x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 20.694

Lançamento extrato no Livro Caixa

Thiago Alves de Menezes

Thiago Alves de Menezes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 14:24

Me ajudem. Sou um simples estudante...e surgiu uma dúvida no que se refere aos lançamentos do Extrato Bancário no livro caixa.

A dúvida é: As despesas bancárias são contabilizadas no Livro Caixa como entrada ou saída? Há quem diga que devo fazer um lançamento duplo; uma entrada e uma saída. Mas acho q deve ser feito apenas uma saída.

Alguém por favor me explique.

Obrigado pela ajuda, desde já

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 22:26

Boa noite Thiago,

Todos somos simples estudantes, não imagine demérito nisto.

Pense no movimento bancário e no do Caixa como um só. É como se você tivesse dinheiro guardado em vários lugares; na gaveta de sua escrivaninha, no cofre da empresa e no banco.

Não vai precisar ter um livro Caixa para controlar o dinheiro guardado em cada lugar diferente, pois na verdade o controle é um só.

Assim se seu cliente paga uma duplicata de sua emissão diretamente no Banco, você dará entrada no Caixa. Ou seja, o Caixa acusa o recebimento mas o dinheiro está "guardado" no Banco. Você informará isto apenas no histórico de recebimento no Caixa.

No mesmo raciocínio, se (por exemplo) o Banco cobra taxa pelo fornecimento do talão de cheques, você dá a saida deste dinheiro de seu Caixa apesar de ter saído o dinheiro do Banco. Novamente o histórico do caixa acusará o pagamento do talão de cheques conforme aviso de débito do banco tal.

Digo melhor, considere todo o movimento de sua conta bancária como sendo movimento do Caixa. Entra na conta bancára, entra no caixa. Saí da conta bancária, saí do Caixa. Assim no final do dia e no exemplo que dei, o saldo do caixa estará representado pelo dinheiro que você tem na gaveta de sua escrivaninha, no cofre da empresa e nas contas bancárias.

Se persistirem dúvidas, entre em contato.

...

Everaldo Jose Borges da Silva

Everaldo Jose Borges da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 11:55

Amigos a minhas duvidas e com relação às obrigações fiscais para escritório individual (autônomo) perante órgãos públicos
como Receita federal, Secretaria da fazenda Estadual, Prefeitura Municipal e como faço a escrituração contábil do escritório.

Fico no aguardo,
Obrigado.

Evealdo Jose Borges da Silva

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 15:05

Pessoal,

Sobre o movimento do Caixa e Banco, eu faço os lançamentos separadamente, ou seja, dentro do ativo circulante, criei a conta caixa e a conta bancos. Se for movimentos do banco, como despesas de talão de cheque, eu Credito Banco e Debito Despesas Bancárias e se for pagamento de funcionário com dinheiro, eu Debito Funcionário e Credito Caixa.

Estou certo ou é errado desta forma??

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 15:24

Amigo Wilson, seu exemplo não se aplica a escrituração do livro caixa, posto que como disse nosso amigo Saulo, e aqui a proveito para transcrever o trecho apropriadamente posto por ele onde se diz: "Pense no movimento bancário e no do Caixa como um só. É como se você tivesse dinheiro guardado em vários lugares; na gaveta de sua escrivaninha, no cofre da empresa e no banco".

O livro caixa é isso ai, apenas: entradas e saidas ok? há talvez alguns programinhas espalhados por ai que até é possivel criar planinhos de contas para trabalhar com escrituração do livro caixa, mas na íntegra o caixa se resume apenas em entradas e saidas.

Forte abraço.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 15:38

Amigo Cláudio,

Desculpe minha falta de atenção.

O meu exemplo foi da contabilidade, onde eu faço os lançamentos da conta caixa separadamente da conta banco. Ou seja, somente lanço no livro caixa os movimentos do "caixa", a movimentação com dinheiro, como vendas a vista, pagamento de funcionários, etc. Já os lançamentos de cheques, tarifas bancárias, etc, eu lanço em uma outra conta, a conta banco.

Existe algum problema em fazer desta maneira ou não??

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 15:58

Meu caro, não precisa se desculpar pela "falta de atenção" apenas devemos sempre nos atentar para os títulos dos tópicos, assim não incorremos em erros ok?

