moderador

postada em: Quinta-Feira, 30 de janeiro de 2014 às 14:48:11
Ygor uma dica é você verificar se está com a versão atual do GDRAIS.
Foi disponibilizada uma nova versão dia 28/01 "GDRAIS 2013 VERSÃO 2013.4.2.10 ATUALIZADA EM 28/01/2014".

Veja: http://www.rais.gov.br/RAIS_SITIO/download.asp#gdraisjava.

Att,.

Vânia Z R Campos
"Respeite as Regras do Fórum"

ver Anexos (1)

Elis Camatta Cecato

Usuário Iniciante

postada em: Sexta-Feira, 31 de janeiro de 2014 às 09:46:51
Bom dia ,
estou com um pequeno probleminha na RAIS.
Estou importando as empresas do sistema que eu uso para o Programa da RAIS, qndo vou importar, eu não consigo visualizar todas as que importei. A Janelinha que abre dentro do programa da RAIS é pequena, e não consigo descer para ver as demais empresas, e nem expandi-la.
Alguém poderia me dar uma luz do que fazer ????? rs

Obrigada.

ver Anexos (1)

Francisco Rabelo Junior

Usuário Frequente

postada em: Sexta-Feira, 31 de janeiro de 2014 às 15:46:15
boa tarde,

por aqui tivemos problemas mas re-instalamos o java aliado ao que a colega Vânia postou em
30/01 e deu certo.

abcs!
Francisco

ver Anexos (1)

Vânia Z R Campos

Moderador

postada em: Sexta-Feira, 31 de janeiro de 2014 às 15:50:46
Boa tarde pessoal,

Exatamente Francisco, pelo que percebi as primeiras versões dos arquivos estão todas com problemas, como todo ano acontece.
Recomendo atualizar tanto o GDRAIS quanto o java, disponibilizados por ultimo.

Att,

Vânia Z R Campos
"Respeite as Regras do Fórum"

ver Anexos (1)

Roberto Pereira

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 6 de fevereiro de 2014 às 13:29:42
Quando uso a opação "gravar" onde vaia data da geração, exibe uma janelinha com a mensagem " o arquivo não contém páginas", é assim mesmo? A empresa só tem 1 funcionário.

ver Anexos (1)

Francisco Rabelo Junior

Usuário Frequente

postada em: Quinta-Feira, 6 de fevereiro de 2014 às 14:48:54
Roberto Pereira boa tarde,

abra sua rais, click na empresa que quer consultar e veja que em baixo no canto a esquerda esta escrito "vinculo". veja se o funcionário esta ali cadastrado.
Você deve ter extraído um Relatório de Importação de Dados 2013 e em seguida o protocolo de entrega via internet ano base 2013 com o numero CREA.
Não me recordo desta mensagem mas se você conseguiu os passos acima, pronto conseguiu enviar, mas ..... Atenção:
Os Recibos de Entrega das declarações serão disponibilizadas para impressão, 5 dias úteis após a transmissão do arquivo, nos endereços eletrônicos: http://www.rais.gov.br e http://www.mte.gov.br - opção 'Impressão de Recibo'.

O número CREA constante no protocolo, será imprescindível para impressão do recibo pela Internet.

se entendi sua duvida é esta minha interpretação para o seu caso, mas creio ja deva ter solucionado.

abcs!
Francisco

ver Anexos (1)

Roberto Pereira

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 6 de fevereiro de 2014 às 16:24:30
Obrigado Francisco pelas informações.

Deu tudo certo, já fiz a transmissão.

ver Anexos (1)

Carlos Valdenei

Usuário Iniciante

postada em: Sexta-Feira, 7 de fevereiro de 2014 às 10:06:26
PRAZO PARA ENTREGA DA RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS - RAIS

Conforme recente Portaria nº 2.072 publicada no Diário Oficial da União, o prazo para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, ano-base 2013, iniciou-se no dia 20 de janeiro e terminará em 21 de março de 2014.

A RAIS é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para o controle da atividade trabalhista no país. Dentre diversas conveniências, é mediante esta declaração que o Governo promove estatísticas do trabalho, controle dos registros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS e identificação dos trabalhadores que têm direito ao recebimento do abono salarial (PIS/PASEP).

Para este ano, especialmente quanto à forma, a entrega da declaração apresenta algumas mudanças, pois todos os estabelecimentos e arquivos que possuam 11 ou mais vínculos empregatícios deverão transmitir a declaração da RAIS utilizando um certificado digital válido, emitido de acordo com as regras da Infraestrutura de Chaves Públicas e Privadas - ICP Brasil.

As declarações poderão ser transmitidas com o certificado digital de pessoa jurídica, emitido em nome do estabelecimento, ou com certificado digital do responsável pela entrega da declaração, sendo que este pode ser um Cadastro de Pessoa Física - CPF ou um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, conforme artigo 3º da Portaria nº. 2.072/13.

