x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 20.694

Lançamento extrato no Livro Caixa

Thiago Alves de Menezes

Thiago Alves de Menezes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 14:24

Me ajudem. Sou um simples estudante...e surgiu uma dúvida no que se refere aos lançamentos do Extrato Bancário no livro caixa.

A dúvida é: As despesas bancárias são contabilizadas no Livro Caixa como entrada ou saída? Há quem diga que devo fazer um lançamento duplo; uma entrada e uma saída. Mas acho q deve ser feito apenas uma saída.

Alguém por favor me explique.

Obrigado pela ajuda, desde já

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 22:26

Boa noite Thiago,

Todos somos simples estudantes, não imagine demérito nisto.

Pense no movimento bancário e no do Caixa como um só. É como se você tivesse dinheiro guardado em vários lugares; na gaveta de sua escrivaninha, no cofre da empresa e no banco.

Não vai precisar ter um livro Caixa para controlar o dinheiro guardado em cada lugar diferente, pois na verdade o controle é um só.

Assim se seu cliente paga uma duplicata de sua emissão diretamente no Banco, você dará entrada no Caixa. Ou seja, o Caixa acusa o recebimento mas o dinheiro está "guardado" no Banco. Você informará isto apenas no histórico de recebimento no Caixa.

No mesmo raciocínio, se (por exemplo) o Banco cobra taxa pelo fornecimento do talão de cheques, você dá a saida deste dinheiro de seu Caixa apesar de ter saído o dinheiro do Banco. Novamente o histórico do caixa acusará o pagamento do talão de cheques conforme aviso de débito do banco tal.