Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 11.053

Perda no recebimento de crédito - Lucro Presumido

THIAGO AUGUSTO MATHIAS

Thiago Augusto Mathias

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 15:08

Olá Amigos!

Já procurei no fórum e vi algumas situações parecidas, porém não encontrei a resposta satisfatória quanto a contabilização de Perdas de Recebimentos de Créditos em uma empresa tributada pelo Lucro Presumido e sim, somente pelo Lucro Real, que a princípio ficou mais claro para o meu entendimento.

Tenho a seguinte situação: Uma empresa optante pelo Lucro Presumido tem um saldo na conta Créditos com um cliente a mais de 8 anos.
Tal saldo nunca foi contabilizado na conta de Provisão de Devedores Duvidosos, sempre permanecendo até a data atual, na conta Créditos.
Sendo que esse valor já foi dado com perdido pela empresa e a mesma quer "baixar" esse valor da Conta Créditos, como seria a contabilização? E em que grupo de contas do Plano Contábil eu teria que registrar essa perda?

Se puderem me ajudar, agradeço!

Fabio Gama Pereira

Fabio Gama Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 15:49

Prezado Thiago, meu entendimento e que: Sendo a empresa de Lucro Presumido onde o impostos são apurados no faturamento, minha opinião sobre o tema e que seu cliente pode fazer uso desse credito destacado no conta Credito a receber (Ativo circulante), é lança-lo como despesas na conta Perda no recebimento de clientes (conta de resultado), e fato vai aumenta a despesas e diminuir o lucro.

D - PERDA NO RECEBIMENTO DE CLIENTE
C - CLIENTE

Fabio Gama | Contador
email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.