x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 49

acessos 61.161

Balanço e DRE

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 09:52

Bom dia, Norma


Imprudentemente indiquei o nome indevido de uma conta e já editei a minha mensagem; repetindo, a contabilização de uma nota fiscal de saída com retenção de impostos é da seguinte maneira:

D) Clientes (AC)
D) Impostos a Compensar (AC)
C) Receitas


Agora, analisando os seus lançamentos:

Número 1:

C - receitas de serviços
D-Impostos a recuperar
D- clientes
correto
Nota: Apenas lembre-se de que para as convenções contábeis o débito é sempre antes do crédito, e não a ordem inversa como foi colocado em seu exemplo

Número 2:
C- impostos a pagar (obrigações tributarias)
D - receitas
Totalmente errado
Quando contabilizamos o reconhecimento de uma obrigação significa que está sendo registrada uma despesa a pagar, e não um estorno da receita, como em seu lançamento está sendo debitada a conta de receitas; o correto está em meu lançamento "a", acima.

Os lançamentos 3 e 4 estão corretos.

Esses são os lançamentos que eu faço s/NFs de serviços, é que o outro contador ao fechar o balanço/2008, ele não trouxe saldo dos impostos deo mes 12/2008 a serem pagos no mes 01/2009, entendi que ele não lançou a provisão, ou fez lançamentos direto em despesas.

Se os lançamentos que você indicou realmente são os realmente utilizados, recomendo que eles sejam substituídos pelos que indiquei porque os seus que corrigi não obedecem ordem nem lógica, o que pode severamente prejudicar os saldos das contas e seus controles.

Agora, falando da mudança de contabilista, é de praxe que o "escritório novo" confira detalhadamente toda a documentação e demonstrações passadas pelo "escritório antigo", especialmente as demonstrações contábeis. Quando bem analisamos as coisas desta maneira conseguimos detectar todos os erros e distorções para que no desenvolvimento dos serviços sob nossa responsabilidade não persistamos nos erros de terceiros (alguns grotescos, outros sutis); se o profissional anterior lançou incorretamente, o sensato seria corrigir tal falha imediatamente.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 18:08

Boa tarde,
Então, a empresa é uma Assessoria em imp e exp. trabalha com dinheiro do cliente, devolvendo saldo credor após o fechamento das despesas, nota fiscal de serviços no valor de R$ 54.203,34.
1- lançamento das receitas
D-impostos a recuperar R$ 2.307,32 (A.C)
D-clientes R$ 51.896,02
C- receitas R$ 54.203,34

2- Provisão dos impostos
D-receitas
C- impostos a pagar R$ 7.225,30 (P.C) (aqui me dá a receita líquida)

3 - Pela compensação dos impostos
D-impostos a pagar R$ 2.307,32
C-impostos a recuperar

4 - pagamento dos impostos
D-impostos a pagar R$ 4.917,98
C - bancos

Se eu lançar a provisão como vc disse em:
D-despesas tributarias com impostos
C- impostos a pagar
Acho que minhas despesas vai ser diferente fica em um total de 7.307,32 e não de R$ 4.917,98.
É isso que eu não estou entendendo, o impostos a recuperar, não seria uma despesa.

Obrigada.

Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 17:14

Boa tarde Ricardo,
Depois de muito custo eu entendi agora, os meus lançamentos ficaram assim:
1 - Pela emissão das notas fiscais
D-Impostos a recuperar/compensar (AC)
D-Clientes
C -Receitas de serviços

2 - Pela provisão dos impostos
D-Impostos (CR) Deduções das receitas
C- Impostos a pagar (PC)

3 - Pela compensação dos impostos
D-Impostos a pagar (PC)
C -Impostos a compensar (AC)

4 - Pelo pagamento
D - Impostos a pagar
C - Bancos/caixa

Obrigada pela atenção.


Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 17:31

Boa tarde, Norma Lucia Nobre


Parabéns pelo esforço.

Somente aquilo que aprendemos com base no concurso particularé o que nos fica fixado na mente.

Em sua postagem de 08/07, após várias explicações detalhadas minhas, percebi que você ainda não havia absorvido o conteúdo, porém, se eu continuasse a tentar elucidar tal dúvida, provavelmente você continuaria insegura em suas decisões.


Bom trabalho


Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 11:08

Bom dia, Reginaldo Siqueira Costa


Você pode encontrar boas dicas fazendo pesquisa nos arquivos do Fórum.

Assim que surgirem dúvidas mais específicas, basta perguntar novamente.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
selma Augusto

Selma Augusto

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Domingo | 13 fevereiro 2011 | 09:39

Bom dia Ricardo. td bem?

Estou iniciando na área contabil e preciso tirar algumas dúvidas.

Se puder me ajudar agradeço.


1) Preciso saber como fazer distribuição de lucros de tres socios e que na verdade 2 deles não obtiveram receitas, apenas um deles durante o ano todo. Como fazer os lançamentos?


2) Essa mesma empresa não possui conta bancaria para receber as receitas. A própria receita entra na conta de cada socio que executa serviços. Como fica isso?

3) Com a distribuição do Lucro pelo que já fiz de leitura, entendo que a empresa deve fazer a DIRF mesmo não sendo tomador de serviço?

Aguardo seu retorno.

Obrigada.

