x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 182

acessos 100.913

Rais 2014 *** Ano Base 2013 *** ERROS

rosana marques cardozo

Rosana Marques Cardozo

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 17:43

Boa tarde!

Já completei a Rais e imprimi a declaração, conferindo notei que não foi impressa a informação sobre o sistema de controle de ponto, no nosso caso é 02 - estabelecimento adotou ponto manual. Apesar de não constar no relatório aparece a informação na tela.
Isso já aconteceu com alguém?
Posso transmitir apesar de não estar impressa um informação que consta no arquivo?

Natalina Aparecida Vieira Bueno

Natalina Aparecida Vieira Bueno

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 09:07

Estou tentado transmitir a RAIS 2013/2014 com Certificado Digital e dá o seguinte erro:

"Certificado Digital (CNPJ/CPF) incompatível com o CNPJ/CPF do Responsável pela Declaração."

Entrei em contato com a SERPRO através do 0800-7282326 me enviaram email com a seguinte resposta:

"Os campos referentes ao responsável pela declaração devem ser preenchidos com os dados do titular do certificado, seja CNPJ ou CPF.
Esta é uma determinação do Ministério do Trabalho.
Por favor, verifique se os dados do responsável estão preenchidos com os dados do titular do certificado. "

Detalhe: eu já tinha feito tudo isso e refiz. Agora exclui tudo e refiz e continua o mesmo erro.

Se alguém souber de alguma solução, por favor me informe.

Natalina

NATALINA APARECIDA VIEIRA BUENO
GIVANILDO BRAZ DE CAMPOS

Givanildo Braz de Campos

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 09:47

Olá bom dia

Estou com dificuldade em transmitir o arquivo RAIS. Aparece a seguinte mensagem: Erro ao assinar declaração. org. bouncycastle. cms.CMSException: error creating signature.

Meu certificado está dentro do prazo de validade e foi renovado recentemente. Todos os precedimentos que exigem Certificado Digital eu consigo realizar sem problemas, somente o envio do arquivo RAIS que dá esse erro. Nota: o programa lê normalmente o certificado, inclusive pede a senha PIN.

Quem tiver o mesmo erro ou tem alguma solução que possa me ajudar eu agradeço.

Muito obrigado

Simone Wilhelm Braganholo

Simone Wilhelm Braganholo

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 10:09

Tenho ERROS na RAIS 2013-4.4,

fui em ANALISAR ARQUIVO RAIS

ERRO:

registro tipo zero ( abertura do arquivo)
0010 - data nascimento responsável é de preenchimento obrigatório

0540- As porcentagens do PAT não foram informadas


onde arrumo isso ??

é minha primeira vez que faço, preciso ajudinha

obrigada
Simone

rosana marques cardozo

Rosana Marques Cardozo

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 12:29

Simone,
Com o programa GDRais aberto, mas com a declaração fechada. Lá em cima na aba Informações > Dados do Responsável > você precisa informar os dados da Pessoa Jurídica e também os dados da Pessoa Física (no caso da empresa em que trabalho é o Contador) .
Os dados são nome, CPF data de nascimento e E-mail.

Já com relação a PAT. Abra a declaração e veja se você marcou participante PAT.
No meu caso, a empresa não é participante, eu marquei 'não' e todos os dados relacionados a PAT aparecem sombreados. Não há nada a informar.

Se a sua empresa participa é necessário preencher os campos relacionados.

Espero ter ajudado.

Mara Marinho

Mara Marinho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 08:18

boa tarde!
ja procurei em outros topicos e nao encontrei a resposta

erro ao importar a RAIS
sequencia = 8
1320 - Total de registros tipo 2 do arquivo não confere com o total informado.

alguem sabe como resolver

desde ja agradeço

Haeckel Nogueira

Haeckel Nogueira

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 15:10

agora esta constando erro no transmitir


ERRO AO ASSINAR A DECLARAÇÃO PRIVATE KEY IS NULL

que isso ?

atenciosamente
Simone


Estou com o mesmo problema, e o token já se encontra-se no computador, alguém sabe como resolver?

rosana marques cardozo

Rosana Marques Cardozo

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 16:21


Boa Tarde!

Alguém já transmitiu a Rais?

