Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 19.363

passivo a descoberto

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 21:30

Lara,
Passivo a Descoberto é quando o Patrimônio liquido esta negativo, não precisa fazer nenhum lançamento pois no próprio balancete se for o caso irá aparecer o PL negativo.

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 22:01

Boa noite, Lara


como faço pra identificar passivo esta descoberto e precis fazer algum lançamento ?

A identificação de "passivo a descoberto" não é concebida através de lançamentos por ser um resultado deles, e sim, uma figura da situação patrimonial da empresa, que pode ser:

Positiva (Ativo maior que Passivo)
Negativa (Ativo menor que Passivo)
Neutra (Ativo = Passivo)

É justamente na situação patrimonial negativa cujo diagnóstico é de um passivo a descoberto, pois se a empresa usasse todas suas disponibilidades e realizasse todos os demais ativos não teria condições de cobrir os passivos.

Esta expressão é apenas um termo técnico que era previsto na Resolução CFC 1.049/2005 (que alterava a Res. CFC 686/1990 atualizada pela 847/1999), que determinava o seguinte:

c) o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto

Porém, como esta Resolução foi revogada pela Resolução CFC 1.283/2010, conclui-se que mesmo que certa empresa esteja com a situação patrimonial negativa (Passivo a descoberto), nas demonstrações contábeis, mesmo com Patrimônio Líquido negativo, o grupo de contas continuará a ter o nome original de "Patrimônio Líquido".


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.