Importante ressaltar que o uso da certificação digital na transmissão da declaração da RAIS tornou-se obrigatório a partir do ano-base 2011, porém a obrigatoriedade se assentava apenas para os estabelecimentos com 250 ou mais vínculos empregatícios. A partir deste ano será facultativa a declaração por meio de certificação digital apenas para estabelecimentos que possuam até 10 vínculos empregatícios ou para RAIS negativa.

Para a entrega da declaração faz-se necessário o envio por meio da Internet – mediante utilização do programa gerador de arquivos da RAIS – GDRAIS2013, disponível nos endereços eletrônicos http://portal.mte.gov.br/rais/ ou http://www.rais.gov.br/- excepcionalmente, não sendo possível a entrega da declaração pela Internet, o arquivo poderá ser entregue nos órgãos regionais do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, com a devida apresentação de justificativa.

Para realizar exclusões de arquivos ou retificações de informações sem multa é preciso que estas ocorram dentro do prazo já estabelecido, ou seja, 21 de março de 2014.

Cumpre destacar que o empregador que não entregar a RAIS no prazo previsto, omitir informações ou prestar declaração falsa ou inexata, ficará sujeito à multa prevista no art. 25 da Lei nº. 7.998 de 11 de janeiro de 1990, a ser cobrada em valores monetários a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 por bimestre de atraso, contados até a data de entrega da RAIS respectiva ou da lavratura do auto de infração. Na hipótese de lavrado o auto de infração a multa sofrerá um acréscimo de até 20%, conforme número de funcionários e por critério definido pela autoridade julgadora.

Por fim, o Recibo de Entrega deverá ser impresso em cinco dias úteis após a entrega da declaração, mediante o acesso aos endereços eletrônicos (http://portal.mte.gov.br/rais ou http://www.rais.gov.br) e escolha da opção “Impressão de Recibo”.

Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

ver Anexos (1)

Luan de Moraes Marques

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 7 de fevereiro de 2014 às 10:59:08
Bom dia, estou exportando rais de uma empresa, e tem alguns erros, 0040 - constante- preenchimento com informação invalida, 2600- contribuição associativa - cnpj deve ser informado quando a empresa é filiado a sindicato, 0010 - tipo de controle de ponto é de preenchimento obrigatorio, 2384 - contribuição associativa - para empregado sindicalizado informar obrigatoriamente o cnpj da entidade sindical beneficiaria.

ver Anexos (1)

Rute Costa Souza

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 7 de fevereiro de 2014 às 12:52:28
Bom dia, estou com uma duvida ,uma funcionária que passou todo o ano de 2013 de 01 janeiro a 31 de dezembro encostada pelo INSS eu devo declara - la na rais de 2013? o sistema da rais não permite funcionários com salários zerados o que eu faço?

ver Anexos (1)

postada em: Sexta-Feira, 7 de fevereiro de 2014 às 16:06:38
Boa Tarde, gostaria de saber como informar no campo salário contratual de um funcionário que foi contratado ganhando somente comissão, a carteira de trabalho dele é registrada da seguinte forma 8% de comissão, o salário dele varia todo mês. Lanço o ultimo salário? média? salário base da categoria mesmo não constato do contrato de trabalho dele? Fico grata se alguém me responder.

ver Anexos (1)

Vânia Z R Campos

Moderador

postada em: Sexta-Feira, 7 de fevereiro de 2014 às 16:25:35
Olá Luan

Conseguiu resolver a questão? Basta preencher corretamente as informações solicitadas referentes ao Sindicato (Página 22, Manual RAIS anexo);


Olá Rute,


Você precisa informar o afastamento, e colocar que foi de 01/01 a 31/12, assim o programa permite salário zerado (Página 30, Manual RAIS anexo);


Olá Lucieny,

Para empregado cujo salário é pago por comissão ou por diversas tarefas com remunerações diferentes, deve-se informar a média mensal dos salários pagos no ano-base (Página 27, Manual RAIS anexo);

Lembrando que encontra-se em anexo neste tópico, o Manual da RAIS 2013 e todas as dúvidas podem ser facilmente esclarecidas nele.


Att,

Vânia Z R Campos
"Respeite as Regras do Fórum"

ver Anexos (1)

Ariara Rodrigues dos Santos

Usuário Frequente

postada em: Segunda-Feira, 10 de fevereiro de 2014 às 15:21:17
Boa Tarde Galera estou enviando a Rais e a ultima me apareceu o seguinte erro:

2408: ERRO: CPF já informado para outro PIS/PASEP.
Como resolver esse caso?

ver Anexos (1)

Daniele Tisuky

Usuário Frequente

postada em: Segunda-Feira, 10 de fevereiro de 2014 às 16:32:16
Boa tarde,
Alguém poderia me ajudar.

Estou com uma dúvida na Rais, a respeito do salário contratual.