Selma Cristina
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sábado | 19 fevereiro 2011 | 19:45

Boa noite, Selma Augusto


1) Preciso saber como fazer distribuição de lucros de tres socios e que na verdade 2 deles não obtiveram receitas, apenas um deles durante o ano todo. Como fazer os lançamentos?

As "receitas" não são obtidas pelos sócios, e sim, pela empresa da qual eles fazem parte, e receitas não podem ser confundidas com lucros. Enquanto algum período não é encerrado os sócios têm direito a retirada Pró-Labore que é passível de retenção de contribuição previdenciária, contribuição previdenciária patronal da empresa (se não for optante pelo Simples Nacional) e tributação de acordo com a tabela progressiva mensal de IRPF.

Ao ser encerrado um exercício, e se foram apurados lucros, após a compensação de prejuízos e a formação das devidas reservas, a cada sócio cabe a participação nos lucros proporcionalmente ao quinhão de cada um no capital social.

2) Essa mesma empresa não possui conta bancaria para receber as receitas. A própria receita entra na conta de cada socio que executa serviços. Como fica isso?

De acordo com os Princípios Contábeis não se pode confundir (e nem misturar) o patrimônio do corpo societário (geralmente pessoas físicas) com o da empresa, pois enquanto os primeiros, na maioria absoluta, são pessoas físicas, a outra é uma pessoa jurídica. Portanto, é recomendável abrir uma conta bancária em nome da empresa e imediatamente deixar de utilizar a conta corrente dos sócios. Observemos que de acordo com a IN RFB 811/2008 os bancos são obrigados a informar à Receita Federal pela DIMOF (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira) o CPF das pessoas físicas que em cada semestre tenham um movimento global (débitos e créditos) que ultrapasse R$ 5.000,00 (para as pessoas jurídicas o limite é de R$ 10.000,00).

3) Com a distribuição do Lucro pelo que já fiz de leitura, entendo que a empresa deve fazer a DIRF mesmo não sendo tomador de serviço?

"DIRF" significa "Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte" e tal obrigação acessória só deve ser cumprida quando a empresa retém imposto de renda nos pagamentos efetuados a outros, independentemente de ser pessoas físicas ou jurídicas. Segundo a legislação vigente até a presente data a distribuição de lucros é isenta de tributos, desde que a empresa regularmente mantenha escrituração contábil.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sábado | 19 fevereiro 2011 | 19:52

Boa noite, Reginaldo Siqueira Costa


Sugiro-lhe buscar informações na agência da Receita Federal de sua jurisdição, e se tal impasse não for solucionado, é recomendável que sua próxima dúvida seja postada na sala de "Legislação Federal", pois esta sala, "Contabilidade em Geral", não é adequada para assuntos deste tipo.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
PAULO

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 21:34

Boa Noite a todos

Estou com dificuldade para preencher a DIPJ, não sei como lançar os valores da receita para chegar ao calculo do CSSL E IRPJ.
Como dividir este valor por trimestre.
O meu problema é que o contador da empresa que trabalho não quer me explicar, e preciso aprender isso, para ter chance de crescer na empresa.
Analisei uma DIPJ de 2010 e não entendi como o contador lançou as Receitas por trimestre.

Obrigado

Obs. Se precisar mando o Balanço Patrimonial e DRE.


Edilberto Wosniak

Edilberto Wosniak

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 09:56

Bom dia todos.
Empresa cuja tributação é pelo LP, iniciou atividades em 2010, e no final do exercicio teve distrib. de lucros aos seus sócios. Pergunto.
Para atender a Res. 1255 do CRC, tenho que presentar a Demonstração do Lucros ou Prejuízos acumulados? (mesmo considerando que não existe exercício para comparação)? ou somente o DRE é suficiente?.

Grato pela atenção....

Marcos Hauffe

Marcos Hauffe

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 16:17

Tenho uma questão pericial:
No DRE querem que se exclua a variação cambial negativa, justificando por não representarem saídas de caixa, pois se referem a contratos de câmbio não liquidados.
pergunta-se : É correta esta afirmação?
E como este item influencia no lucro líquido?
Grato pelas respostas e ajuda.

jannifer basilio de oliveira

Jannifer Basilio de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 17:10

Boa tarde, gostaria de uma ajuda!!!! Me passaram uma empresa para eu fazer do ramo de fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar, poré, eu nunca fiz empresa deste ramo, portanto preciso urgentemente de um plano de contas referente a esse ramo, estou com dúvidas na parte de custos.

Alguém pode me indicar algum site onde eu possa copiar um plano de contas??? Por favbor...


Desde já obrigada!!!

Janny Basilio
CRISTIANE DA SILVA

Cristiane da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 08:33

Bom dia a todos!!!

Minha duvida é o seguinte, no mes de agosto começamos a fazer a contabilidade de uma transportadora que fazia a sua contabilidade em outro escritorio, eles fizeram a contabilidade até dia 31/07, eu tenho que fazer os lançamentos de como estava o balanço deles apartir de 01/08 e as prestações de serviços tenho q lançar também?

att

SILVANIR VICTOR

Silvanir Victor

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 10:18

Ola, bom dia colegas sou nova aqui no furum mas eu sempre estou
acompanhado perguntas é resposta é acho incrivel pq ajuda muito,

se alguem já estiver fazendo á Contabilidade com as normas internacionais , por favou me passe um balanço é dre para eu me orienta
para enguadra as minhas tb por favou desde obg.

estou no aguardo se alguem puder me ajudar.
email. silvanirvictor1@hotmail.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.