x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 6.415

Recuperação de Verbas Indenizatórias

Ernani Maciel

Ernani Maciel

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Sábado | 1 fevereiro 2014 | 18:21

Prezados,

A questão da recuperação das contribuições previdenciárias pagas sobre verbas indenizatórias ( 1/3 férias, auxilio doença, adicional de periculosidade etc..) é assunto que esta em evidência e já existem entendimentos favoráveis nos tribunais, inclusive no STF. Muitas empresas já estão retificando as SEFIP e compensando a parte patronal paga a maior.

Gostaria de levantar alguns questionamentos sobre a forma que devemos fazer o procedimento de retificação da SEFIP e posterior compensação na GPS , já que sou novo na área trabalhista (trabalhava no fiscal) . A saber:

1-) Me corrijam se eu estiver errado , mas acredito que o campo de remunerações é preenchido com o valor cheio da remuneração do empregado , ou seja contendo o salário + verbas indenizatórias . Se for feita a retificação do SEFIP excluindo essas verbas no campo remunerações , teremos impacto na contribuição já descontada do funcionário e no FGTS? Lembrando que a recuperação deve ser feita apenas sobre os 20% pagos pela empresa.

2-) É realmente necessário retificar a SEFIP, apenas a compensação na GPS não seria suficiente? Ou isso deixaria a GPS em descompasso coma SEFIP .

Desde já grato pela ajuda.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 15:49

Boa tarde.
Ernani, esse e um tema/assunto delicado, advogados tributarista costumam oferecer esse tipo de serviço as empresas.
Sugiro a você que antes de qualquer alteração na SEFIP, consulte um advogado tributarista, ele é a melhor pessoa/profissional a aconselhar se no caso de sua empresa vale apena "brigar" na justiça por esse reembolso./devolução