x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 619

Erro na Declaração do IRPF. O que fazer?

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Iniciante DIVISÃO 2, Bombeiro(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 21:19

Saudações nobres amigos contadores!

Estou precisando de sua ajuda numa questão, que talvez seja algo trivial diante dos treinamentos e rotinas de trabalho que vocês vivenciam no dia a dia, mas que está me causando grande preocupação.
Trata-se de DIRPF, ao preencher a minha no ano passado (2013) digitei de forma errada um rendimento recebido (um erro em meu favor). Ao invés de R$ 22.475,00 eu digitei R$ 21.475,00.
Resultado, cai na malha fina, por suposta sonegação de R$ 1.000,00 nos meus rendimentos.
Eu ainda não fui notificado oficialmente sobre o erro. Acabei criando uma senha e um código de acesso e descobrindo por conta própria, através do portal eCAC. Porém, não consegui efetuar a retificação diretamente no site (não havia essa possibilidade).
Agora começam os meus problemas:
1. Sei que posso utilizar o portal eCAC para retificar a minha declaração online, para isso preciso de um código de acesso e uma senha, os quais eu já possuía. Porém, perdi os dados do meu HD e, juntamente com ele, o meu código e minha senha de acesso ao eCAC, bem como as declarações dos exercícios anteriores, com os respectivos recibos de entrega.
2. Para gerar um novo código de acesso, preciso (obrigatoriamente) dos números de recibo das declarações dos dois últimos exercícios, que também foram perdidos com a formatação do HD.
Em suma, sem os números de recibo, não posso gerar um novo Código de Acesso ao eCAC e, consequentemente, não posso retificar online minha DIRPF.
No site da RFB, vi uma única alternativa para obtenção dos números de recibo anteriores (no caso de perda dos dados originais): "Caso não consiga obter o número do recibo utilizando uma das opções anteriores: o número do recibo pode ser obtido em uma Unidade de Atendimento da Receita Federal."

Diante do exposto, quero antecipar o envio da comunicação de retenção na malha e solicitar a retificação do erro.
Pergunto-vos:
1. É possível realizar tal procedimento in loco na Unidade de Atendimento da minha cidade?
2. É necessário o preenchimento de formulário específico para esta questão?
3. A Solicitação de Retificação de Lançamento ? SRL é indicada para este caso específico?
4. Precisarei agendar previamente o atendimento, ou é suficiente pegar a senha no balcão?

Desde já agradeço, certo de vossa atenção quanto à minha dúvida.

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.