x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 991

Conta contábil para baixar valor de INSS indevido

BRUNNA FERREIRA MENDES

Brunna Ferreira Mendes

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 15:30

Boa tarde,

Estou contabilizando uma empresa de 2009 a 2013 e me deparei com uma situação inesperada.
O saldo inicial de INSS do ano de 2009 é R$ 24.040,81, e já procurei saber se foi falta de pagamento de anos anteriores, se foi parcelado, e não está em dívida ativa e ninguém sabe o porque desse valor, e a empresa consegue emitir certidão. Tenho quase certeza que foi lançamento errado, porém não tenho em mãos os diários dos anos anteriores, dificultando ainda mais.
Preciso saber que conta contábil eu utilizo para eliminar esse valor absurdo.
Me ajudem!!!
Agradeço.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 22:52

olá, uma vez que não tem os livros diários anteriores p/poder compor esse saldo, sugiro que tome por base os relatórios fornecidos pelo rh: folhas de pagamentos, gps's pagas, sefip's entregues; com base nesses documentos é possível elaborar-se uma planilha de conciliação da conta do "inss a recolher".
uma vez comprovado, através da planilha de conciliação, que o saldo contábil está c/o saldo superestimado, pode-se proceder c/ a seguinte correção contábil:

d- inss a recolher
c- ajustes de exercícios anteriores (patrimônio líquido /lucros ou prejuízos acumulados)
vlr ref n/ajuste da provisão do inss patronal relativo ao período de xxxx
vlr $ xxxxxx

>> caso o regime de tributação da empresa tenha sido pelo lucro real, no período do ajuste da provisão do inss patronal, deve-se recalcular as provisões do irpj e da csll sendo que as diferenças apuradas deverão ser recolhidas pela empresa c/os devidos acréscimos legais no ato pagamento, além de ter que também deve-se retificar as dctf's, dacon's e dpj's de cada período afetado pelos recolhimentos do irpj e csll complementares.

bom trabalho!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.