Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 973

Contemplação consórcio, lquidação e empresa resolve ficar co

R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 12:30

Bom dia colegas

Sei que tenho de certa forma enchido a paciência de vocês, mas estou novamente pedindo auxílio na questão de consórcios.

Meu cliente adquiriu um consorcio de um veículo Ford Fiesta em 075 parcelas.

Eu comecei a contabilizar sem ter lançado valor do bem, estava apenas contabilizando as parcelas pagas, sem a discriminação de contribuição, fundo de reserva e taxa de administração.

D- Consorcio Veículo (A. Imobilizado)
C - Caixa/Banco


Após o pagamento de 51 parcelas eles foram contemplados sendo que o valor contábil que eu tinha na conta era de R$ 32.017,07 e o valor que da contemplação foi de R$ 39.478,44.

A empresa resolveu pegar o valor da contemplação R$ 39.478,44, liquidar as 21 parcelas restantes no total de R$ 13.782,55 e ficou com o saldo R$ 25.695,89 no banco não usando para ficar com o carro.

Minhas dúvidas

Como contabilizar as 21 parcelas (R$ 13.782,55) pagas liquidando assim o consorcio.

Como contabilizar esse ajuste da diferença da contemplação para o valor contábil R$ 7.466,37.

Mais uma vez obrigado a todos!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 15:52

olá, continua a contabilizar os pagamentos na mesma conta do ativo, como vc tem feito, sem levar em consideração as discriminação da parcela paga, tipos fundo disso, fundo daquilo, pois a composição do valor de cada parcela serve somente para a contabilidade da empresa do consórcio, pois tal atividade segue as normas emanadas pelo bacen.

bom trabalho!

R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 14:22

Telmo

Antes de mais nada obrigado pela sua resposta.

Mas ainda estou na dúvida como fazer agora que eles foram contemplados e usaram o valor da contemplação para quitar as parcelas restantes
e ficaram com o saldo e optaram por não ficar com o bem.

Como ajustar a diferença que eu tenho contabilizada com a contemplação e como lançar pagamento que eles efetuaram do saldo das parcelas restantes?

E desta forma zerar as contas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.