x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.155

Ativo imobilizado/associação

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2008 | 16:16

boa tarde,



eupreciso saber, como funciona o ativo imobilizado de uma construção em andamento : vou explicar melhor
estou fazendo contabilidade de uma associação agricola estao construido o predio onde vai funcionar uma escola , todas as notas fiscais de compra de material p/ construção devo lançar no imobilizado como seria este lançamento.

agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2008 | 19:07

Boa tarde Claudia,

Enquanto em construção você deve registrar todos os gastos com a as obras assim entendidos, inclusive, os com engenheiros, arquitetos, etc., em conta denominada "Obras em Andamento" no grupo Ativo Imobilizado.

Sobre estes imobilizados em andamento não deve ser calculada a depreciação.

Uma vez terminada a obra, o saldo deve ser zerado levando-se a débito da conta "Imóveis" e a crédito da primeira. A partir de então (e com o uso) a depreciação será devida a razão de 4% ao ano se classificada como "Edificações".

Confira.

...

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2008 | 19:25

boa tarde,



caro colega, a construção ja esta quase que totalmente pronta inclusive ja funciona com alunos mesmo assim e possivel colocar obras em andamento?


- no balanco anterior de 2006 tem no ativo permannte - construcoes //benfeitorias sem depreciacao - e sempres que compra materias p/ construcao vem lançado no livro razao D- despesa c/ benfeitoras (ativo) c- Caixa esta correto posso prosseguir assim?



caso nao entenda minha pergunta favor desconsiderar

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2008 | 19:41

Boa tarde Claudia,

A rigor só deverá ser considerada como "Obras em Andamento" a parte que ainda está em construção, pois uma vez em uso pressupõe-se que esteja concluída.

O título "Despesas com Benfeitorias" como sub-conta do Ativo Imobilizado é completamente impróprio, pois como próprio nome sugere, despesas devem ser classificadas nas contas de resultado.

...

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 15:13

Boa tarde pessoal, estou precisando de uma resposta a tempos, ate agora ninguem pode me ajudar.
Faco a contabilidade de uma associacao de Bairro. Ocorre que essa associacao investiu em construcoes de uma igreja do proprio bairro. Ou seja, ela reformou os banheiros, praca e salao que pertencem a igreja, todas as notas fiscais sairam em nome da Associacao. Como é feita esta contabilizacao???
Grata

Solange

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.