x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 6.422

Extrato Bancário

Michel

Michel

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 23:07

Amigos,

Preciso de uma ajuda, estou contabilizando diversos extratos bancários de uma empresa e deparei com a seguinte situação, tenho saídas de numerários não identificadas no extrato bancário e entrada saídas de numerários não identificado. Como posso contabilizar esses extratos sem passar pela conta caixa.

Estou fazendo da seguinte forma:

Na entrada

D: Banco
C: Caixa

Na saída

D: Caixa
C: Banco

Existe alguma conta no Ativo e no Passivo que eu possa trabalhar? Pois em uma conciliação futura ficaria mais fácil.

Obrigado.

Michel Santos
Ralph Jr.

Ralph Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 23:20

Michel,

Acho mais interessante criar uma conta transitótia no resultado, e movimenta-la de acordo com a contra partida da conta identificada. Se vc viu que no extrato teve uma entrada de R$ 100,00, debite banco e credite a conta transitória. Se teve uma saída de R$ 100,00, credite o banco e debite a transitória. Quando você identificar a origem e o destino corretos você faz o acerto e ainda ficara com o banco e o caixa com os saldoa correto. Só concilie essa conta antes de terminar o exércicio.

Att,

Ralph Cler.

Accounting is my life...
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sábado | 22 março 2014 | 18:58

olá, outra alternativa seria:

d- numerários em trânsito (ac\disponível)
c- banco c/c. (ac\disponível)
vlr ref. n/saídas de numerários não identificados
$ xxx

d- banco c/c.
c- numerários em trânsito
vlr ref. n/entradas de numerários não identificados
$ xxx

esta forma sugerida é para não interferir no resultado do exercício, enquanto não vir p/a contabilidade documentos hábeis p/registro no resultado em curso.

bom trabalho a todos!

Dimitry Pedrosa

Dimitry Pedrosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 22 março 2014 | 21:38

Olá pessoal,

Ainda como alternativa para ser implantada a médio ou longo prazo, sugiro que o contador ou a empresa contábil disponibilize (antecipadamente) planilha, formulário ou sistema capaz de permitir ao empresário ou administrador da empresa identificar tais lançamentos. Dessa forma, restaria apenas a análise dos documentos remetidos posteriormente para contabilização, conforme mencionado pelo colega Telmo Biehl.

Entendo ser demasiado o tempo que se dedica a essas atividades.

Cordialmente,

Forte abraço!
Dimitry Pedrosa
------------------------------------------
>> http://dimitrypedrosa.com <<
------------------------------------------
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Domingo | 23 março 2014 | 18:25

olá, de acordo c/o livro &quot;manual das sociedades por ações aplicável também nas outras saciedades&quot; de elizeu martins, sergio de iudicibus, etc., o nome utilizado é &quot;numerário em trânsito&quot;

bom trabalho e boa semana!

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 09:15

Bom dia,amigos!

Eu faria da seguinte maneira:

Criaria uma conta no Ativo Circulante e outra no Passivo Circulante.

No Ativo Circulante eu debitaria as saídas de dinheiro do banco(pagamentos)

No Passivo Circulante,eu contabilizaria as entradas de dinheiro (recebimentos)

Essas contas se destinariam exclusivamente para esses eventos e teriam nome específico.

Por exemplo:Ativo Circulante, Pagamentos não Identificados.

Passivo Circulante,Recebimentos não Identificados.

Sabendo-se que tecnicamente as contas com saldo devedor do Ativo sugerem Despesas e as contas credoras do Passivo sugerem Receitas,esses valores após identificados,tem um percentual de probabilidade considerável de se tornarem contas de resultados,nas contas já existentes dentro do Plano de Contas da Empresa.As outras possibilidades,que eu estou abandonando inicialmente,é que tanto as saídas como as entradas de dinheiro no banco,não sejam respectivamente,investimentos,pagamento a fornecedores e nem retiradas de sócios.E nas entradas,sejam valores recebidos de clientes(Duplicatas a Receber não identificados).Por isso,desaconselho a contabilizar num primeiro momento,esses valores numa conta de resultado.Justifico:O contabilista estará tomando na mãos o ônus de outrem,porque,independentemente do regime tributário que a empresa está enquadrada,é preciso que seus sócios assumam a responsabilidade do resultado e da tributação.Os valores debitados nas contas de bancos podem estar sendo usados indevidamente pelos sócios,daí a necessidade da identificação correta e dos destinos dos valores.Caso seja uma empresa de Lucro Real, os depósitos e outros valores não identificados creditados no Banco(entrada de valores) terão que ser oferecidos à tributação(como outras Receitas Tributáveis) e os débitos(saídas de dinheiro da conta do Banco),serem tributados também,por meio de uma conta de resultado chamada Despesas não Dedutíveis.Ou seja,todos os valores não identificados,estarão sendo totalmente tributados.E o Resultado do Exercício estará devidamente ajustado e correto,sob o ponto de vista fiscal.Os sócios certamente,diante do que expus e sugeri,terão o maior interesse em identificar com fidelidade,todos os eventos que compõem a conta banco.

Abraço para todos os colegas e por favor,comentem,argumentem e enriqueçam meu comentário,concordando ou não




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.