x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.716

Livro Diário Registrado com caixa negativo

JULIO SCHIOCHET

Julio Schiochet

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 13:38

Boa tarde.Estou com um problema. A fechar o ano de 2013 de uma Empresa me deparei com o saldo de caixa negativo ao ano anterior, ou seja 2012. A Jucesc (junta comercial de Santa Catrina) até onde eu sei não retifica o registro do livro, pois já está registrado.Então gostaria de uma opinião de vocês.Posso fazer um lançamento de ajuste no inicio de 2013?Ou terei que ajustar o caixa em 2012 para ficar positivo?Mas se já foi registrado será possível ajustar o caixa.O resultado Final, Ativo e Passivo da Empresa não mudaram em 2012, quando fiz o ajuste de caixa, pois foi entre contas do Ativo que houve os lançamentos.
Desde já agradeço a opinião de vocês!!!

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 14:43

Julio,
A Instrução Normativa DNRC 107/2008 dispõe o seguinte:

Art. 5º A retificação de lançamento feito com erro, em livro já autenticado pela Junta Comercial, deverá ser efetuada nos livros de escrituração do exercício em que foi constatada a sua ocorrência, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, não podendo o livro já autenticado ser substituído
por outro, de mesmo número ou não, contendo a escrituração retificada.

Espero ter ajudado.
Att,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 11:22

olá, o colega acima está corretíssimo; há alguns anos atrás vivenciei uma experiência em que não podíamos simplesmente corrigir o erro no exercício seguinte simplesmente utilizando a conta "ajustes contábeis de exercícios anteriores" do patrimônio líquido; como o livro diário número 4 (que continha o erro), já tinha sido registrado na junta comercial, então, por determinação a junta comercial, tivemos que emitir novo livro diário, contendo as correções propostas, mas como número 5, pois o livro 4 não podia ser excluído do banco de dados da junta.

bom trabalho e boa semana à todos!


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.