Já completei a Rais e imprimi a declaração, conferindo notei que não foi impressa a informação sobre o sistema de controle de ponto, no nosso caso é 02 - estabelecimento adotou ponto manual. Apesar de não constar no relatório aparece a informação na tela.
Isso já aconteceu com alguém?
Posso transmitir apesar de não estar impressa um informação que consta no arquivo?

Aguardo retorno.

Abs,

PAULO VITOR SOARES DOS SANTOS

Paulo Vitor Soares dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Gerente
há 10 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 08:20

Bom Dia,
Alguém esta com este erro no momento da instalação GDRAIS no computador
Could not find Java SE Runtime Environment, se desinstalei java, atualizei versão
se pode ajudar agradeço.

Eduardo Silva Carmo

Eduardo Silva Carmo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 14:24

Boa tarde

Apos a transmição da Rais da empresa que trabalho, verifiquei que existiam alguns campos que estavam preenchidos de forma errados e/ou nao preenchidis. posso fazer alguma reitificação ?? Existe alguma multa?

Att.
Eduardo

ISMAEL SOUZA

Ismael Souza

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 15:29

No meu caso fui gerar o arquivo para transmitir apareceram alguns alertas, mas nada que impede a transmissão. Eu tenho umas empresas aqui que o salario dos funcionarios foi aumentado em novembro, ai aparecem alertas quanto a isso, sera que tem algum problema mandar assim?

Mael, Ju, Nicoly, Nicolas e Nathiely.

67 9131 1428
67 8187 6435
67 9967 6069
Família, um projeto de Deus.

#JuntosPeloReino

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

"Manifestando o Reino de Deus"


Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 09:31

Bom dia Pessoal,
Vou tentar responder algumas dúvidas:

Ismael Antonio de Souza

Se a informação está correta fique tranquilo, pode transmitir.

Eduardo Silva Carmo

Sobre Retificação acesse: http://www.rais.gov.br/rais_sitio/retificacaoprazo.asp.

Paulo Vitor Soares dos Santos

Esse erro é sobre o Java, veja as instruções aqui: http://www.rais.gov.br/RAIS_SITIO/rais_ftp/Roteiro_Versao_Java.pdf.

Rosana Marques Cardozo

Esta informação deveria aparecer na declaração. Confirme se de fato ela foi preenchida.

Haeckel Nogueira / Simone Wilhelm Braganholo

Link com orientações para mensagens de erro: http://www.rais.gov.br/RAIS_SITIO/duvidas_raisnet.asp.

Lucas Carvalho Vilhalba

Está usando a versão mais recente?

Luan de Moraes

Empregado doméstico não deve ser relacionado na RAIS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Bruno H. Santana

Bruno H. Santana

Prata DIVISÃO 2
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 14:07

Boa tarde,
Estou com um erro no envio da declaração com certificado digital, e vi que outros colegas do tópico também descreveram esse mesmo problema:

"Certificado Digital (CNPJ/CPF) incompatível com o CNPJ/CPF do Responsável pela Declaração."

Ainda não achei nenhum comentário com algum tipo de solução para esse problema, ressaltando que já verifiquei, e os dados dos responsáveis são os mesmo!

Se alguém souber a solução!

ADRIANO DUIA PARAISO

Adriano Duia Paraiso

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 14:45

Os dados que constam como responsável pela declaração (o botão com um balãozinho na barra superior do programa da RAIS) é o mesmo do certificado?
Ou seja, se o responsável pela informação que consta na RAIS é Contabilidade Ltda, CNPJ 11.111.111/0001-11 ou certificado é do mesmo Contabilidade Ltda, CNPJ 11.111.111/0001-11?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 14:56

Boa tarde Bruno,

Esse erro ocorre quando o certificado digital é de pessoa (física ou jurídica) diferente do informado no cadastro do responsável pelas informações.

Exemplo:

Se você informa o contador João Pereira com responsável pelas informações, o certificado digital deverá ser o do João Pereira.
Mas se você informar que o responsável pelas informações é a empresa Contabilidade SA o certificado digital deverá ser o da Contabilidade SA.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Rosilene Giacomel

Rosilene Giacomel

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 08:48

Bom dia, estou com o mesmo problema que o Haeckel e a Simone, e o suporte tanto no fone 0800 como no email não sabem o que dizer. Alguem ja conseguiu resolver isto. ERRO AO ASSINAR A DECLARAÇÃO: PRIVATE KEY IS NULL.

