x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.133

Fechamento Exercicio

Alexsandra Menezes Xavier

Alexsandra Menezes Xavier

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 17 anos Terça-Feira | 22 agosto 2006 | 14:23

Olá, nossa contabilidade pegou uma nova empresa, porém esta ainda não encerrou o exercicio e o ultimo balancete que tenho é o de Julho/06; porém o ativo e o passivo não esta fechando está dando uma diferença de mais de 100.000,00. Quero saber como lanço esse valor para fechar meu ativo e passivo.
D- Resultado do exercio
C- Passivo ( posso criar uma conta tipo resultado de exercicios anteriores)?
Obrigada - Alexsandra

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 22 agosto 2006 | 17:15

Oi Alessandra.

A resposta que vou lhe dar é inteiramente pessoal sem considerar as razões que fizeram-na aceitar uma contabilidade assim.

O CRC exige (pelo menos em nosso estado) o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica onde o contador anterior se responsabiliza pela contabilidade e demais atos nela praticados até a data da entrega da documentação para outro Escritório ou Contador.

Este termo exime sua responsabilidade e nele são descritos detalhes dos serviços prestados tais como Escrituração dos Livros, Balanços, entrega de Declarações e etc..... tudo referente ao período sob a responsabilidade do contador que a antecedeu.

Assumir um erro que você não cometeu, "tapando o buraco" com outro erro que seria o de "inventar" um lançamento que acoberte ou disfarce a diferença indicativa de uma contabilidade mal feita, com certeza não foi sua melhor idéia.

Eu exigiria da contabilidade anterior o balancete último e o Balanço Patrimonial com as Demonstrações Contábeis devidamente fechados e assinados. Da mesma forma exigiria ainda os livros encadernados e registrados e as declarações entregues juntamente com todas as obrigações acessórias, documentação etc....

Na impossibilidade de ter tais exigências cumpridas, eu proporia aos sócios da empresa o refazimento da contabilidade a partir dos documentos e (naturalmente) cobraria (bem) por isto. Mas em hipótese alguma endossaria erros de outro contador trazendo para mim a responsabilidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.