x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.005

Ativo Imobilizado

Leomar Garcia da Silva

Leomar Garcia da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 16:27

Olá amigos do fórum

Estou iniciando a contabilização de um restaurante que adquiriu o ponto comercial de um restaurante que já existia no local. A antiga dona emitiu um recibo na pessoa física dela vendendo todos os bens que haviam no estabelecimento para a atual proprietária do estabelecimento, também pessoa física.
Qual o procedimento para que eu possa contabilizar estes bens na conta de Ativo Imobilizado da empresa que estamos em processo de abertura? A atual proprietária deve emitir um recibo vendendo para a empresa?

obrigado

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 00:38

Leomar, boa noite


No geral é isso mesmo.. o atual proprietário transfere para empresa e a empresa faz a nota fiscal de entrada, alguns cuidados que vc precisará tomar:

- Nos valores que foram atribuidos (se tiver ganho por exemplo precisa pagar)
- Os bens podem ser colocados na empresa tb como capital social (neste caos precisa informar no contrato social)
- Se os bens estavam em poder do socio em 31/12 e este for obrigado a declarar IR precisa se atentar no bens para informar no imposto tb.
- observar tb a legislação local da SEFAZ.


Heloisa Motoki

Leomar Garcia da Silva

Leomar Garcia da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 09:33

Obrigado pelo retorno Heloisa,

Sempre vejo seus comentários no fórum e são muito esclarecedores.

Neste caso específico não há sociedade, é uma Empresa Individual e pretendo emitir o recibo e NF de entrada pelo mesmo valor que a proprietária adquiriu, neste caso não creio que tenhamos que pagar IR sobre ganho uma vez que o valor da venda será igual ao da compra.

Em relação a incorporação ao Ativo Imobilizado quando protocolei na Junta Comercial o Requerimento de Empresário, no campo Capital Social indiquei o valor pago pela aquisição do ponto no qual está incluído estes bens, porém no requerimento(que é feito online) não há nenhum campo para indicar que o capital foi integralizado através destes bens, podes me informar como incorporar estes bens ao Imobilizado neste caso?

O estabelecimento foi adquirido em janeiro de 2014..

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.