x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 2.700

Como fazer mudança de proprietario de empresa individual

MARCELO TRUIZ

Marcelo Truiz

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 março 2014 | 19:22

Tenho um cliente que sua empresa é um Empresario Individual e essa empresa foi vendida e como para não perder contratos de licitações o novo proprietario optou por fazer uma transformação de empresario individual para eireli. Agora é que me aparece a duvida.

Fiz o requerimento de empresario pedindo a transformação e o alumento de capital social para atender a legislação da eireli e estou elaborando contrato da eireli, mas como faço para constituir essa eireli mudando de proprietário. Já fiquei varios dias na internet e até mesmo com orientações de outros colegas, mas todos os modelos que vi são de transformação mas com o mesmo proprietario e o que quero é um modelo ou orientação para a mudança de proprietario.

Obs: Será que terei que fazer tres alterações sendo uma transformação de EI em Eireli com o mesmo proprietário e de Eireli para o outro proprietario?
Ou posso fazer na segunda alteração (eireli) o pedido de mudança de proprietario?

Luan Carlos Haendchen

Luan Carlos Haendchen

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 12:22

Bom dia Marcelo,

Sim deverá fazer 3 processos: 1º e 2º para transformação de EI para EIRELI e 3º para alteração de Titular.

Consultar IN 118/2011 e Manual das Sociedades Limitadas (DNRC)

Atenciosamente,
Luan Carlos Haendchen

Luan Carlos Haendchen
Analista Societário
Bacharel em Ciências Contábeis
Cesar Pereira dos Santos

Cesar Pereira dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 12:30

Já pensou em transformar em sociedade limitada unipessoal ? Assim seria apenas uma transformação para sociedade limitada, com apenas um sócio, ela pode permanecer assim por até 180 dias, perto desse prazo, pode incluir um novo sócio ou transformar em EIRELI que de limitada para Eireli é um processo bastante simplificado.

Luan Carlos Haendchen

Luan Carlos Haendchen

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 12:41

Porém, a natureza jurídica inicial em questão é Empresário Individual e não Sociedade Limitada, não sendo possível qualquer modificação no quadro societário a não por transformação.

Luan Carlos Haendchen
Analista Societário
Bacharel em Ciências Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.