x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 30.473

CDB Investimentos Bradesco

Amanda Ferenc

Amanda Ferenc

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 11:25

Bom Dia.

Estou com problemas para bater o saldo final contabilizado com o que esta no extrato enviado pelo banco. Já fiz várias pesquisas aqui no fórum e para a minha pergunta não consegui achar a resposta.
Existem esses dois tópicos abaixo, mas não achei resposta para a minha pergunta.
www.contabeis.com.br
www.contabeis.com.br

No extrato de Investimento CDB do Banco Bradesco vem descrito dessa seguinte forma:

Saldo Aplicação Valor Principal - 260.931,96
Saldo Aplicação Valor Atualizado - 274.450,65

Há vários resgastes dentro do mês, todos são contabilizados e lançados o rendimento e o IR.
Quando vou verificar o saldo final na contabilidade com o saldo final do extrato, os mesmos não batem. Não consigo identificar o valor da diferença. E o o valor do saldo que o banco considera no resumo financeiro é o valor do saldo atualizado.

Pergunto: Devo sempre considerar o valor do saldo atualizado? O que se trata essa diferença? Como efetuar esse lançamento para a minha conta bater com o saldo do extrato?

Se alguém puder me esclarecer, eu fico agradecida.

Amanda

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 12:59

olá, deve-se considerar como saldo o valor atualizado; a diferença do saldo apurado na ficha razão, com relação ao extrato do banco, refere-se a rentabilidade liquida (já descontado o imposto de renda na fonte) do cdb.

o livro abaixo é um excelente guia p/consulta:

manual de contabilidade e tributação de instrumentos financeiros e derivativos - fipecafi
autores: alexsandro broedel lopes, fernando caio galdi, iran Siqueira lima
editora: atlas

bom trabalho!

Amanda Ferenc

Amanda Ferenc

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 15:21

Olá Telmo,

Obrigada pela resposta, mas não sei se entendi muito bem.

Devo considerar sempre o saldo com valor atualizado, mas efetuando os lançamentos de resgate, rendimento e ir, o saldo final não bate com esse saldo atualizado. Como devo proceder?

Amanda

Rodrigo Paiva

Rodrigo Paiva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 15:30

Amanda, alguns extratos de aplicação apresentam no último dia do mês Saldo Bruto e Saldo Líquido. O saldo da conta contábil deve ser igual ao saldo Bruto. O saldo líquido no extrato seria o valor a creditar na conta corrente caso efetuasse uma operação de resgate naquela data, descontando o IR e IOF. No seu extrato talvez esteja diferente apenas a nomenclatura. Verifique também se você está contabilizando os rendimentos corretamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.