x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 60

acessos 114.072

Baixa e Reativação de MEI

AMAURI RAIMUNDO DOS SANTOS

Amauri Raimundo dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Domingo | 6 abril 2014 | 00:10

Boa noite,

Dei baixa num MEI que eu tinha e agora preciso realizar um novo cadastro. Só que quando tento, o Portal do Empreendedor informa: "Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa
ou ser participante do quadro de sócios e administradores".

Será que o MEI antigo ainda se encontra ok? Pesquisei o CNPJ no site da Receita e lá consta que ele ainda tá ativo. Será que era preciso entregar algum documento na Junta Comercial na hora da baixa? Eu não entreguei nada, fiz tudo on-line.

Como faço pra criar um novo MEI?
Será que ainda posso reativar o antigo?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Domingo | 6 abril 2014 | 10:06

Amauri Raimundo dos Santos

Verifique se efetuou a baixa do CNPJ antigo por este link:

www.portaldoempreendedor.gov.br

Lembrando que após dado baixa o CNPJ também é baixado portanto não é possivel reativar.

Outro detalhe é que a empresa deve estar regular ao dar baixa caso queira reabrir um novo cadastro no MEI.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
AMAURI RAIMUNDO DOS SANTOS

Amauri Raimundo dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Domingo | 6 abril 2014 | 13:27

Phillipe Gamboa,

Na época que eu dei baixa foi justamente seguindo esse roteiro. Depois disso ainda é preciso fazer algum procedimento na Junta Comercial ou na Receita Federal?

Quando eu tenho criar um novo cadastro MEI diz: "Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa
ou ser participante do quadro de sócios e administradores".

Quando eu tento fazer alteração nesse CNPJ antigo diz: "O CNPJ informado não se encontra na situação de MEI. Caso você tenha efetuado a inscrição há poucos minutos, por favor tente mais tarde".

E agora?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Domingo | 6 abril 2014 | 13:36

Amauri Raimundo dos Santos

Por favor me informe o número do CNPJ, pode ser por mensagem privada, para eu ver a situação atual.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 06:35

Por algum motivo foi feito errado, conforme te mandei você não baixou o MEI, mudou o regime tributário dela para Lucro Presumido o que irá acarretar uma certa carga de multas mensais de 2012 até abril de 2014.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
MILENA NONATO CARVALHO SANTOS

Milena Nonato Carvalho Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 17:53

Colegas, poderiam me ajudar?
Tenho uma cliente que possui um MEI, porém a mesma estourou o limite e quer baixar a inscrição e depois de algum tempo se inscrever novamente. É possível esse procedimento?
Agradeço imensamente a ajuda.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 08:28

Melissa Varlet
Bom dia!

Não há possibilidade de "reativar" Cnpj na forma do Mei já baixado.

Assim se desejar reiniciar o seu negócio, deverá proceder com uma nova inscrição.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
ALINE BARBOSA ANHASCO

Aline Barbosa Anhasco

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 10:01

Bom dia!
Ao solicitar a baixa de um MEI constou a seguinte mensagem:

"ATENÇÃO! Ao clicar em 'Confirmar' sua empresa será baixada e você perderá sua condição de Microempreendedor Individual – MEI."

Esse microempreendedor tem intenção de, futuramente, retomar atividade como MEI, mas atualmente não tem exercido. É possível ou ele perderá a condição de MEI para sempre?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 11:26

Aline de Paula Barbosa
Bom dia!

Confirmando o processo de solicitação de Baixa, este MEI deixará de existir, e caso o empreendedor deseje futuramente retornar as atividades deverá iniciar todo um novo processo de abertura e legalização de MEI.

Dependendo do período em que ficará sem exercício da função, poderá manter o atual MEI na condição de "ATIVO" para tal bata continuar efetuando o recolhimento mensal da guia DAS.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
ALINE BARBOSA ANHASCO

Aline Barbosa Anhasco

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 11:38

Obrigada pelo esclarecimento Paulo R. Schafer.
Esse MEI não entregou as declarações dos dois últimos anos, pois não estava em atividade, e também não fez os recolhimentos correspondentes. A legislação permite que possa ser efetivada a baixa, mas saberia informar se essas cobranças virão futuramente no endereço cadastrado pelo empreendedor?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 14:20

Aline de Paula Barbosa

As declarações ainda não entregues, deverão ser elaboradas e entregue com atraso, sujeitando-se ao pagamento da multa por entrega fora do prazo, uma vez, é obrigatório o envio da DASN Simei de Baixa (Situação Especial) e está só é permitida fazendo-se as anteriores (em atraso).

