x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.682

Contador autônomo sem CNPJ - SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

JÚLIO CÉSAR

Júlio César

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 17:43

Prezados, boa tarde!

Sou novo no fórum, por isso me perdoem se postei na sala errada.

Desde que me formei em 2008 só trabalhei no setor público, hoje sou contador de uma instituição de ensino federal investido através de concurso público, minha carga horária é de 8hs diárias. Porém de uns tempos pra cá me veio a vontade de começar a trabalhar com contabilidade privada para complementar a minha renda e é claro pra ter vivência na área, tenho até vergonha quando alguém me pergunta algo sobre contabilidade privada e eu não sei responder. A intenção é futuramente pedir redução da minha jornada para 6hs. Porem não tenho experiência nenhuma na área, eu teria que fazer alguns cursos de aperfeiçoamento além de alguns estágios gratuitos.
Gostaria de saber se um contador autônomo pode exercer com plenitude sua profissão sem possuir cnpj. Pergunto isso por que ao que me consta, servidores não podem ter empresas em seu nome e me disseram que eu teria problemas caso quisesse prestar serviços à pessoas jurídicas pelo fato de o envio de algumas declarações exigirem cnpj, não sei se é bem isso que eu entendi, mas enfim, se alguém puder me dar alguma orientação ficaria bastante grato!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Quinta-Feira | 13 março 2014 | 18:32

olá, pode-se trabalhar como autônomo elaborar o contrato de prestação de serviços contábeis

orientações do cfc quanto a elaboração do contrato de prestação de serviços:
http://www.cfc.org.br/uparq/contrato_prest_ser.pdf

modelo do contrato:
http://www.portaldecontabilidade.com.br/modelos/contratocontabeis.htm

a cobrança pelos honorários contábeis é pela emissão do rpa - recibo de pagamento a autônomo assinado; e neste rpa haverá a reter 11% a título contribuição p/o inss, o desconto do irrf (quando aplicável) e, se for o caso, também a retenção do issqn - imposto sobre serviços de qualquer natureza (verifica no site a norma municipal quanto a cobrança e recolhimento do issqn;

http://www.rioclaro.sp.gov.br/issqn/
http://www.rioclaro.sp.gov.br/issqn/autonomo.php

obs.: ainda sobre o imposto de renda deve-se seguir coma a tributação mensal pelo carnê leão, sendo que haverá a escrituração mensal do livro-caixa, conforme cfe. site abaixo:

www.receita.fazenda.gov.br

bom trabalho e boa sorte!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 14 março 2014 | 10:48

olá, sim, quando teu serviço aumentar (é o que se espera) vc vai necessitar contratar profissionais habilitados e qualificados p/trabalhar no escritório, daí então vai haver a necessidade de constituir uma empresa de serviços contábeis.

abaixo estou lhe passando o site do crc rs onde há livros gratuito muito bons, creio que vai lhe ser útil:

http://www.crcrs.org.br/?p=2041

bom trabalho e sucesso no teu negócio!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.