x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.131

Contribuinte icms

Renata

Renata

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Domingo | 6 abril 2014 | 15:43

Boa tarde, sou nova na área e tenho uma dúvida, mudei de empresa e estou com dificuldade em assimilar os lancamentos, antes as empresas que lançava eram na maioria lucro real, como eram comércio lançava com o cfop 1403, agora a maioria sao Simples Nacional e lanço com o cfop 1102, porém tem empresas que lanço os dois cfops, desejo saber como diferenciar esses lancamentos, pois até então só havia lançado com 1403.

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 6 abril 2014 | 16:48

Renata,

cada empresa tem uma particularidade, deve ser observado se a movimentação das mercadorias estão ou não sujeitas ao regime de substituição tributária.

1403 Compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária
Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, decorrentes de operações com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária. Também serão classificadas neste código as compras de mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária em estabelecimento comercial de cooperativa.

1102 Compra para comercialização
Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

Renata

Renata

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 13:46

Ok isso entendi, mas eu pergunto, como eu sei que o produto é substituição tributária ou é simplesmente para comercialização, sendo que na nota nas informações vem dizendo que é substituição tributária conforme o decreto 29560, na nota está com o cfop 5403 e cst 060, porém nos lançamentos anteriores estão como 1102 e a recolher com 17% na aliquota. Estou em dúvida pois antes lancava com o cfop 1403 060.

Obs: antes era o lançamento de um mercantil com o 1403 060
agora é o lançamento numa padaria com o 1102 a recolher

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.