x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 13.721

Empresário Individual abrir uma Eireli

CARLOS ALBERTO FERREIRA

Carlos Alberto Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 11:35

Bom dia a todos!

Apesar de eu já ter visto esta dúvida em outro tópico, a resposta ficou muito vaga, portanto , perguntarei novamente:

Tenho uma cliente que é Empresária Individual e ela quer abrir uma nova empresa, esta empresa seria uma EIRELI. Ela não encerrará a Empresa Individual que é de consultoria de moda, a Eireli seria de comércio atacadista de peças.
Pergunto: Ela pode abrir esta EIRELI e continuar com a Empresa Individual normalmente?
Pelo sim e pelo não, tem algum embasamento legal para eu explicar pra ela?

Desde já agradeço.

Carlos A. Ferreira
Empresário-Contador
Calicont Assessoria Contábil
@calicont.contabil
BRUNO

Bruno

Ouro DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 20:12

Sim, o empresário individual pode abrir uma EIRELI e continuar com o empresário individual.

Pois a EIRELI no que couber, segue as mesmas regras da sociedade limitada, que não há impedimento de abrir uma empresa individual.


Porém não se pode ter duas EIRELIS e duas empresas individuais.


Art. 980-A

§ 2º A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade

§ 6º Aplicam-se à empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.