Quanto ao seu raciocínio, não vejo nada de anormal, tendo em vista que como o próprio nome sujere bem como a conta "caixa"

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
gislane ferreira de morais chagas

Gislane Ferreira de Morais Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 11:09

Bom dia amigos,

aproveitando a pergunta de Wilson. Claudio, estou fazendo livro caixa de um cliente, estou com algumas duvidas.

O recebimento dele é só pelo banco, comissão. ele tem 10 industrias que ele representa, destas 10 industrias, 2 ele não emite nf por que a empres não exige que ele tira. também recebe premiaçoes em dinheiro, e nas suas declaçoes de DIPJ ele só lança as entradas das 8 indutrias.

Pergunta:
1) no livro caixa eu lanço tudo conforme entra no banco?

2) como ele faz com as receitas que que recebe de premiação e destas duas industrias, ele tem que tirar nf?

3) se ele tiver que tirar, como faço com os anos anteriores (2 anos ) que ele não tirou, para lançar no livro caixa (ele nunca fez livro caixa), pois nao foi declarado na receita.

Sds,
Gisa

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 11:19

O recebimento dele é só pelo banco, comissão. ele tem 10 industrias que ele representa, destas 10 industrias, 2 ele não emite nf por que a empres não exige que ele tira. também recebe premiaçoes em dinheiro, e nas suas declaçoes de DIPJ ele só lança as entradas das 8 indutrias.


Dessas duas empresas, tem que ter nota fiscal, pois como ele irá justificar a entrada? veja bem, para todo débito há um crédito e vice-versa, contabilmente falando não existe lançamento "perneta" certo ou não?.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 17:19

Gislane,

Dessas duas empresas que ele não tira NF e das premiações, ele só tem duas saídas: Ou ele recebe tudo em dinheiro e não contabiliza (visto que se entrar no banco, ele tem que contabilizar e tirar a NF, como o nosso amigo Cláudio explicou) ou ele irá receber na conta corrente de uma outra pessoa (laranja).

Vale lembrar que isto é considerado como caixa 2, que é uma sonegação de impostos e é ilegal.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Kelly Soares

Kelly Soares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 21:37

Boa Noite, preciso de um milagre!!! Estou contabilizando uma empresa com vários erros, ela é do simples nacional, e o que está me preocupando é o seguinte: a empresa efetuou compras de mercadorias e pagou via conta bancária, o problema é que ela comprou sem nota. Tenho que escriturar o livro caixa dela e não sei o que fazer, se alguém tiver passado por isso e puder me dar uma luz, eu agradeço.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 09:14

Bom dia Keli!

Não existem milagres nesta área, temos que contabilizar documentos que são bem sólidos, e este problema não é resolvido na contabilizade, mas sim na origem com orientação e cobrança ao empresário.

Sonegação fiscal é crime, se o contador acobertar estará sendo cúmplice do empresário.

Pelo que você postou, você não é contadora responsável, portanto quem tem que resolver este problema é o contador, relate a situação à ele para que possa tomar as decisões pois ele será o responsável.

Não existe quebra galho e nem milagres em Escrituração Fiscal e Contábil.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Kelly Soares

Kelly Soares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 21:49

Boa Noite Gilberto, obrigado pelo retorno!!! realmente não sou a contadora responsável espero ser ano que vem quando me formar. O que aconteceu é que esta empresa que estou contabilizando não costumava mandar as despesas, extratos, etc, pra que fique bem claro, não é da minha gestão. A empresa está sendo fiscalizada, foi solicitado o livro caixa e só assim é que resolveram mandar os documentos para a contabilidade. Comecei a olhar e me deu desespero, até porque, não é só isso que tem de errado, o mais gritante, é que está tudo misturado, contas PF pagas no Banco PJ. Mas já passei tudo para o contador responsável, vou contabilizar conforme os documentos que vieram, não vou ocultar nada e eles que se expliquem com o fiscal.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 07:43

Bom dia Keli!

Situações como esta é um desafio para o Contador, mas por outro lado o que se tem a fazer é contabilizar os documentos que lhe foi fornecido. O ideal é que não se deixasse chegar à este ponto, logo no início dos trabalhos com uma empresa que não fornece documentos, o Contador pode exigir fazer os trabalhos se a empresa fornecer os documentos corretamente, caso contrário já dispensar o cliente.
Os erros devem ser corrigidos diatiamente no ato da escrituração fiscal, conferindo os documentos fornecidos para que a empresa não chegue neste ponto.
É claro que existem empresários que fazem de propósito, os mau empresários, mas com isso o contador vai ser conivente, será o mau contador também.
Bom trabalho.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.