ADRIANO DUIA PARAISO

Adriano Duia Paraiso

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 09:03

Bom dia, estou com o mesmo problema que o Haeckel e a Simone, e o suporte tanto no fone 0800 como no email não sabem o que dizer. Alguem ja conseguiu resolver isto. ERRO AO ASSINAR A DECLARAÇÃO: PRIVATE KEY IS NULL.


Esse erro ocorre quando o certificado não está na maquina ou está vencido. Na maquina de um amigo meu estava dando esse erro, e no caso estava faltando instalar as cadeias de certificado na maquina onde está o certificado. Eu baixei todas as cadeias para o certificado A3 padrão V2 que achei (CEF, SERPRO, CERASA). Lá deu certo.

Alex Roberto de Jesus

Alex Roberto de Jesus

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 22 fevereiro 2014 | 11:36

Bom dia,

Estou vendo alguns casos iguais ao meu no fórum sem resposta:

ERRO AO ASSINAR DECLARAÇÃO. PRIVATE KEY IS NULL.

E as repostas tanto dos usuários, dos moderadores, e no site da RAIS não estão resolvendo, fiz uma consulta ao Serpro e ainda não tive retorno, se conseguir resolver vou postar a resposta aqui.

A unica forma que consegui transmitir foi utilizando a certificação da empresa, no caso essa empresa tinha uma certificação, mas as que estou tentando enviar com a minha certificação não da certo.

E só para constar minha certificação funciona perfeitamente, não está vencida, nem fora dos padrões já que é do SERPROFR v3.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 08:44

Bom dia Alex,

Na declaração você está preenchendo como Responsável sua Empresa/Escritório? A mesma do certificado?

É como mencionei acima:

Se você informa o contador João Pereira com responsável pelas informações, o certificado digital deverá ser o do João Pereira.
Mas se você informar que o responsável pelas informações é a empresa Contabilidade SA o certificado digital deverá ser o da Contabilidade SA.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Grasielle Andrade

Grasielle Andrade

Bronze DIVISÃO 4, Gerente
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 10:37

Bom dia!
Quero compartilhar com vocês um problema que eu tive para abrir o programa da GDRAIS 2013 dava a seguinte mensagem "O WINDOWS
NÃO PODE ENCONTRAR "JAVAW". CERTIFIQUE-SE DE QUE O NOME FOI DIGITADO CORRETAMENTE E TENTE NOVAMENTE ". Encontrei a solução neste link: www.rais.gov.br Espero que possa ajudar alguém.
Agradeço imensamente aos responsáveis e a todos que colaboram com este fórum, relatando seus conhecimentos, porque sempre me ajudam muito.



Claudio Ferreira de Souza

Claudio Ferreira de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 13:42

Boa Tarde Grasiele

"O WINDOWS NÃO PODE ENCONTRAR "JAVAW". CERTIFIQUE-SE DE QUE O NOME FOI DIGITADO CORRETAMENTE E TENTE NOVAMENTE ".


Esse erro ocorre porque vc não tem o java instalado em teu computador, para instalar a ultima versão acesse http://www.java.com click em download do java após fazer o download faça a instalação.
Porém se seu windows for 64 bits, vc deverá no link que fica na mesma pagina "Não é o sistema operacional correto? Veja todos os downloads do Java. "
e escolha windows off-line e faça a instalação.

Claudio Ferreira de Souza

Claudio Ferreira de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 13:45

Boa tarde a todos!

Para quem tem tido erro com certificado, Eu tive problemas com meu certificado, pelo que percebi a RAIS não esta aceitando certificado E-CPF apenas E-CNPJ, ou seja se tentar transmitir com o E-CPF vai dar diversos erros, Eu tentei varias vezes até que Eu estressei e peguei um certificado de um amigo emprestado e enviei pelo dele E-CNPJ.

Se alguém descobriu outro meio publique aqui para conhecimento!

Alex Roberto de Jesus

Alex Roberto de Jesus

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 10:37

Bom dia a todos,

Apesar de já ter resolvido meu problema para enviar as RAIS que faltavam, pode ser que o descrito seja útil para outros usuários do fórum.

Hoje recebi a resposta do SERPRO sobre:

ERRO AO ASSINAR DECLARAÇÃO. PRIVATE KEY IS NULL.

