x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.125

ADRIANO DE MACEDO SOARES

Adriano de Macedo Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auditor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 14:42

Tenho um cliente com sete milhões de reais em participação societária (ações preferenciais) registrado no Ativo não circulante ( Investimentos). Este saldo nunca foi atualizado (está a valor de custo). A instituição não tem o interesse de negociar estas ações (permanente) e este investidor não tem controle sobre a investida . Minha dúvida é se este saldo deve ser atualizado mensalmente conforme extrato que demonstra seu valor de cotação.

Flavio Matheus da Silva

Flavio Matheus da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Aprendiz
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 23:43

Meu caro,

Esses Ajustes de investimento pode ser contabilizado com ajustes com reavaliação do patrimônio liquido, que entrará na DRA( demonstração dos resultados abrangentes).

ADRIANO DE MACEDO SOARES

Adriano de Macedo Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auditor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 10:04

Os valores das ações não foram atualizados porque são participações em outras sociedades de caráter permanente (não tem intenção de vendê-las), sendo classificados no grupo Investimentos (Ativos Não Circulantes). Este tipo de investimento é avaliado pelo Método do Custo, pois não existe por parte da fundação preponderância nas decisões administrativas das investida, com base na Lei 6.404/76, Art. 183.

Porém, segundo CPC 38, os valores devem ser avaliados pelo valor justo (valor de mercado).

Fica a dúvida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.