Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 17

acessos 2.525

Parcelamento do Simples Nacional

RITA DE CASSIA VILAR

Rita de Cassia Vilar

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 13:43

Pessoal me ajudem ..

Meu cliente é ta com divida 2012 e 2013 e eu solicitei um parcelamento no site da receita federal .

Saiu um Recibo que foi feito a solicitação mais não mostrou nenhum DAS , DARFou algum tipo que pagamento , liguei na receita e informaram que teria que sair uma darf ..

Quando procuro o parcelamento no site da receita ele diz não localizado .

ME ajudem é isso mesmo , pois não achei nenhuma darf para ser impressa.

obrigado ..

Rodrigo Paiva

Rodrigo Paiva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 14:05

Rita, você está procurando a opção parcelamento no e-CAC? Por lá você encontrará esta opção podendo assim imprimir o DAS.

A aprovação do parcelamento não é imediata. Aguarde a habilitação da opção parcelamento para a impressão dos documentos de arrecadação.

Ariane Paula Devechio

Ariane Paula Devechio

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 14:12

Oi Rita.

O parcelamento do Simples Nacional não é na hora que libera. Volte amanhã ao E-cac e na aba "Simples Nacional" vai ter a opção "Emissão de Parcela Mínima" onde você emitirá a guia no valor de R$ 300,00 (e assim será feito todo mês).


att,

Ariane Paula Devechio
Contabilista
[email protected]


'Mergulha no que te dá vontade. Que a vida não espera por você.'
Sumaia de Morais

Sumaia de Morais

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 15:01

Prezada Rita, boa tarde!

Você deverá ir na aba Simples Nacional (no Ecac), e se o parcelamento tiver sido aprovado irá em [Parcelamento (Simples Nacional) dentro da mesma aba] e emitir DAS parcela mínima.

Já tive casos onde ao invés de ser no Ecac esse parcelamento estar no Simples Nacional, nesse caso fazer acesso ao Simples dessa empresa, sair (é preciso acessar e sair para "cair" na aba certa) ir em Cálculo e Declaração -> Emissão de DAS parcela mínima.

Esses R$ 300,00 serão pagos até a RFB consolidar esse parcelamento, pagando básicamente os juros e multas e uma parte da dívida; depois que consolidado será feito um parcelamento com o restante da dívida em 60 parcelas.

Atenciosamente,

Sumaia de M.
Sumaia de Morais

Sumaia de Morais

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 08:24

Prezada Tais, bom dia!

Depois que o parcelamento for consolidado pela RFB, o máximo são 60 parcelas mensais (Lei Complementar nº 123/2006, art. 21, § 16). O valor de cada parcela será a divisão da dívida consolidada pelo número de parcelas. Resta saber qual o valor da dívida consolidada, o valor da guia e fazendo as contas você saberá o número de parcelas, caso já tenha pago algumas cotas, tire do total de parcelas e saberá o resultado final.

Atenciosamente,

Sumaia de M.
mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 10:10

Fiz um pedido de parcelamento no simples nacional agora no começo de abril com dividas do ano de 2009 a 2013, já saiu até o darf para pagar no final de abril/14 no valor de 300,00, mais agora a cliente arranjou dinheiro pra pagar pelo menos os anos de 2009 e 2010 avista, será posivel fazer estes pagamentos a vista, já que estes anos estão inclusos no parcelamento, ela paga agora dia 10/04 os anos de 2009 e 2010 a vista e ficaria 2011 a 2013 a parcelas em cima do darf de 300,00 que ainda vai vencer em 30/04/2014

Sumaia de Morais

Sumaia de Morais

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 10:31

Prezada Mariza, bom dia!

Conforme a questão 6 da RFB simples no primeiro instante será pago a parcela mínima e apenas depois que a RFB consolidará os débitos, portanto, se o pagamento for efetuado na data presente, diminuirá o débito futuro.

Atenciosamente,

Sumaia de M.
Sumaia de Morais

Sumaia de Morais

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 13:58

Prezada Rita, boa tarde!

A RFB demora cerca de 1 a 2 anos para consolidar, enquanto isso deverá ir pagando as DAS parcela mínima de R$ 300,00; só depois de consolidado que será possível ter precisão do número de parcelas e valores a serem pagos no restante da dívida.

De acordo com a questão 06 da RFB :
"Em momento futuro, a RFB divulgará informações sobre a consolidação dos débitos objeto de pedidos de parcelamento."

Atenciosamente,

Sumaia de M.
RITA DE CASSIA VILAR

Rita de Cassia Vilar

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 15:31

Obrigada Sumaia .

Então todo mês meu cliente vai pagar 300,00 ... até sair o valor do parcelamento.

Todo mês deve ser pago 300 ..

Mas e a certidão negativa, vai sair???

Posso passar por Licitação ?

RODRIGO TREVENZOLI LANNA

Rodrigo Trevenzoli Lanna

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 09:48

Pessoal,

Bom dia!

Estou com alguns clientes fazendo o parcelamento do simples e queria esclarecer uma dúvida.

Mesmo pagando as parcelas o débito ainda fica ativo?
Sempre que entro no PGDAS-D, informa que consta os respectivos débitos parcelados.


Obrigado

Sumaia de Morais

Sumaia de Morais

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 10:55

Prezado Rodrigo, bom dia!

O parcelamento já foi consolidado pela RFB?

O débito só não constará quando for todo quitado, uma vez que a empresa, mesmo pagando por hora o parcelamento de forma contínua, se algum dia vier a parar de pagar, perde todo o processo, então é preciso finalizar o parcelamento para que não constem mais esses débitos.

Quais são os motivos de exclusão desse parcelamento?

• Falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não;
• Falta de pagamento de uma ou duas parcelas, após a data de vencimento da última parcela
do parcelamento ou existência de saldo devedor após a data de vencimento da última parcela.


Atenciosamente,

Sumaia de M.
junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 15:39

Boa tarde, meu cliente tinha debitos de 2011 e 2012 foi feito o parcelamento em 2013, so que ja tem debitos no ecac de 2013 e 2014 posso fazer um novo parcelamento, esses debitos de 2014 vao entrar? alguem saberia me responder?

Junia Meireles

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.