x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 182

acessos 100.895

Rais 2014 *** Ano Base 2013 *** ERROS

MAGDA DIAS VARGAS

Magda Dias Vargas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 17:07

Olá diego Rafael.
Eu estava com o mesmo problema e, como você, tentei várias soluções, desde excluir as declarações e refazer novos arquivos até refazer tudo novamente em outra máquina. O erro "Certificado Digital (cnpj/cpf) incompatível com o CNPJ/CPF do responsável pela declaração." continuava a aparecer na hora de transmitir.
SOLUÇÃO: Peguei outro certificado usado pelo pessoal do faturamento para emitir E-NF e troquei de máquina. Refiz todo o processo novamente pela enésima vez e deu certo. Acabo de transmitir a RAIS 2014
Espero ter ajudado e que você também tenha outro certificado na sua empresa para pedir emprestado e poder transmitir a sua Rais.

Cristina Aguiar Silva

Cristina Aguiar Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 08:32

Pessoal, estou com uma dúvida sobre a declaração da Rais 2013. Enviei uma declaração da Rais 2013 e esqueci de colocar a contribuição patronal da empresa junto com o valor, 2 dias depois notei que não via enviado com esse dados. Mediante o ocorrido acabei enviando uma nova declaração de Rais como retificadora acrescentando a tal contribuição patronal e o valor. Pergunto: será que vai gerar duplicidade de informações? Seria interessante excluir as duas declarações e envia uma corretamente até o dia 21/03/2014? Depois, li no manual que diz o seguinte caso tenha esquecido ou precise de retificação do estabelecimento era somente retificar pelo site, mas esqueci e agora o que faço?

Já enviei email para MTE e estou aguando resposta. Gostaria de opiniões de vocês.
Obrigada!

Outra situação, ano passado 2013 uma empresa estava registra em um endereço que fica em outro estado, e no ano de 2014 transferiu a sede para outro estado ficando assim um novo endereço, como envio a rais negativa? Endereço Antigo ou novo?

Cristina Silva
PAULO

Paulo

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 09:06

Boa tarde colegas! Eu fiz a geração da Rais, mas apareceu um erro 0040, que se da por conta do tipo de Rais, notei que esse erro ocorreu nas empresas que possuiram vinculo no ano inteiro. Gostaria de saber como faco para mudar o tipo de Rais, pois nao achei campo nenhum disponivel no programa GDRais. Desde já agradeço!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 09:59

Lucas, o arquivo será enviado pelo certificado do responsável que estiver cadastrado no menu Informações > dados do responsável, assim se você inserir os dados do contador por exemplo poderá enviar todas as declarações por ele, não precisando assim do certificado de cada empresa.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Ana Paula Carvalho

Ana Paula Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Assistente
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 11:53

Bom dia Pessoal.

GDrais me apresenta o seguinte erro:
0940 - O empregado para ser declarado deve ter remuneração no ano-base.
Sendo que o mesmo se encontra aposentado por invalidez, ou seja, não teve remuneração.
Qual procedimento devo adotar numa situação como essa?

Grata,

Ana Paula Carvalho

MARCOS DE OLIVEIRA

Marcos de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 14:37

Caros Colegas.

Consegui solucionar o erro que havia postado .

"Estou tentando desde o dia 13/3 transmitir a RAIS e dá a seguine mensagem : ""Erro ao realizar a transmissão da decalaração. Por favor tente novamente."

Na verdade estava com problema em nosso servidor da internet, fiz a transmissão através de um PC pessoal e deu certo.

abraços.

TAYNA NUNES

Tayna Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 11:14

Bom dia!

Tenho duas empresas que me apresentam erros...

Na primeira empresa ocorre quando tento transmitir:

"Certificado Digital (CNPJ/CPF) incompatível com CNPJ/CPF do Responsável pela Declaração"

Já na segunda esta dando erro em três funcionários. Dois deles o mesmo erro.

"2395 - PIS/PASEP já cadastrado com CPF e/ou nome ao empregado e/ou data de nascimento diferentes."
-> Já conferi todos os funcionários e nenhum deles apresentam informações duplicatas. No caso eu tenho uma empresa já transmitida que inclui esses dois funcionários. Seria por esse motivo?

