x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 4.385

Saída de Sócio Falecido e Herdeiros não tem interesse

MANOEL RODRIGO GOMES D ARAUJO

Manoel Rodrigo Gomes D Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 02:25

Amigos, estou com um problema pra resolver, uma empresa aqui do escritório teve um de seus sócios falecido, o inventário já saiu e no formal de partilha esta especificado lá a divisão das cotas entre os herdeiros, até aí tudo bem, mas os herdeiros não querem participar da Sociedade e até já acertaram a venda de suas cotas com os sócios remanescentes, eu estou confuso em como fazer essa alteração, alguém já passou por isso e poderia colaborar com ideias ou com um modelo de alteração que atenda essa minha necessidade ?

Pelo que vi no site da JUCESP após o formal de partilha os herdeiros devem assumir por sucessão as cotas que lhe foram destinadas, então eu penso que devo fazer o ingresso e retirada dos herdeiros, na JUCESP eu acho que esta tudo claro, mas eu simulei essa situação no programa CNPJ da receita e lá não tem opção de entrada e saída do sócio no mesmo instrumento, então estou bem confuso e agradeço a ajuda de todos.

Leonardo Coutinho

Leonardo Coutinho

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 14:10

Manoel,

Faça a cláusula de saída do sócio por motivo de falecimento e descreva a distribuição das cotas aos herdeiros exatamente como consta no formal de partilha. Após esta cláusula em que o falecido sai da sociedade e os herdeiros entram, você faz uma outra cláusula destes últimos cedendo para os sócios remanescentes.

Após esta cláusula, faça uma outra cláusula descrevendo como ficou o capital social e a distribuição das cotas.

Na DBE exclua o sócio falecido e repita os sócios remanescentes com a nova composição das cotas. Os sócios que ingressaram e saíram no mesmo ato não informe no DBE.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Leonardo Monteiro Coutinho
https://www.jedson.com.br
Formuário de Contato
http://www.jedson.com.br/site/contato.html?view=form

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.