Com relação as guias DAS não pagas, caso não efetue o recolhimento antes da baixa do Mei, os débitos serão lançados automaticamente contra o Cpf do empresário inscrito como MEI.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Gustavo Oliveira

Gustavo Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 18:42

Primeiro é preciso acessar o “portal do empreendedor” no seguinte endereço na internet: www.portaldoempreendedor.gov.br Preencher com seus dados e solicitar a baixa do seu registro.

Em seguida ele deverá preencher a Declaração Anual para o MEI – DASN-SIMEI de Extinção – Encerramento, acessando o Portal do Empreendedor e clicando no link Portal do Simples Nacional.

Para mais informações, acesse o link: http://blog.tagplus.com.br/como-dar-baixa-na-inscricao-do-mei/

anna

Anna

Iniciante DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 8 anos Domingo | 27 março 2016 | 12:38

olá gente espero que possam me ajuda rs,
eu dei baixa no meu mei sendo que tem uma das vencida e uma outra pra vencer em abril porém o restante já aparece como baixada
eu gostaria de abandonar e abrir outra mei , eu precisarei quitar essas duas ?
ou posso deixar pra lá e abrir outra e começar a pagar a nova ?
se eu não pagar meu nome irá sujar ???


Brunno Henrique de Carvalho Borges

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 10:34

Anna,

eu gostaria de abandonar e abrir outra mei , eu precisarei quitar essas duas ?


O ideal é efetuar o pagamento, para que não corra juros e multa devido o atraso.

ou posso deixar pra lá e abrir outra e começar a pagar a nova ?

Imagino que você até consiga abrir uma nova, porém, pode ocorrer dos débitos serem cobrados através do titular, ou seja, pessoa física (CPF)

se eu não pagar meu nome irá sujar ???

Provavelmente sim.

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 10:39

Bom dia Anna,

Eu recomendo pagar, porque uma parte do valor vai para Previdência Social pra quando você for aposentar, em vez de dar baixa no MEI e abrir um novo, vc pode apenas mudar a atividade ou o endereço.

Eu trabalho com alguns poucos MEI mais até hoje eu nao vi a Receita Federal cobrar os DAS e nem sujar o nome da pessoal, e depois que for dado baixa completamente no CNPJ eles nao pode cobrar mais nada de você.



Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Camila

Camila

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 7 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 10:33

Bom dia!

Minha cliente estourou o limite do MEI.

Ela quer baixar este MEI e após tudo baixado, abrir um novo.

Isso é possível?

Qual prazo para abrir este novo MEI?

Acredito que o prazo seja apenas a atualização no site da JUCESP, mas alguém tem ideia disso?

Obrigada!

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 7 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 17:24

Boa tarde,

Tenta fazer a baixa no proprio site do microempreendedor pra vê se ainda consegui, se nao vai ter q fazer o pedido de baixa na Junta Comercial da sua cidade;

Depois que a empresa for baixada na Junta e na RFB é so entra no site e criar um novo MEI

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Marcelo Rosa

Marcelo Rosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 17:39

eu fiz a baixa do MEI tudo online. nem precisei sair de casa. só precisei pagar todas as guias mensais até o mês de baixa da empresa.
não dá pra reabilitar o CNPJ de MEI baixado. terá mesmo que solicitar outro MEI.

Wadyson Taffarel Silva Lima

Wadyson Taffarel Silva Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 10:30

Caso:

Fulano tinha uma MEI, desenquadrou e passou a ser empresário individual, agora pretende dar baixa na empresa e fazer um novo CNPJ como MEI .... é permitido??

Detalhe: A empresa que ora está sendo baixada está com débitos do Simples Nacional. Isso irá influenciar em algo, tipo, dar pendência na hora de fazer um novo MEI?


MARCELA SALES RAMOS FREIRE

Marcela Sales Ramos Freire

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 10:26

Dei baixa num MEI que eu tinha e agora preciso realizar um novo cadastro. Só que quando tento, o Portal do Empreendedor informa: "Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa
ou ser participante do quadro de sócios e administradores".

Pesquisei o CNPJ no site da Receita e lá consta que ele ainda tá ativo.

Ao pesquisar o CNPJ no site do Portal do Empreendedor aparece a seguinte mensagem: "O CNPJ informado não se encontra na situação de MEI. Caso você tenha efetuado a inscrição há poucos minutos, por favor tente mais tarde"

Rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 10:50

Bom dia dei baixa no meu Mei, agora Quero realizar um novo cadastro mas não estou conseguindo, coloco meu CPF e Data de nascimento so que apos isso pede Nº do recibo IRPF
(10 primeiros dígitos) Que numero é esse alguem sabe e pode me ajudar desde ja agradeço....

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.