x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 13.395

Cargos e exigências para escritórios de contabilidade

Evangelina Reis

Evangelina Reis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 10:02

Referente aos cargos para registro de funcionários em um escritório contábil quais os cargos e as exigências de cada cargo?
Quem pode ser auxiliar contábil? Assistente contábil? Assistente de departamento Pessoal?

Obrigada!

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 10:17

Evangelina,

Bom Dia !!!

Quanto aos cargos depende da necessidade de cada escritório contábil, e tem empresa que pega uma pessoa inexperiente pra ensinar o serviço ou uma pessoa qualificada para o cargo, quanto as funções que você perguntou segue abaixo o de cada um.

Auxiliar Contábil
contabiliza os documentos...
entrega e elabora declarações como DPJ, DACON, DCTF, DIRF
organiza os arquivos contábeis
analisa as situações das empresas em outros regimes tributários
analisa a parte gerencial, quando solicitado.


Assistente contábil
Exercer balancetes;
Calcular impostos (PIS, CONFINS, ICMS, etc);
Verificar impostos retidos;
Classificar a contabilidade;
Contatar o cliente;
Analisar contas patrimoniais;
Lançar folhas de pagamento;
Lançar fechamentos fiscais;
Executar baixas de recebimento;
Revisar as movimentações bancárias;
Solucionar pendências;
Organizar documentações referentes à contabilidade da empresa, etc

Assistente de DP
O Assistente de Departamento Pessoal é o profissional responsável por atuar na área de departamento pessoal com foco em benefícios, cuidar de documentação de admissão e demissão e rescisão.
Um Assistente de Departamento Pessoal prestará auxilio na administração de pessoal com admissão, folha de pagamento, rescisão, folha de ponto, benefícios, desde controle, cálculos e apontamentos.
Está sob as responsabilidades de um Assistente de Departamento Pessoal fechar a folha de pagamento, atuar com imposto de renda, RAIS, GEFIF, atendimento aos clientes, organização de arquivos, preparar e calcular a folha de pagamento, rescisões, férias, recolhimento de contribuições e outras atividades ligadas a registros e controles de pessoal, manter atualizado o cadastro de funcionários, cuidar do subsistema de benefícios em atividades como: vale-transporte, auxílio alimentação, assistência odontológica e saúde, planos de incentivo, refeitório e atividades sociais, se responsabilizar pelo controle do registro de ponto (eletrônico) dos funcionários, fazer o fechamento e imputar para a folha de pagamento e para o sistema de banco de horas, realizar a apuração de banco de horas e informar o saldo via relatório para os gestores, executar homologação de rescisão de contrato, atender ao público interno, realizar processo de admissão, ser responsável pela solicitação de benefícios (Vale transporte, assistência médica, cesta básica e seguro de vida), apoiando toda a área de administração de pessoal.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Assistente de Departamento Pessoal além da graduação é essencial que tenha noções de homologação e folha de pagamento.
www.infojobs.com.br

Espero ter te ajudado.


Att,

Samara Silva


" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.