"0730 - NIT não é uma inscrição válida na RAIS. Informar o número PIS/PASEP do trabalhador."
-> O número que coloquei é o único que a funcionária tem.
No caso deveria exclui-lá e dar entrada no PIS e quando sair a informação, devo retificar a RAIS?

Obrigado.

Att;

Tayná Nunes

DELAINE OLIVEIRA

Delaine Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 11:21

Pessoal, bom dia!

Estou tentando fazer o cadastro de um produtor rural (CEI) sem funcionário, preencho com os dados tudo certinho, mas quando salvo aparece a mensagem: 0040 - Erro tipo de RAIS: preenchimento com informação invalida. - Liguei no 0800 (n° disponível, mas pediram para aguardar o retorno)...
Alguém dos colegas sabe ajudar a solucionar esse problema?

Em tudo daí graças! 
Julio Cesar da Cruz Siqueira

Julio Cesar da Cruz Siqueira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 19:56

Delaine, boa noite!
O manual da RAIS ano-base 2013 é claro em relação a essa situação, onde diz que o estabelecimento inscrito no CEI, que não possuiu empregados ou manteve suas atividade paralisadas durante o ano-base, está dispensado de entregar a RAIS Negativa.
Att.

Júlio

Lucas Carvalho Vilhalba

Lucas Carvalho Vilhalba

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 10:03

Eu enviei parte das empresas que trabalhamos e agora quando vou gerar as empresas que estavam pendentes o arquivo não aparece, somente o primeiro, posso excluir ou então posso enviar a declaração completa novamente ?

Obrigado.

TAYNA NUNES

Tayna Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 12:19

Tenho duas empresas que me apresentam erros...

Na primeira empresa ocorre quando tento transmitir:

"Certificado Digital (CNPJ/CPF) incompatível com CNPJ/CPF do Responsável pela Declaração"

Já na segunda esta dando erro em três funcionários. Dois deles o mesmo erro.

"2395 - PIS/PASEP já cadastrado com CPF e/ou nome ao empregado e/ou data de nascimento diferentes."
-> Já conferi todos os funcionários e nenhum deles apresentam informações duplicatas. No caso eu tenho uma empresa já transmitida que inclui esses dois funcionários. Seria por esse motivo?

"0730 - NIT não é uma inscrição válida na RAIS. Informar o número PIS/PASEP do trabalhador."
-> O número que coloquei é o único que a funcionária tem.
No caso deveria exclui-lá e dar entrada no PIS e quando sair a informação, devo retificar a RAIS?

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 14:52

Boa tarde Tayna, quanto ao erro: "Certificado Digital (CNPJ/CPF) incompatível com CNPJ/CPF do Responsável pela Declaração", isto quer dizer que o responsável cadastrado no menu: Informações > dados do responsável (dentro do programa Rais) não é o mesmo do certificado que você esta tentando transmitir, se for enviar pelo certificado da empresa preencha este menu com os dados da empresa, mas se for por acaso mandar por certificado do contador, deve inserir os dados do mesmo neste menu.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Vanessa Medeiros

Vanessa Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 15:13

Boa tarde

Estou com dificuldade em transmitir o arquivo RAIS. Aparece a seguinte mensagem: Erro ao assinar declaração. org. bouncycastle. cms.CMSException: error creating signature.

Meu certificado está dentro do prazo de validade e foi renovado recentemente. Todos os precedimentos que exigem Certificado Digital eu consigo realizar sem problemas, somente o envio do arquivo RAIS que dá esse erro. Nota: o programa lê normalmente o certificado, inclusive pede a senha PIN.

Quem tiver o mesmo erro ou tem alguma solução que possa me ajudar eu agradeço.

Muito obrigada

Auxiliar Contábil e Estudante de Administração de Empresas
E-mail: [email protected]
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
M. Teresa de Calcutá
Diély B. X. de Almeida

Diély B. X. de Almeida

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 15:15

Boa Tarde,

vi que teve perguntas sobre o erro 2408 da RAIS e não foi esclarecida, estou com esse problema.
Funcionário foi demitido e admitido no mesmo ano...
pensei em declara-lo na primeira com 1 e fazer uma retificação adicionando-o na segunda vez, quando foi admitido.

e outro 2395
o que faço?


