x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.617

Distribuição de lucros mensalmente

PALOMMA

Palomma

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 16:55

Boa tarde,
Trabalho numa empresa no setor de RH, todo mes a contabilidade faz distribuição de lucros de 10.000,00para cada sócio(4 sócios) , sendo que 2 sócios administradores é feita tambem a retirada de pró-labore no teto maximo do INSS tá correto isso???
Eu para um desse sócios que é feita somente a distribuição de lucros ela está pagando o inss como contribuinte individual está correto isso?
A mesma não presta serviço nenhum para a empresa.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sábado | 29 março 2014 | 17:48

olá, no contrato social deve definir a periodicidade quanto ao pagamento dos lucros apurados, conforme orientado pelo colega acima, e também sobre as retiradas de pro-labores; ao sócio que não tem pago o inss, leve esse fato ao rh, pois eles tomarão as providências quanto ao recolhimento mensal.

Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 11 abril 2014 | 10:07

Percebo em muitas respostas aqui que quando pretende-se Distribuir Lucros antes do encerramento do Exercício, há a possibilidade, mas desde que comprove-se a existência de Lucros. E já vi mencionarem Balanço Patrimonial. Mas em outra fonte já me falaram em Balancete de Verificação. Além disso, é pela DRE que eu percebo o valor de Lucros. Então, minhas perguntas: Quais destes demonstrativos preciso apresentar em uma eventual fiscalização? E este demonstrativo vai impresso no Livro Diário para autenticação? Como fica no Diário (ordem e numeração de páginas)? Eu preciso "zerar" as contas de resultado quando da emissão deste demonstrativo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.