O salário que o meu sistema informa é o salário pós dissídio a data base é 10/2013 porem saiu a convenção somente em 12/2013, paguei as diferenças em janeiro/2014, a dúvida é qual o salário contratual correto uma vez que estão todos com alterações em 10/2013 o que realmente foi pago é o salário inferior. EX: salário : 700,00 com o dissídio o salário foi para 752,00 o que realmente paguei 700,00, o contratual seria 700,00 ou 752,00 o meu sistema puxa 752,00 porem me volta o aviso que o valor da remuneração é menor que o valor do salário base.

ver Anexos (1)

Fabiana Bento Pereira

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 10 de fevereiro de 2014 às 17:45:18
Prezados.
Preciso informar numa RAIS uma funcionária, que por ser educadora e trabalhar 22 horas semanais, tem dois contratos com a mesma empresa.
Um contrato para o período da manhã e outro a tarde. O programa da RAIS não permite o cadastro novamente, pois as informações de admissão, salário e CBO são as mesmas.
Gostaria de saber se alguém sabe se posso somar o valor dos salários e as cargas horárias (lançando 44h e não 22h) ou se preciso lançar os dois vínculos separados e como fazer isso.

Desde já agradeço a atenção.

Fabiana

ver Anexos (1)

Roberto Alves Ferreira

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 10 de fevereiro de 2014 às 21:29:06
Boa noite pessoal,

Estou tentando gerar o arquivo para envio da RAIS ano base: 2013 pelo sistema Contmatic Folha Phoenix, mas esta dando um ERRO como: CDS MUNICIPIOS: MISSING DATA PROVIDER OR DATA PACKET (CDS municípios: FALTA Provedor de dados ou pacote de dados) alguém poderia me ajudar em solucionar este erro.

Obrigado!
Roberto

ver Anexos (1)

Kelry Almeida

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 10:13:19
Bom dia!!!!
Estou com problemas na importação da Rais, aparece a seguinte mensagem:
'' A importação não poderá ser realizada, o arquivo não atende as especificações definidas para ano base.''
alguém está com este mesmo problema?

Que tudo seja para a Glória de Deus.

ver Anexos (1)

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 10:29:08
Bom Dia,

Tenho algumas empresas que vieram no final do ano passado para minha contabilidade
para a entrega da rais eu preciso preencher todas os meses anteriores?? Ou posso entregar
só com os valores que tenho desde que a empresa entrou?

Obrigada.

ver Anexos (1)

Vânia Z R Campos

Moderador

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 10:30:10
Bom dia Pessoal,

Kelry,

Problemas na atualização do seu programa de folha de pagamento. Entre em contato com seu suporte.

Roberto e Ariara,

Na sala de Tecnologia Contábil tem um tópico disponível sobre possiveis erros do GDRAIS.

Fabiana e Daniele,

Já tentaram consultar o Manual Rais diponível neste tópico para download? Páginas 28 e 34.

Att,

Vânia Z R Campos
"Respeite as Regras do Fórum"

ver Anexos (1)

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 11:23:11
Bom Dia!!

Estou fazendo a entrega das declarações porém ao entrar na parte
dos funcionários esta constando os seguintes avisos:
nº 2405- A remuneração informada no mês de desligamento não corresponde ao total de dias trabalhados
nº 2368- Atenção! O valor da remuneração informado no mês de Janeiro é menor que o valor do salário contratual informado.

Me ajudeeem!!!

Obrigada,

ver Anexos (1)

Vânia Z R Campos

Moderador

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 11:32:44
Bom dia Kamille,

São apenas avisos, não impedem a Transmissão da Declaração. Confirme se os valores estão corretos e prossiga.

Att,

Vânia Z R Campos
"Respeite as Regras do Fórum"

ver Anexos (1)

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 11:42:57
Obrigada! Vânia!!!

E quanto as empresas que entrar aqui para contabilidade no final do ano?? eu mando conforme
as informações que eu tenho aqui, ou preciso preencher os meses anteriores manuais?

Att,
Kamille

ver Anexos (1)

Ariara Rodrigues dos Santos

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 11:45:41
Bom dia Galera estou com o seguinte erro 2408- cpf já informado para outro Pis/Pasep como resolver essa questão?

ver Anexos (1)

Daniele Tisuky

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 11:56:05
Boa tarde Kamille mas eu já tinha olhado no Manual e realmente não responde a minha dúvida, pois é uma situação diferente o salário não bate como o que foi pago.

ver Anexos (1)

Delaine Oliveira

Usuário 4 Estrelas Novas

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 12:23:01
Pessoal boa tarde. não estou conseguindo baixar a nova versão da RAIS. Alguém pode ajudar??

Se viver requerer coragem então, VIVA para ser FELIZ e NÃO para viver em VÃO ! ..
#Charlie Brown Jr.

ver Anexos (1)

Luciana Dias Barros

Usuário 4 Estrelas de Prata

postada em: Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2014 às 12:25:37
Oi Dalaine.
Qual o erro que está dando?

At.

ver Anexos (1)


mostrando página 1 de 15

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.82 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César