Por favor me ajudem...


WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 15:25

Tayna, se a empresa tiver sócios, veja qual deles esta com o CPF responsável dentro do certificado, assim este mesmo CPF deve ser informado no menu que citei dentro do programa Rais.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 15:43

Boa tarde,

Minha duvida é a mesma de outras pessoas, mas não vi resposta que resolvesse o problema. Tenho um colaborador que começou como trabalhador temporário na empresa, findo esse contrato foi feito novo vinculo como empregado efetivo da empresa, agora quando tento fazer a RAIS me diz "CPF já informado para outro PIS". Alguém já conseguiu resolver esse problema. Adianto que o Manual da Rais não esclarece, só diz: No caso de o empregado/servidor possuir dois vínculos com o mesmo empregador, as informações devem ser prestadas separadamente.
Se alguém resolveu por favor publique aqui.

Att
Vanja Schmid

Ewelin S. Lima

Ewelin S. Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 16:56

Gente boa tarde!

O meu erro é o mesmo de alguns usuários: "Erro 2633: Cód. tipo de sistema de controle de ponto incompatível com qualidade de vínculos informados."
Porém, muitos informaram que o problema era com a atualização da versão da RAIS 2013.
A minha versão é 2013-4.40de 07/02/2014, que ja esta atualizada.

Me ajudem, por favor.
Obrigada.

Athos Requena Macias

Athos Requena Macias

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 17:02

Vanessa Medeiros,

Boa tarde!

Estava com o mesmo problema que você, o rapaz no tópico deu uma solução que era simplesmente fechar e reabrir o aplicativo da RAIS, no entanto, este procedimento não funcionou para mim.

Verifique seu sistema operacional, o meu é Windows Vista Home Basic e estava com este problema, não consegui solucionar por ele mesmo, tive que enviar as declarações através de outro computador cujo sistema operacional é o velho e bom Windows XP, tente enviar através de outra máquina que tenha um sistema operacional diferente do seu.

Espero ter ajudado,

Athos R. Macias.

Athos Requena Macias

Athos Requena Macias

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 17:08

Ewelin Santos Lima,

Boa tarde!

. Gentileza confirmar número de empregados nesta empresa e qual o tipo de controle de ponto que você está informando, talvez esteja em desconformidade com a legislação vigente.

. Aguardo suas informações & retorno assim que possível.

Att,
Athos R. Macias

Athos Requena Macias

Athos Requena Macias

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 17:08

Ewelin Santos Lima,

Boa tarde!

. Gentileza confirmar número de empregados nesta empresa e qual o tipo de controle de ponto que você está informando, talvez esteja em desconformidade com a legislação vigente.

. Aguardo suas informações & retorno assim que possível.

Att,
Athos R. Macias

Ewelin S. Lima

Ewelin S. Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 17:52

Marcio Padilha e Athos Requena, muito obrigada.

A empresa que estou informando tem 23 funcionários. Consegui mudar sem precisar reiniciar computador ou reinstalar o aplicativo.
Editei somente a forma do Ponto Eletrônico, no aplicativo RAIS/2013, na aba: "TIPO DE SISTEMA DE CONTROLE DE PONTO", selecionei o CÓD. 04 - "Estabelecimento adotou sistema de registro de ponto eletrônico - SREP..."

Confirmei os dados, SALVEI, consegui concluir e transmitir.

Finalmente, pois era a última empresa que me faltava.
Obrigada novamente.

GEORGIO GENDERSON FERNANDES

Georgio Genderson Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 07:49

org-bouncycastle.cms.CMSException:error
tambem estou com esse problema e nao consigo resolver de jeito nenhum, ja mexi no java, atualizei, versão mais antiga, segurança e nad aresovle, mandei email pro Rais, nada tb

mesmo erro da Vanessa medeiros

SAAE MOEMA-MG

Saae Moema-mg

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 12:21

Gente também estou com o mesmo erro e até agora nada, já reinstalei java e nada meu certificado é da caixa.
"erro ao assinar delcaração.org.bouncycastle.cms.CMSException: Error creatin signature"

Marcos Silva
@Oculto

Página 4 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.