Bom dia,

O erro Private key is null foi observado em casos onde a instalação do driver para o token/smartcard apresenta algum problema, ou seja, a instalação do certificado digital apresentou problemas.
Para solucionar, realizar um dos procedimentos abaixo:

1 - reinstalar o driver para o token/smartcard seguindo as instruções do fabricante;

Se o passo 1 não funcionar:

2 - e fetuar a gravação/transmissão da declaração a partir de outro computador.

Se o erro persistir entrar em contato novamente com o atendimento da RAIS.


Atenciosamente,

Comunidade de Atendimento RAIS
SERPRO

Esclarecendo que antes de receber essa resposta já tinha feito os procedimentos informados, e que não resolveram, só consegui transmitir com um E-CNPJ de outra empresa.

Claudio Ferreira de Souza

Claudio Ferreira de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 11:04

ERRO AO ASSINAR DECLARAÇÃO. PRIVATE KEY IS NULL.

É sempre assim quando o programador não tem competência pra desenvolver algum software, eles jogam a culpa no equipamento, nos drivers, usuarios, etc.
Se fosse falha de instalação de drive não funcionaria com nenhum site.
Certificação digital ultimamente só da problema nos softwares desenvolvidos pelo SERPRO ou será que só Eu percebi isso?
O MTE infelizmente tem deixando muito a desejar quanto a qualidade dos software disponibilizado, ficam essa novela de mudar versão, mudar versão não resolvem o problema e acham que todos nós temos fábrica de computador ou pé de dinheiro pra ficar trocando equipamento.
A RAIS é tem falhas graves, o CAGED nem se fala há meses e meses esta sendo atualizado a versão e as falhas de certificação persistem.

Mais uma vez o Governo entra na carteira dos contribuintes com essa novela de certificado digital que custa o olho da cara, e rapidamente perde a validade, enquanto eles não tem competência pra liberar um software que realmente funcione sem falhas.

Desculpem o desabafo, pois Estou P da vida com essa novela de Certificação Digital que é uma @#@$¨&&¨%$# inventada.
Todo mês temos de enfrentar problemas com CAIXA, CAGED e RAIS.... O unico certificado que geralmente não da problema é o E-CNPJ, geralmente a maioria dos problema esta no certificado E-CPF e a chave PRI da Caixa que antes do ICP funcionava até bem ultimamente é outra Zona Total conseguir utilizar eles....

Alonso Freitas

Alonso Freitas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 18:15

Claudio Ferreira de Souza, o problema é a gente ficar vendido e receber mensagens em inglês e que não ajudam na resolução do problema. No ano passado recebi esta mensagem ao tentar transmitir e, depois de penar um pouco, desisti e resolvi testar em outra máquina... supreendentemente funcionou!

Era culpa do hardware? Culpa do software? Culpa dos drivers instalados na minha estação de trabalho? Culpa da RAIS? Não sei responder, mas sei que funcionou.

Esta parte de certificado digital parece ser muito sensível. O certificado que tentei usar no ano passado funcionava perfeitamente na minha máquina (ex: acesso ao eCAC, ao Banco do Brasil, etc), o problema foi quando tive que usar a assinatura digital. Infelizmente não tive a necessidade de usar este recurso em outros programas, para poder dizer se o problema era a RAIS mesmo ou meu computador.

Olha só quantas mensagens de erro podem ocorrer: Mensagens de erro da RAIS

O jeito é tentar fazer o que eles pedem...

Lembrei de uma coisa que vi ano passado: A SERASA e a Certisign possuem ferramentas próprias para verificar se está tudo ok com o certificado. Veja que a SERASA separa os testes em "Teste do Certificado Digital" e "Teste de Assinatura Digital", então devem ser coisas diferentes. Se o seu certificado, ou de algum outro colega aqui do forum, for da SERASA, recomendo fazer o teste pelo site deles.

Boa sorte

aloan trajano da silva cabral

Aloan Trajano da Silva Cabral

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 19:26

Boa noite amigos!!
Estou fazendo a RAIS e peguei de outra pessoa o exercicio 2013. O sistema fazia arredondamento. quando importei o sistema nao importou o arredondamento do rendimento bruto, porem na ficha financeira tem os valores do arredondamento.
O que faço? considero o arredondamento na rais ou nao?

Página 2 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.