x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.313

Entidade Sem fins lucrativos - Asilo

Marino Sampaio

Marino Sampaio

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2006 | 09:40

Uma pessoa me procurou para regularizar a situação de seu asilo. O antigo contador não passou informações sobre como anda a situação contábil, recolhimentos de encargos/tributos(FGTS/INSS/PIS/mensalidade sindical), livro caixa, diário, e balanço anual. Como devo proceder para começar a verificar tal situação. O FGTS estava sendo recolhido até dez. 2005 através do escritório dele e ele não passou os dados para o recilhimento dos meses posteriores, como faço para verificar?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2006 | 20:50

Marino,

Separe as providências a serem tomadas em dois grupos:

1- As que você pode tomar independentemente da participação do antigo contador e,

2 - as que deve tomar envolvendo-o inteiramente.

As primeiras dizem respeito à situação da empresa perante os órgãos públicos, ou seja, pode pedir Certidões Negativas de tudo (áreas federal, estadual e municipal) com isto você terá certeza se a empresa tem ou não débitos tributários, inclusive sua situação quanto ao cumprimento das Obrigações Acessórias (entrega das declarações e etc.)

As últimas dizem respeito a parte contábil, escrituração dos Livros, Balanços, Demonstrações e etc. Faça um Oficio endereçado ao Administrador da empresa dizendo da importância e da necessidade de ter os documentos (que relaciona) em seu escritório, para possíveis consultas, comprovações e ou prováveis apresentações ao Fisco e, relacione tudo o que o Contador deveria ter feito, assim como, Livros escriturados e encadernados, Balanços, Demonstrações, comprovantes de entrega de Declarações, documentos relacionados a área de recursos humanos e outros, mencionando inclusive os períodos a que se referem.

Peça ao Administrador a assinatura na via que ficará com você e alerte-o para o fato de que a responsabilidade pela não entrega dos documentos a você é inteiramente dele, haja vista que cabe a ele cobrá-los do contador anterior.

Elabore um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis e.... Mãos à Obra!

Se a contabilidade deixou de ser feita, faça você a partir de um Balanço de Abertura. Assim estará colocando a "casa em ordem" sem o ônus da responsabilidade por um serviço que não foi prestado, mas que deve ter sido cobrado e (importante) estará também aumentando suas receitas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.